Bruce Lee

Bruce Lee
The Game of Death - JKD

quarta-feira, 22 de julho de 2020

BRUCE LEE E SEUS CLONES, IMITADORES E DUBLÊS


Que saudades do verdadeiro e único Rei das Artes Marciais. Em 20 de julho de 2020, fez 47 anos da morte de Bruce Lee, o Pequeno Dragão. Quando foi anunciada oficialmente sua surpreendente e misteriosa morte, em 1973,  abriu-se uma enorme lacuna que, até hoje, não foi preenchida. Foi uma enorme perda para a indústria cinematográfica de Hong Kong na época e principalmente para o gênero de Artes Marciais que crescia assustadoramente, sem mencionar o doloroso impacto sentido pelos fãs de Bruce Lee por toda a Ásia e, em pouco tempo, por todo o planeta que viria a conhecer o seu enorme talento, ironicamente, após o lançamento quase simultâneo com sua a morte de sua obra definitiva, Operação Dragão (Enter the Dragon – 1973). E, lamentavelmente, Bruce Lee não viveu para ter consciência de seu estrondoso sucesso a nível mundial.
Mas a vida seguiu o seu curso e a indústria cinematográfica de Hong Kong não deixaria de obter algum lucro, mesmo que fosse para explorar sua curta, mas consagrada carreira, assim como sua memória e morte trágica. Seguiu-se então uma caça à atores/lutadores que tinham alguma semelhança física com Lee e que poderiam imitar os seus gestos, movimentos, golpes e expressões faciais característicos que o tornaram tão querido pelos fãs dos filmes de Kung Fu por todo o planeta.
Num misto de tributos honestos e duvidosos, comédias e até deboches, foram lançados inúmeros filmes com os mais variados e bizarros clones ou imitadores do Pequeno Dragão que suaram para chegar próximo ao que Lee demonstrou nas telas com tanta naturalidade, competência, paixão e honestidade, por breves, mas intensos três anos.
Alguns poucos filmes biográficos foram feitos seguindo um roteiro que tentava reproduzir a trajetória meteórica de Bruce Lee. Um ou outro ainda realizado na década de 1970, tentou ser na medida do possível fiel aos fatos, ainda que enxertando muitos elementos fictícios.
Outras películas deixavam a realidade de lado e apostavam na fantasia, fazendo de Brue Lee algo próximo de um super-herói justiceiro. Não satisfeitos, alguns produtores ainda debochavam de sua memória fazendo-o ressuscitar da morte para enfrentar seres sobrenaturais vindo do inferno, uma amostra dos muitos roteiros oportunistas e de mal gosto, dignos de repulsa.
Outros cineastas de Hong Kong jogavam ainda mais baixo, explorando em suas versões pseudo biográficas os casos amorosos e extra conjugais de Bruce Lee, dando ênfase ao seu relacionamento com a atriz Betty Ting-Pei e com as drogas ilícitas. A atriz por sua vez, que sempre negou, mas acabou por confessar seu envolvimento amoroso com Bruce Lee poucos anos atrás, chegou a trabalhar em alguns destes filmes biográficos representando ela mesmo. No final o dinheiro sempre favorece sobre a ética e o amor, não é mesmo?
Nas décadas mais recentes surgiram algumas produções que se propunham resgatar verdadeiramente a memória do Rei das Artes Marciais. Mas mesmo com algumas produções de boa qualidade e contando com bons atores sob direção competente, ainda que sob a supervisão de parentes e amigos próximos à Bruce Lee, a maioria deixou a desejar. O erro fatal em quase todas obras eram as narrativas que fugiam dos fatos, da veracidade e realidade da vida de Bruce Lee e, em alguns roteiros maldosos, chegaram a retratá-lo como uma pessoa arrogante e imatura. Era como se a vida do Pequeno Dragão precisasse de adições de elementos fictícios, dramáticos e até sobrenaturais para enriquecer sua rica e inspiradora história, o que é um absurdo e um desrespeito, a meu ver.
Mas, de qualquer maneira, me proponho aqui a fazer uma amostragem de alguns filmes e dos mais conhecidos atores/lutadores (clones, imitadores e dublês) que surgiram no rastro do maior astro de filmes de artes marciais que passou por esse planeta, o inimitável e insuperável, Bruce Lee! Espero que aprovem mais esse trabalho de pesquisa.

- Os 17 Clones, Imitadores e Dublês de Bruce Lee – Uma galeria bizarra de clones que tentaram se promover no rastro do Pequeno Dragão e algumas amostras das “obras duvidosas” que oscilavam entre um humilde, mas honesto tributo, a um deboche de mal gosto, exibidos nas últimas décadas a partir da morte do Rei das Artes Marciais em 1973.


