Bruce Lee

Bruce Lee
The Game of Death - JKD

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

GALERIA BRUCE LEE - III

Reuni desta vez algumas imagens de Bruce Lee e Kareen Abdul Jabbar numa sessão selecionada de fotos para um ensaio e cenas do filme O Jogo da Morte (The Game Of Death), registrando o famoso combate entre Hai Tien (Bruce Lee) e o Guardião do Templo do Desconhecido (Kareen Abdul Jabbar). Espero que apreciem.














Bruce Lee no Instituto Jun Fan Gung Fu de Los Angeles
 posando com seus alunos. Em destaque e atrás de Lee,
o gigante Kareen Abdul Jabbar, amigos desde
a década de 1960.  Ao lado de Lee (sem blusa), está
Danny Inosanto (de braços cruzados), à esquerda.



Bruce Lee e Kareen Abdul Jabbar num momento de descanso,
durante o intervalo das filmagens de O Jogo da Morte, em 1972.


A diferença de altura entre os dois amigos.

Por Eumário José Teixeira.

5 comentários:

  1. Escalar Kareem Abdul-Jabbar como o misterioso guardião do último pavimento do Templo do Tesouro, em "Game of Death", foi realmente outra sacada de mestre do grande Bruce Lee.
    Após toda uma eletrizante sequência de lutas desenvolvida em cada pavimento do templo, a aparição inesperada daquela exótica figura deixa qualquer um estupefato - pois não é apenas o personagem de Lee, que fica perplexo com a visão do enigmático ser.
    Coroa-se assim, em grande estilo, o desfecho das cenas de lutas que antecederam o confrontro entre os dois fenomenais oponentes.

    Fazendo jus ao seu nome em arábe (كريم عبد الجبار, Karīm Abd al-Jabbār), "nobre servo do Todo-Poderoso" ou "nobre e poderoso servidor", Kareen Abdul-Jabbar sempre destoou da figura convencional dos gigantes (indivíduos quase sempre desengonçados, letárgicos e com algum sinal de deformação na aparência física e no rosto). Ao contrário, Abdul-Jabbar, no alto dos seus impressionantes 2,18 m de altura, sempre exibiu um aspecto elegante, imponente e de proporcões muito bem equilibradas. Além disso, com a sua peculiar inteligência e a sua brilhante faculdade de expressão, já atribuiu boa parte da sua fantástica agilidade e desenvoltura física (que o permitiram ser um jogador competitivo de basquete por 20 anos) ao fato de também ter treinado com Bruce Lee - capacidades essas que o tornaram um superastro da NBA, entrando merecidamente para o hall da fama como um dos maiores jogadores de basquete da história.

    Um grande atleta, um grande escritor, uma pessoa com seus defeitos, mas também com suas múltiplas qualidades.
    Enfim, resumidamente Kareen Abdul-Jabbar trata-se de um grande ser humano.
    Em todos os sentidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, meu amigo Antonio Jorge. Agradeço por mais um excelente comentário, que supervaloriza essa postagem.E um muito obrigado pelas informações valiosas sobre o nobre Kareen Abdul-Jabbar. Aliás, Jabbar foi um dos poucos amigos fiéis que protestaram contra aquela versão caricata de Bruce Lee no filme de Tarantino, "Era Uma Vez em Hollywood", enquanto outros contemporâneos do Pequeno Dragão que se promoveram no rastro de sua fama, se omitiram vergonhosamente. Realmente, Bruce Lee era um grande estrategista na promoção de seus filmes ao escolher à dedo, atletas e personalidades reconhecidas internacionalmente, ao mesmo tempo em que demonstrava através desse ato, sua amizade e respeito pelas mesmas. Abraço, amigo.

      Excluir
    2. Saudações, amigo Eumário !

      Uma satisfação e uma honra pra mim fazer parte dessa singela homenagem ao incrível Kareen Abdul-Jabbar, realizada aqui no "Bruce Lee in Focus".

      De fato, como você bem acentuou, Abdul-Jabbar foi um dos poucos a se insurgir contra aquela palhaçada que o patético diretor de "Era uma Vez em Hollywood" apresentou nas telas.
      A reação do fenomenal astro da NBA diante do insultuoso desrespeito com que o seu antigo mestre e amigo foi tratado demonstra bem o nível de dignidade que caracteriza a personalidade de Kareen Abdul-Jabbar. Afinal, ele conheceu intimamente Bruce Lee, e não poderia se calar diante do ocorrido - como realmente não deixou de manifestar o seu descontentamento com a atitude do superestimado Tarantino.

      Escrevi o comentário como sempre faço, isto é, no meu celular. Mas, dentro do ônibus, indo para o trabalho. Portanto, o texto não ficou 100% como eu gostaria (há, por exemplo, uma vírgula mal colocada ali), mas fiquei com muita vontade de escrever logo sobre Abdul-Jabbar antes que eu perdesse a minha linha de raciocínio quando vi essa postagem aqui no blog.

      Conforme declarei, a impressionante presença de Kareen Abdul-Jabbar em "Game of Death" é algo que chama a atenção de qualquer um - fato que fica ainda mais marcante quando vemos um Billy Lo (o personagem de Lee) completamente perplexo ao se deparar com aquela gigantesca figura.
      Bruce Lee soube, portanto, representar - e explorar - perfeitamente bem qual seria o tipo de reação que o misterioso guardião provoca em quem o vê pela primeira vez - como foi o meu caso quando, ainda garoto, assisti ao filme juntamente com outras pessoas. Tivemos todos a mesma reação: um misto de espanto e admiração. Exatamente como o Billy Lo !
      Algo raro de ocorrer ao se assistir um filme.

      A outra vez em que pude ver Kareen Abdul-Jabbar atuando foi num episódio em DVD do seriado "O Homem do Fundo do Mar" (onde novamente ele faz o papel de um ser sobre-humano).
      Mas então, graças ao que eu já havia lido sobre Bruce Lee, nessa época eu também já sabia um pouco mais sobre aquele "misterioso ser".

      Grande abraço, amigo Eumário !

      Excluir
    3. Olá novamente, Antonio Jorge. Seus comentários enriqueceram a postagem em Galeria Bruce Lee III; me vejo obrigado a acrescentar mais algumas fotos em Homenagem ao lendário Kareen Abudl Jabbar e ao mito Bruce Lee. Confira!

      Excluir