Bruce Lee

Bruce Lee
The Game of Death - JKD

sábado, 8 de novembro de 2014

OS PAIS E IRMÃOS DE BRUCE LEE


Lee Hoi-Chuen (ou Li Hoi-chuen), o pai de Bruce Lee, nascido em 04 de fevereiro de 1901, era um bem sucedido ator e cantor de ópera cantonesa. Por ocasião do nascimento de Bruce, ele estava em turnê pelos EUA e estava se apresentando em Nova York enquanto Bruce nascia na Chinatown (bairro chinês) de San Francisco, na Califórnia, em 27 de novembro de 1940. Por isso Lee Jun Fan (Bruce Lee) teve direito de reivindicar a cidadania norte-americana ao completar 18 anos. 

Lee Hoi-chuen e seu filho Lee Jun Fan (Bruce Lee).
Lee Hoi-Chuen era de classe média alta, morava no centro de Hong Kong e era muito respeitado pela sociedade chinesa. Como era de tradicão entre os grandes artistas de ópera chinesa, ele consumia moderadamente ópio, como forma de terapia e combate ao estress gerado pelas inúmeras e desgastantes apresentações. Seu “hábito” até então era permitido ou tolerado pelo governo chinês por ele ser um ator chinês renomado. Lee Hoi-Chuen era praticante regular de Tai-Chi-Chuan, pois a suave arte marcial chinesa o capacitava para desempenhar as cenas de lutas durante suas apresentações. Ele teria passado algum conhecimento técnico a Bruce, ainda adolescente, que não tinha paciência ou entendia aqueles movimentos lentos com respiração (Lee se arrependeria mais tarde). Durante a Segunda Grande Guerra  Mundial e a invasão japonesa na China e consequentemente de Hong Kong (por três anos e oito meses), a família Lee perdeu o status de classe média alta. Após o término da guerra, Lee Hoi-Chuen voltou a exercer a profissão de dentista e ser ainda mais famoso durante a reconstrução de Hong Kong ao retornar para a ópera chinesa e, além disso, as coisas melhoraram ainda mais pelo fato de sua esposa Grace Ho ser sobrinha de um importante empresário eurasiano de Hong Kong que os sustentava nas dificuldades. Lee Hoi-Chuen faleceu durante o sono uma semana após o nascimento de Brandon Lee em 1965, aos 64 aos de idade.

Família reunida: Phoebe, Bruce Lee, Grace Ho, Lee Hoi Chuen, Robert, Peter e Agnes.

Lee Hoi-chuen com os filhos, Bruce Lee, Peter Lee e o pequeno Robert Lee.



Ele ficou orgulhoso com o nascimento de Brandon pois seria seu primeiro neto, o que significa muito na tradição para a perpetuação de uma família chinesa. Bruce tinha ido a Hong Kong para apresentar Brandon ao avô uma semana antes, assim teve que voltar às pressas da Califórnia para o funeral. Phoebe, irmã de Bruce, disse que ele ficou devastado por não poder estar ao lado do seu pai no momento de sua morte e chorou compulsivamente  no altar.


A jovem Grace Ho, esposa de Lee Hoi-chuen e mãe de Bruce Lee.

Grace Oi Yu Lee (Ho) (nascida em 1907 em Panyu, Guangdong, na China), mãe de Bruce Lee, era filha de uma eurasiana (chinesa com descendência alemã)  de nome incerto, que  foi amante (mas não aceita como concubina oficialmente) de um próspero negociante chinês de Shangai, de nome Ho Kom-Tong. Grace Ho foi criada em Hong Kong por uma parente de sua mãe. Grace na juventude se interessou por ópera chinesa e se apaixonou pelo ator Lee Hoi-chuen, com quem se casou (aos 24 anos, em 1931) sob os protestos de seu pai. Em 23 de outubro de 1939, teve seu primeiro filho, Peter Lee, em Hong Kong, aos 32 anos de idade. Em novembro de 1939, muda-se provisoriamente para San Francisco, na Califórnia, para acompanhar de perto seu marido que atuava numa turnê pelos EUA com a Ópera Chinesa. Neste período Grace trabalhou no Mandarim Theater em San Francisco. Em 27 de novembro de 1940, praticamente um ano após o nascimento de Peter, nasce Bruce Lee ou Lee Jun Fan. Após a turnê da Ópera Chinesa e do nascimento de Bruce Lee, Grace e a família retornam para Hong Kong. Grace passou a morar nos Estados Unidos no início de 1970 quando Bruce Lee pôde  ajudá-la a entrar no país por ele ter cidadania americana. Nessa época ela vivia por um período na casa de sua outra filha Phoebe em San Francisco, ou na casa de Bruce Lee, que residia em Los Angeles, nesse tempo. Em 1971, Bruce muda-se para Hong Kong rumo ao estrelato mundial e Grace com seu filho caçula, Robert mudam-se para San Gabriel Valley, na Califórnia. Grace estava com 66 anos em 1973, quando da morte de seu filho mais famoso em Hong Kong. 