01 – DANNY LEE - Nascido em 06 de agosto de 1952, em Xangai, na China Continental Comunista. Seu nome de batismo é Lee Sau-Yin (ou Li Hsiu-Hsien).  Danny Lee tinha leve semelhança com Bruce Lee, reforçada pelo corte de cabelo e os óculos escuros. Não tinha o porte físico atlético mas era ágil, apesar de não ter conseguido “captar” os movimentos e trejeitos de Bruce Lee com sucesso. Mas ele foi o escolhido para protagonizar o filme “Bruce Lee And I” (ou “Bruce Lee – His Last Days, His Last Nights”) de 1975, dois anos após a morte de Bruce Lee, contando ainda com a participação da atriz Betty Ting-Pei que representou ela mesma, num testemunho cinematográfico de suas confidências, romance e sexo com Bruce Lee. O filme logo no início passa apresentar Betty Ting-Pei como a autêntica “viúva” de Lee remoendo as dores à beira-mar, para logo em seguida mostrar Bruce Lee consumindo marijuana e outras drogas durante os encontros amorosos e sexuais com Betty Ting-Pei.


A versão polêmica com Betty Ting-Pei tinha sexo, drogas e Kung Fu.
A narrativa mostra a vida noturna de Lee por conta de eventos promocionais e uma constante importunação por membros da máfia chinesa. Betty Tin-Pei tenta se representar como uma verdadeira “vítima” de perseguições durante a estória contada no filme, antes, durante e após a morte de Bruce Lee. É sabido que a ex atriz de filmes picantes foi acusada pela imprensa marrom e fãs de ter relações com a máfia Triad e participado ou conspirado para a morte misteriosa de Lee. Em nenhum momento no filme há alguma referência sobre a família de Bruce, ou seja, sua esposa Linda e os filhos Brandon e Shannon. Um verdadeiro golpe baixo por parte da produtora Shaw Brothers, rival da Golden Harvest de Raymond Chow, que apostou no talento de Lee. Parece ser este o único filme de “bruceploitation” de Danny Lee que se saiu bem nas cenas de lutas dirigidas com competência.


02 – BRUCE LI – Nascido em 05 de junho de 1950, em Ping Tung, Taiwan. Seu nome de batismo é Ho Chung-Tao ou Ho Chung-Dao. Apesar de não parecer com Bruce Lee fisionomicamente e não ter o mesmo tipo físico, Bruce Li parecia ser o mais esforçado e honesto em seu trabalho de imitação, sem exageros nos trejeitos e expressões faciais. Fez inúmeros filmes que de certa forma retratavam a imagem de Bruce Lee e alguns poucos que foram de cunho biográfico. Sua melhor performance está no seu melhor filme que foi intitulado “Bruce Lee – The Man The Mith”, de 1976, conhecido também como “Bruce Lee – True Story”, com participação de Unicorn Chan (amigo de infância de Bruce Lee). 


Bruce Li fez uma razoável versão biográfica de Bruce Lee em "Bruce Lee - The Man The Myth".
Outro filme assistível é “The Chinese Stunt Man, de 1981, com a surpreendente participação do aluno de Bruce Lee e instrutor de Jeet Kune Do e artes marciais filipinas, Dan Inosanto. Outros filmes de Bruce Li são: “New Game of Death” (ou “Goodbye Bruce Lee”), de 1975; “Exit The Dragon, Enter The Tiger”, de 1976; e “Fist Of Fury Part 2”, de 1977. Depois de muito imitar Bruce Lee, o ator largou a carreira de protagonista de filmes de kung Fu, preferindo ser reconhecido apenas pelo seu verdadeiro nome. Ho Chung-Tao parece ser o mais respeitado dos imitadores de Bruce Lee surgidos na década de 1970. Aos 40 anos idade, ele se aposentou dos filmes de kung fu, decepcionado com suas imitações de Bruce Lee. Ele declarou: “Eu poderia agir como ele, mas nunca poderia ser ele”.


03 – BRUCE LE – Nascido em 10 de março de 1956, na Birmânia, no Sudeste Asiático. Seu nome de batismo é Wong Kin-Lung ou Huang Jian-Long. Além de ser considerado um dos mais famosos clones de Bruce Lee made in Hong Kong, sendo superado apenas por “Bruce Li”, fazia de sua imitação exagerada e caricatural uma atração à parte. Sua melhor performance talvez esteja em “Bruce’s Deadly Fingers”, de 1976, no qual teve a participação, inesperada por muitos, do mestre Wong Shun Leung, que foi o aluno avançado de Ip Man e instrutor particular de Wing Chun Kung Fu de Bruce Lee. O interessante é que Bruce Lee em vida e há poucos meses de sua morte, havia convidado Wong para participar de seu filme “O Jogo da Morte” como um dos mestres lutadores guardiões do pagode que ele enfrentaria. Mas Wong se recusou, dizendo na época, que nunca participaria de filmes de artes marciais. Wong mudou de ideia três anos depois. 

O Mestre Wong Shun Leung recusou convite de Bruce Lee para filmar The Game of Death,
mas aceitou participar de uma "sátira" com "Bruce Le", três anos depois da morte do amigo.


Em “Bruce’s Deadly Fingers”, de 1976, Bruce Lee é retratado com imaturo e inconsequente ator/lutador de filmes de artes marciais famoso que vai em busca dos conselhos e instruções de seu mestre, no caso, Wong. Outros filmes “apreciados” de Bruce Le são: “Return Of Bruce Lee”, 1977; “My Name Called Bruce”, de 1978; “Enter The Game Of Death”, de 1978; e “The Clones Of Bruce Lee”, de 1979, onde reúnem-se num só filme quatro clones do Pequeno Dragão, a saber: Bruce Le, Bruce Lai, Bruce Thai e Dragon Lee. Contando ainda com a participação de Bolo Yeung (ou Yang Sze).


04 – DRAGON LEE (ou Bruce Lei) – Nascido em 12 de agosto de 1958, em Seosan, na Coréia do Sul. Seu nome de batismo é Moon Kyong-Seok. Faixa preta de Taekwondo (e aluno do mestre coreano, também ator, Hwang Jang-Lee), ele pode ser considerando o terceiro mais popular clone de Bruce Lee da Era de Ouro de Hong Kong, depois de “Bruce Li” e “Bruce Le”, é claro. O que chamava a atenção de Dragon Lee não eram o seu físico avantajado ou os golpes estilosos que desferia, mas as caretas que fazia. 

Um dos mais queridos clones de Bruce Lee foi Dragon Lee, pois apesar
das caretas e exageros nas performances, ele era bom de briga.


Esse imitador de Bruce Lee reproduzia todas aquelas expressões de Bruce Lee com alto grau de exagero, ou seja, dizer que eram caricaturais ainda é pouco, era cômico mesmo. De seus filmes mais famosos, se destacam: “The Clones Of  Bruce Lee”, de 1979, um clássico do “bruceploitation”, onde dividiu o protagonismo com “Bruce Le”, “Bruce Lai” e “Bruce Thai”. Outros filmes cotados de Dragon Lee são: “The Real Bruce Lee”, de 1977;  “The Last Fist Of Fury”, de 1977; “Enter Three Dragons, de 1978”, onde dividiu o protagonismo com “Bruce Lai”; “Kung Fu Fever”, de 1979; e “The Big Boss 2”, de 1981. O karateca negro e campeão norte-americano, Ron Van Clief, participou como vilão em “Kung Fu Fever”.


05 – BRUCE LAI – Nascido em 05 de maio de 1950, na Coréia do Sul. Seu nome de Batismo é Chang Yi-Tao ou Chang Il-Do (em coreano). O que se sabe sobre Bruce Lai é que era faixa preta de Tang Soo Do (o mesmo estilo de Chuck Norris) e que faleceu de câncer em em 31 de dezembro de 2014, aos 64 anos. Seus filmes de destaques imitando Bruce Lee são apenas “Enter Three Dragons”, 1978, protagonizando junto com “Dragon Lee”; e “The Clones Of Bruce Lee”, de 1979, no qual  dividiu o protagonismo com “Bruce Le”, “Bruce Thai” e “Dragon Lee”. 

Bruce Lai, mais discreto, não teve o reconhecimento merecido como um dos melhores clones de
Bruce Lee. Era muito técnico e lembrava de certa forma o Pequeno Dragão em ação.


Bruce Lai chamava a atenção na sua imitação de Bruce Lee, pois tinha um tipo físico parecido, era ágil e desferia os chutes com facilidade, rapidez e com muita técnica. Em certos momentos poder-se-ia até lembrar do Pequeno Dragão em ação.  Sem dúvidas, Chang Yi-Tao foi um dos que mais se destacaram no universo do bruceploitation. Ironicamente, seu talento só seria reconhecido mais tarde em filmes que não exploravam a memória de Bruce Lee.


06 – BRUCE THAI – Nascido em data desconhecida, mas provavelmente na Tailândia. Seu nome de Batismo é também desconhecido. Estima-se que poderia ser de origem tailandesa devido ao sobrenome artístico “Thai”. 

Bruce Thai, não se sabe até hoje porque foi considerado o Bruce Lee da Tailândia.
Seu único filme de “relevância” e que é conhecido, é justamente “The Clones Of Bruce Lee”, de 1979, onde protagoniza junto com “Bruce Le”, “Bruce Lai” e “Dragon Lee”. No filme, os clones chineses (Le e Lai) vão à Tailândia dar uma ajuda ao clone nativo (Thai).