O recém nascido Lee Jun Fan (Bruce Lee) e sua mãe Grace Lee, ou Grace Ho.

Grace Ho com o filho famoso e o neto, Brandon Lee.

Grace Ho, amparada no sepultamento de seu filho, Bruce Lee.
Ela estava totalmente desconsolada no funeral de Lee em Seattle, EUA. Grace Ho morreu em 24 de junho de 1996 em Los Angeles, na Califórnia, aos 89 anos (três anos depois da morte “acidental” de seu neto, Brandon Lee). Ela estava com sua saúde fragilizada nos últimos meses que antecederam sua morte. Robert Lee, o irmão caçula de Bruce Lee, lamentou profundamente a ausência de Linda Lee  (ex-nora de Grace) e Shannon (neta de Grace, com 27 anos na época) nos meses de sua doença e no seu funeral em Hong Kong.


Peter Lee ao lado do irmão famoso Bruce Lee, em meados dos anos de 1970.
Peter Lee, (Lee Jung Sum) Irmão mais velho de Bruce Lee, nasceu em 23 de outubro de 1939, em Kowloon, Hong Kong. Com ele Bruce teria aprendido técnicas de esgrima ocidental, pois Peter Lee era campeão de esgrima de Hong Kong. Bruce tinha muita afinidade e um respeito diferenciado por ele. Peter Lee chegou a visitar Bruce Lee na América em meados da década de 1960, quando Bruce trabalhava no restaurante Ruby Chow, na chinatown em Seattle. Peter frequentou a universidade de Minnesota, onde se destacou em física. Quando da morte de seu pai em 1964, voltou para Hong Kong em 1965 onde manteve uma posição proeminente no Royal Observatory  de Hong Kong. Bruce e Linda o vistava regularmente quando moraram em Hong Kong de 1971 a 1973.


Bruce Lee, já consagrado como "rei do Kung Fu", cumprimenta Peter Lee, 
seu irmão mais velho e campeão de esgrima, por volta de 1971 em Hong Kong.
Peter Lee, Ruby Chow (Dona do famoso restaurante chinês de Seattle)
e Bruce Lee, no início dos anos de 1960.

Bruce Lee vestido adequadamente para algumas aulas de esgrima
com seu irmão campeão, Peter Lee, no final da década de 1950.


No que se refere à esgrima, muitos dos conceitos e estratégias de combate do esporte olímpico praticado por Peter foram assimilados por Bruce que mais tarde os usariam para formular sua idéias sobre o Jeet Kune Do (Caminho do Punho - ou pé - Interceptador). Peter Lee faleceu em 15 de agosto de 2008, em Melbourne na Austrália, de causas não divulgadas, aos 68 anos.


Robert Lee, irmão caçula de BruceLee, foi um cantor e guitarrista 
membro de uma banda de pop rock, estilo britânico, que fez relativo sucesso
 no final dos anos de 1960 e em meados de 1970, em Hong Kong.
Robert Lee (Lee Zan-Fai) nascido em 16 de dezembro de 1948 em Hong Kong, é o irmão caçula de Bruce Lee e  está atualmente com 66 anos de idade. Ainda criança participou de um concurso de Cha-Cha-cha, no final da década de 1950 fazendo par com seu irmão adolescente, Bruce Lee, que foi um campeão do gênero em Hong Kong antes que se entregasse à prática quase que integral de Wing Chun Kung Fu. 


Bruce Lee, o campeão de cha-cha-cha de Hong Kong em parceria com irmão caçula, Robert Lee.

Phoebe e Robert se reconhecem na antiga foto de família.
Robert Chegou a morar na casa de Bruce Lee em Los Angeles, no princípio de 1970, com sua mãe Grace antes de Bruce retornar à Hong Kong. Anteriormente, na década de 1960, seguiu uma carreira de relativo sucesso como cantor e guitarrista de pop rock britânico em Hong Kong e, após a morte repentina de seu irmão famoso, lançou o hit e disco denominado “The Ballad of Bruce Lee”, em 1974. Atualmente zela pelos interesses da família Lee e de suas irmãs Phoebe e Agnes. Robert Lee produziu o bom filme “Bruce Lee, My Brother”, lançado em 2010, que contra através de sua narrativa, a vida de Bruce Lee até completar a maior idade em Hong Kong, até este partir para exercer sua cidadania norte-americana, em 1959. Robert prosperou em Los Angeles onde teve sociedade num restaurante e clube noturno.