07 – BRUCE LEUNG – Nascido em 28 de abril de 1948, na Hong Kong britânica. Seu nome de Batismo é Leung Choi-Sang ou Leung Siu Long. Esse ator/lutador em particular não tem semelhança alguma com Bruce Lee e muito menos lembrava seus movimentos, trejeitos e expressões faciais característicos. No entanto, ele foi protagonista de um dos filmes mais bizarros e de extremo mal gosto que exploravam a popularidade e a morte de Bruce Lee. A “obra” foi denominada “The Dragon Lives Again”, de 1977. 

Bruce Leung só tinha mesmo no nome alguma coisa que lembrava
Bruce Lee. Quanto ao resto, é melhor esquecer...
No enredo, Bruce Lee levantava-se de seu túmulo para enfrentar uma série de inimigos famosos e sobrenaturais, como um pistoleiro que lembrava Clint Eastwood, James Bond, Drácula, múmias, Popeye, Kwai Chang Caine e até anões. Uma das piores películas já produzidas em Hong Kong, sem dúvidas. Se você considerar “aquilo” como filme C, trash e cômico, dá até para assistir, desde que você não tenha nada melhor para ver ou fazer. Bruce Leung não se atreveu a fazer alguma outra coisa que ultrajasse o nome de Bruce Lee.


08 – CHEN YAO PO – Nascido em data e locais desconhecidos, provavelmente na Hong Kong britânica. Seu Nome de Batismo é mesmo Chen Yao Po, porém é também conhecido pelo nome artístico, Albert Sham. Pelo que consta é apenas um ator dramático, não é lutador ou teve algum treinamento específico em artes marciais. 

Chen Yao Po sendo maquiado para parecer Bruce Lee, nem
que fosse de longe...

Chen Yao Po foi um dos três dublês que se passaram por Bruce Lee
em The Game of Death, de 1978.

Sua contratação foi especificamente para as cenas com diálogo em “The Game Of Death”, de 1978, nas quais usava óculos escuros semelhantes ao que Bruce Lee tinha. Tinha o mesmo corte de cabelo, mas uma semelhança mínima com Bruce Lee mesmo se filmando de longe e com pouca iluminação. Ele foi um dos três “sósias” usados neste filme.


09 – KIM TAI CHUNG (Kim Tai Jong) - Nascido em 05 de junho de 1957, em Pusan, na Coréia do Sul. Seu nome coreano de Batismo é Kim Tae-Jong e é chamado também pelo nome artístico, Tong Lung. Era faixa preta de Taekwondo. Faleceu em 27 de agosto de 2011, em Seul, na Coréia do Sul, em decorrência de Hemorragia Estomacal, aos 57 anos. Participou de “The Game Of Death”, de 1978, como um dos três “sósias” usados para complementar as cenas do filme inacabado de Bruce Lee. 
Kim Tai Chung (Billy Lo) enfrenta o vilão interpretado por Hugh O'Brian em
The Game Of Death, de 1978.

O coreano Kim Tai Chung foi o "espírito" de Bruce Lee em "No Retreat, No
Surrender", de 1986.

Kim Tai Chung foi um dos três dublês de Bruce Lee em "The Game of Death", de 1978; e
foi o irmão de Billy Lo (Bruce Lee) em "The Game of Death II", de 1981.

Kim Tai Chung fez algumas cenas de luta (com óculos e barba postiça) em ambientes abertos e outras vestindo um macacão amarelo semelhante ao usado por Bruce Lee nas cenas originais. Outros filmes de destaque dele foram “The Game Of Death II” (Tower Of Death), de 1981, no qual ele se passava pelo irmão de Billy Lo (Bruce Lee) assassinado; e “No Retreat, No Surrender”, de 1986, onde Kim representava o “espírito” de Bruce Lee que ensinava seu estilo de luta para um jovem artista marcial que teria que enfrentar um campeão russo, no caso, Jean Claude Van Damme. Kim Tai Chung se entregava com muito dinamismo em suas atuações e exibia grande técnica nos seus chutes laterais, diretos, circulares e em gancho, exibidos principalmente em The Game of Death II.


10 – YUEN BIAO – Nascido em 26 de julho de 1957, na Hong Kong Britânica. Seu nome de Batismo é Ha Ling Chun. Antes de ser um ator/lutador, Yuen era um acrobata. Foi por isso que ele foi chamado para fazer as cenas com saltos acrobáticos que Kim Tai Chung, vestido com o macacão amarelo, não poderia realizar nas lutas do pagode, em “The Game Of Death”, de 1978. 


Yuen Biao (Billy Lo) se virando para escapar dos golpes da lâmina do
ator Hugh O'Brian em The Game Of Death (1978).


Yuen Biao foi um dos três dublês de Bruce Lee no filme "The Game of Death",
de 1978. Ele fazia as acrobacias que Kim Tai Chung (outro dublê) não podia realizar.
Um filme relativamente conhecido que Yuen Biao protagonizou, foi “My Lucky Stars”, de 1985, ao lado de Jackie Chan e Sammo Hung. Eles já eram um trio pioneiro e consagrado de dublês revelado pela indústria cinematográfica de Hong Kong na década de 1960/70.


11 – SAMMO HUNG -  Nascido em 07 de janeiro de 1952, na Hong Kong Britânica. Seu nome de Batismo é Hung Kam-Bo. Antes de se tornar ator/lutador, coreógrafo de lutas, coordenador de dublês, diretor e produtor de filmes de artes marciais, Hung iniciou sua carreira como dublê. Sua participação em Enter The Dragon, de 1973, o deixou famoso. Logo na cena de abertura do filme, Hung enfrenta Bruce Lee. A cena foi incluída no filme posteriormente às filmagens terminadas, à pedido de Lee. 

Sammo Hung certamente não poderia ser o "novo" Bruce Lee com seu físico parrudo,
mas ele esbanjava muito talento e carisma.

O que chamava a atenção em Sammo Hung é que demonstrava bastante agilidade em suas lutas, apesar do evidente excesso de peso que não parecia dificultar suas performances. Suas atuações inclinavam-se para a sátira e comédia, foi o que o fez em “Enter The Fat Dragon”, de 1978, se fazendo passar por um fã alucinado de Bruce Lee que imitava todos os trejeitos e golpes de seu ídolo do kung fu. Outro filme popular de Hung é “My Lucky Stars”, de 1985, no qual divide o protagonismo com Jackie Chan e Yuen Biao. Estes dois também começaram suas respectivas carreiras como dublês.


12 – YUEN WAH – Nascido em 02 de setembro de 1950, na Hong Kong Britânica. Seu nome de Batismo é Ha Ling Chun. Como Sammo Hung, o dublê e acrobata, Yuen Wah, desenvolveu suas habilidades acrobáticas ainda quando adolescente quando se matriculou na Escola de Ópera Chinesa de Hong Kong, para em seguida se tornar dublê para o cinema e posteriormente ator/lutador, coreógrafo, coordenador de dublês e diretor de filmes de artes marciais.  Yuen Wah participou como dublê em inúmeros filmes no final dos anos de 1960 e na primeira metade da década de 1970, tendo o seu trabalho reconhecido por Bruce Lee que planejava montar o seu próprio grupo de dublês; incluindo na sua sonhada equipe, o próprio Yuen Wah, Sammo Hung e Jackie Chan. Bruce Lee contracena com Yuen Wah em Fist Of Fury, de 1972, onde Yuen se passa por um japonês invasor insolente, que é abatido junto com seus parceiros a socos e chutes pelo enfurecido Chen-je (Bruce Lee), na entrada do cemitério público de Xangai. Porém, o que deu mais notoriedade a Yuen Wah foi a descoberta de seu trabalho até então em descrédito em Enter the Dragon, de 1973. 

Muitos fãs ainda não se conformam, mas Yuen Wah era o cara do "back flip"
em "Enter The Dragon".

Yuen Wah teve uma participação produtiva em "Enter The Dragon".

Yuen Wah é o dublê de Bruce Lee por três vezes no filme, além de participar como extra nas lutas de Lee contra os guardas de Han. Na primeira cena de luta do filme entre Bruce Lee e Sammo Hung, o dublê acrobático intervém em dois saltos que se destacam durante e após a luta. Na primeira intervenção, Sammo Hung avança sobre Lee (Yuen Wah) com uma sequência de chutes, Yuen Wah se joga para trás em salto e, apoiando-se com as mãos, toma impulso contrário para a frente socando o rosto de Hung de volta em contra ataque. Na segunda ação de Yuen Wah substituindo Lee, foi no salto acrobático sobre alguns monges enfileirados com os braços levantados, após a luta de Lee com Sammo Hung. Mas o que deixou Yuen Wah mais  famoso, ainda que posteriormente, foi aquele “back flip” contra o vilão O’Hara (Bob Wall). Na cena, Lee é seguro pelos dois pés pelo vilão e antes de ser puxado ao chão, ele (aqui dublado por Yuen Wah) se lança no ar dando salto mortal para trás ao mesmo tempo em que chuta o rosto de O’Hara (Bob Wall). Muitos fãs ardorosos do Pequeno Dragão ainda se recusam a aceitar que aquele famoso “back flip” foi realizado por Yuen Wah e não por Bruce Lee, em Enter The Dragon.