Robert Lee produziu o bom filme biográfico "Bruce Lee My Brother", em 2010.


Robert Lee e sua irmã Phoebe.
Phoebe Lee – A Irmã mais velha dos irmãos Lee, trabalhou como bibliotecária em San Francisco, Califórnia, e casou-se com um sino-americano. Atualmente  reside em Hong Kong. Phoebe é considerada como a maior autoridade sobre a origem e história da família Lee. De personalidade muito forte e orgulhosa do sobrenome Lee mas, ainda assim generosa, ela aprendeu a discernir a quem dar ou não entrevistas através dos anos.

Robert Lee ao centro, ladeado pelas irmãs Phoebe (a sua direita) e Agnes (a sua esquerda).
Agnes Lee – Agnes, irmã de Bruce Lee, frequentou uma escola próxima à San Francisco Bay quando Bruce e família viviam ainda em Oakland no final dos anos de 1960. Ela teria auxiliado a Linda Lee quando do nascimento de Brandon. Agnes viveu com o marido em Long Island, Nova York, onde trabalhou como técnica em laboratório hospitalar e teve três filhos. Formou-se em Medicina, viveu alguns anos na Pensilvânia, nos EUA, mas retornou para Hong Kong.


Por Eumário J. Teixeira

28 comentários:

  1. Quase todos da família Lee tinham uma vocação para as artes: Lee Hoi Chuen,Bruce e Brandon e Shannon atores,Peter esgrimista e Robert músico

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Dudarego. Não havia como Bruce fugir...Obrigado pelo comentário e continue participando.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Muito obrigado, Madara. Por favor, continue acompanhando os posts e deixe seus comentários.

      Excluir
  4. Sei que ao analisar a vida de Bruce Lee posso seguramente destacar que ele era um homem bom, humilde, direto e objetivo e que alcançou todas suas metas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Dario. Ele era essencialmente bom e de forte caráter. Devemos lembrar que ele não pode acompanhar o sucesso mundial de Operação Dragão e não lhe foi permitido concluir outros projetos ambiciosos que lhe trariam ainda mais fama e respeito, como O Jogo da Morte. Mas Deus assim quis, temos então que nos conformar e aceitar Seus desígnios. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  5. Sou fam de Bruce Lee, é uma pena que uma pessoa inteligentissima como Bruce deixaria de ae importar com a coosa mais importante na vida, a sua saúde, o simples fato de, correr todos os dias, ser um artista, quebrar todos os recordes e tabus nao supria o acompanhamento médico. Deaanse em paz, é certo que Deus lhe pôs em um bom lugar.

    ResponderExcluir
  6. Bruce Lee tinha sangue judeu?

    ResponderExcluir
  7. Bruce lee era realmente incrível nunca havera outro bruce lee muito bom seu artigo vc ta de parabéns Eumario j.teixeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade ele foi o único assisti todos o seu filme eu era um fã dele

      Excluir
  8. Muito bom o filme pois os primeiros filmes não retrataram tão bem a história de lee pois os outro filmes não falava que ele tinha irmãos e e irmã parabéns pelo filme

    ResponderExcluir
  9. Bruce Lee um grande talento das artes marciais
    Uma pena que nan viveu mais tempo lamentável

    ResponderExcluir
  10. Sempre gostei de artes marciais
    Desde pequeno assistia filmes do Bruce Lee com meu pai pena eu não ter dinheiro pra ir pra china aprender e conhecer mais sobre esta lenda Bruce Lee e seu mestre iper man

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela biografia da familia Lee!!!! Perfeito!!!!

    ResponderExcluir
  12. Excelente matéria amigo. Espero que continue nos presenteando.Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é quem agradeço, Rogério. Continue explorando o blog e divulgue-o, por favor. Abraço.

      Excluir
  13. Enfim consegui depois de mais de 20 anos ler uma grande biografia do Bruce Lee, obrigado e parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo prestígio, Fernanda. Continue explorando o blog. Abraço.

      Excluir
  14. Quanto mais eu leio mais eu quero ler sobre essa lenda que é Bruce Lee

    ResponderExcluir
  15. Bruce Lee, uma lenda viva. Será sempre no rei das artes marciais!

    ResponderExcluir
  16. Já assistiu a série da história de vida de Bruce lee cujo nome é Bruce lee a lenda ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já assisti, meu amigo. Na coluna à direita, mais abaixo no blog, você poderá conferir dois pequenos artigos sobre essa série, "The Legend of Bruce Lee" ou "Bruce Lee: a Lenda", baseada na vida de Lee, mas como muitos elementos fictícios e fantasiosos. abraço.

      Excluir
  17. Bruce, foi fenomenal nas artes marciais, sempre será lembrado.

    ResponderExcluir