13 – JASON SCOTT LEE – Nascido em 19 de novembro de 1966, em Los Angeles, Califórnia. Seu nome de Batismo é Jason Scott Lee. Apesar do “Lee” em seu nome, Jason não tem parentesco nem de longe com Bruce Lee. De porte físico bem avantajado e com seus 1,76 metros de altura, Jason não lembra em nada Bruce Lee, além dos olhos puxados. Mas foi ele o escolhido para representar Bruce Lee no primeiro filme biográfico de produção norte-americana intitulado, “Dragon: The Bruce Lee Story”, de 1993. Jason Scott Lee foi treinado intensivamente para as cenas de luta por Jerry Poteet (1936/2012), ex-aluno de Bruce Lee desde o final dos anos de  1960, e um dos pioneiros da escola original de Jeet Kune Do. 

Jason Scott Lee, uma versão mais "desajeitada" de Bruce Lee.


A perfomance de Jason no filme não compromete, já que a princípio tratava-se de uma homenagem sincera ao Pequeno Dragão, baseando-se nas memórias e consultoria de Linda Emery, viúva de Lee. Mas ao rever o filme, percebe-se que Jason não tinha a leveza e agilidade necessárias para o papel, sem contar que em certas cenas de luta, a dramaturgia e o exagero fictício se sobrepõe ao que realmente aconteceu. Mas no balanço geral o saldo, por pouco, ainda é positivo.


14 – DANNY CHAN – Nascido em 01 de agosto de 1975, na Hong Kong britânica. Seu nome de Batismo é Chan Kwok Kwan. Dependendo do ângulo de filmagem, o rosto, o físico e os movimentos de Danny Chan lembram muito a Bruce Lee, apesar de Chan dispor de um físico mais franzino e não ter, obviamente, o espetacular condicionamento físico ostentado pelo Pequeno Dragão. Danny Chan já se apresentava em propagandas esportivas na TV de Hong Kong explorando sua semelhança com Bruce Lee, mas ele se destacou internacionalmente a partir da série de TV (com 50 episódios) de 2008 Lançada em Hong Kong, intitulada “The Legend Of Bruce Lee”, que contou com a co produção de Shannon Lee, filha de Bruce Lee. 

Danny Chan tem uma incrível semelhança com Bruce Lee. E suas atuações
não comprometem, além de serem respeitosas.
A série é de boa qualidade, sem dúvida alguma, mas peca por inserir elementos fantasiosos e fictícios que chegam ao sobrenatural e, portanto, em muito foge da realidade dos fatos.  Danny Chan também participa  da cena final de “Ip Man 3”, quando o jovem Bruce Lee tem a primeira audiência com o mestre Ip Man; e tem uma participação maior em “Ip Man 4”, onde representa Bruce Lee estabelecido nos EUA em meados da década de 1960. De todos os clones de Bruce Lee já surgidos, Danny Chan está, sem contestação, entre melhores, se não for o melhor. Sua representação não é apelativa ou exagerada e ele é realmente um bom ator.


15 – AARIF LEE (ou Lee Chi Ting) – Nascido em 26 de fevereiro de 1987, na Hong Kong Britânica. Seu nome de Batismo é Aarif Rahman. De descendência árabe, malaia e chinesa, Aarif começou sua carreira artística como cantor, até que foi escolhido por Robert Lee, o irmão caçula de Bruce Lee, para ser o protagonista de “Bruce Lee, My Brother”, de 2010. O filme produzido por Robert, aborda a fase adolescente de Bruce Lee, meses antes dele ser mandado às pressas, pelo pai, para os EUA para exercer sua cidadania americana, já que ele estava correndo certos riscos em Hong Kong, por se envolver regularmente em brigas de gangs e ter espancado o filho de um membro da Triad. 

Aarif Lee se saiu bem e não ficando devendo em "Bruce Lee, My Brother",
apesar de não ser parecido com Lee.
Aarif Lee é antes de mais nada, um ator, mas não se compromete nas cenas de luta que não exige muito dele como um artista marcial que nunca foi. É um bom filme que traz uma ideia das tristezas e alegrias da família Lee antes, durante e depois do nascimento do Pequeno Dragão.


16 – PHILIP NG – Nascido em 16 de setembro de 1977, na Hong Kong Britânica e naturalizado cidadão norte-americano. Seu nome de Batismo é Ng Wan Lung. Ele foi convocado para encarnar Bruce Lee no filme “Birth Of The Dragon”, de 2016. O filme trata essencialmente do desafio lendário ocorrido em 1964, na cidade de Oakland, entre o jovem Bruce Lee e lutador chinês de Kung Fu recém chegado a San Francisco, Wong Jack Man, que supostamente defendia os interesses das escolas de Kung Fu tradicionais da Chinatown de San Francisco que não aceitavam a visão liberal de Bruce Lee no ensino das artes marciais chinesas em Oakland e região. Esse é um daqueles filmes que se traveste de homenagem, mas que na realidade deixa uma mensagem depreciativa subentendida. 

Philip Ng, um ator e lutador competente, mas foi envolvido
num filme mal intencionado.
Bruce Lee é representado aos 24 anos de idade, totalmente imaturo, arrogante e senhor de si em contraste com o desafiante, da mesma idade, com alto grau de maturidade e sabedoria, apesar de estar fugindo de um suposto assassinato numa disputa de artes marciais na China continental. Muita fantasia e inverdades cercam o filme, que claramente tentam promover a imagem obscura de Wong Jack Man (que morreu pouco depois da exibição da película) em detrimento da imagem de ídolo conquistada por Bruce Lee, por quase 50 anos. Philip Ng, treinado em Wing Chun, Hung Gar Kung Fu e Taekwondo, faz seu papel com competência, atuando e lutando  muito bem, mas ficou difícil engolir a imagem negativa que tentaram impor de Bruce Lee nas telas. Não vou mencionar as inverdades e fantasias exibidas no filme, porque seria chover no molhado.

Mike Moh, numa interpretação caricata que deixou milhares de fãs
pelo mundo muito irritados com a direção de Quentin Tarantino.
17 – MIKE MOH – Nascido em 19 de agosto de 1983, em Atlanta, na Georgia, EUA. Seu nome de Batismo é Mike Moh. Foi ele quem aceitou o desafio de representar Bruce Lee, na visão polêmica do diretor Quentin Tarantino, em “Once Upon A Time In Hollywood” , de 2019. De descendência coreana, Mike Moh é faixa preta de Taekwondo. Como seus antecessores e pioneiros de Hong Kong que também imitaram Bruce Lee, na sua curta e decepcionante participação no filme de Tarantino, Moh faz uma interpretação caricatural, quase cômica e nada agradável de Bruce Lee. Sob a direção do controverso cineasta, Mike Moh apresenta um Bruce Lee falastrão e arrogante até ser atirado contra um carro por um dublê que não aprovou suas palavras desmerecendo o boxeador e campeão mundial do pesos pesados, Muhammad Ali. 


Os poucos minutos da cena polêmica foi o suficiente para despertar a ira de milhões de fãs por todo o mundo, assim como a desaprovação de ex-alunos de JKD e da família de Lee. Quentin Tarantino sofreu uma enxurrada de críticas e mesmo assim não se desculpou claramente, apenas se justificou que sua versão de Bruce Lee foi baseado em relatos de pessoas que eram próximas à ele. Quando foi perguntado certa vez em entrevista sobre o que pensava sobre os filmes de Bruce Lee, o polêmico teria declarado que preferia as versões dos clones imitadores do que os filmes originais do Pequeno Dragão. E, pasmem, Tarantino se declara um “fã” de Bruce Lee...


Espero que tenham gostado desta postagem sobre os clones, imitadores e dublês de Bruce Lee. Se tivesse mais espaço e tempo, poderia ter conseguido incluir mais quatro ou cinco clones, como o Bruce K. L. Lea (Jun Chong), outro sul coreano faixa preta de Taekwondo e Hapkido, que protagonizou o infame “Bruce Lee Fights Back From The Grave”, de 1976; mais um em que “Bruce Lee” sai do túmulo para uma vingança. Temos também uma versão japonesa,  Bruce Bronson ou Bronson Lee (Tadashi Yamashita), faixa preta de Shorin-Ryu Karate, que era uma espécie de mistura de Bruce Lee e Charles Bronson. Mas acho que já está de bom tamanho. Vale lembrar novamente que neste mês de julho de 2020, fez 47 anos da morte do Pequeno Dragão, que foi clonado, copiado e imitado, mas nunca superado. Abraços à todos e Walk On!

Eumário J. Teixeira.    

38 comentários:

  1. finalmente terminei de ler
    muito bom
    tem ainda um cover afegão : https://www.youtube.com/watch?v=l034YnEJI9w
    cópias são infinitas, original só um :)

    ResponderExcluir
  2. Pois é Scant. O clone afegão está incluído nos 4 ou 5 que ficaram de fora da lista por falta de espaço. Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por tanta informação de qualidade.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, quanta informação de qualidade. Estou ligado aqui à cada dia.
    Eumario, eu vi algo em inglês que Bruce Lee acabou tendo um caso com a mulher de seu irmão Peter, você já viu algo sobre isso?
    Ah, inclusive, gostaria de deixar um grande abraço pra você, não lhe conheço pessoalmente, mas acredito que seja um homem de muito conteúdo e experiência. Obrigado por compartilhar de sua visão, sabedoria e conhecimento.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela atenção e aceitação do meu trabalho, Marcondes. Sobre o suposto caso de Bruce com sua cunhada, esposa de Peter Lee, nunca ouvi falar e muito menos li algo a respeito. O que eu sei é que devem ter confundido a esposa de Robert (o irmão caçula de Bruce) com a atriz Nora Miao, que era lindíssima e trabalhou em The Big Boss, Fist of Fury e The Way of the Dragon. Haviam boatos que Bruce também tinha um envolvimento com essa atriz. Há algumas fotos em que Bruce posa em 1970 com sua cunhada, Sylvia Lai, simulando alguns golpes, inclusive Brandon ainda muito criança, aparece numa delas. Robert se separou de Sylvia algum tempo depois. Respondido?!? E não sei se tenho toda essa visão e sabedoria, eu ultimamente tento ser é realista. Abraço, meu amigo.

      Excluir
  5. Ola saudações... então e muito dificíl fazer uma imitação do bruce lee por que ele era muito gestual é masculo e também era um cara muito charmoso. Muito desses clones faziam macaquisses nos filmes e fora que eram filmes de produções e histórias totalmente sem noções. Puxando para comédia ou coisas sobrenaturais que pareciam circo. "Bruce li (ho chung tao)" foi o que mais tentou imitar com seus gritos ridiculos e totalmente sem talento que imitava mais uma criança do que um homem. Tanto que se aposentou e deve ter até vergonha de ver seus filmes. Tem até um dos bruce lee's que e vesgo se nao me engano e o "bruce le". Outro de filmes de roteiros canalhas. Apesar de bruce ter feito o dragão chinês com pouca verba foi um sucesso. E nenhum desses filmes brucexploration conseguiu fazer alguo que preste so tentar confundir o público mostrando bruce's fazendo macaquisses, coisas inreais e etc... quanto ao filmes bruce lee and i e muita cara de pau betty ting pei fazer sexo e mostrar bruce usando maconha e ir na tv dizer que nao tve relação com bruce. A china nessa epóca parecia q tinha pirado,pareciam crianças fazendo filmes. Também falando do mais conhecido que era o kin tai chung que faleceu jovem também longe de parecer mas trouxe um pouco mais seriedade do que os outros dos anos 70 que pareciam crianças atuando. Bruce mostrava um lado mais sério e mais masculo e de humor negro. Achei aarif lee, danny chan, philip ng um pouco melhor por mostrar um lado mais sério próximo do bruce apesar não parecem fisicamemente. Quanto ao mike moh na verdade eu achei o melhor não pelo fato da luta com bradd pitt. Tirando aquela luta. Até a parte em que ele fala e se expressa ele fez muito bem o bruce o bruce era seguro de si e isso se confunde muito com arrogâcia. Mike moh falando exalta como bruce mostrava seu lado másculo em algumas situações quem conhece bem o bruce sabe que ele não era arrogante porém tinha um temperamento forte, másculo, que levava um leve arrogância em alguns momentos. O que todos nós em algum momento de alguo que sabemos e dominamos queremos mostrar que entendemos do assunto com confiança e isso passa uma arrogância de leve. Mas bruce era muito humilde apertaria a mão de qualque um de nós com certeza. Por mais estranho que derrepente vocês possam pensar eu acho que o mike moh na hora do discurso achei o melhor bruce era feroz mesmo não era esses micos da chinâ dos anos 70 que mais faziam macaquisses e pareciam crianças atuando. Bruce era ousado e feroz, e tinha um humor negro americanizado e muito engraçado. Além de muito charme. Estamos ai 47 sem bruce todo dia penso nele e particularmente gosto mais do jeito americano dele. Sedutor mulherengo e muito carismatico e come quieto.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Pois é, Rodrigo.Nos anos de 1970/80 eles exageraram nas "macaquices" ao imitarem Bruce Lee e, certamente, de forma proposital. Há uma tese que houve uma real tentativa de desmistificar e depreciar a imagem de Bruce Lee após sua morte, numa ação deliberada e orquestrada por produtores e diretores apoiados por parte da mídia suja e oportunista, que se sentiam traídos de alguma forma por Bruce Lee, que planejava abandonar Hong Kong após o lançamento de Enter the Dragon e a conclusão das filmagens de The Game of Death e, talvez, tentar uma negociação sobre outro projeto envolvendo a Shaw Brothers, forte concorrente da Golden Harvest de Raymond Chow. Dizem que até a máfia Triad queria sua imagem desgastada, já que Bruce não teria cooperado com certos "favores" à organização criminosa que dominava praticamente todos os setores em Hong Kong. Mas são especulações e nunca saberemos ao certo. Querendo destruir a sua imagem ou não, acabou por se manter seu nome ainda mais evidente, já que ao compararmos cada imitador que surgia com o original, tínhamos a certeza que Bruce Lee realmente era único e insubstituível, mesmo após 47 anos de sua partida. Abraço.

      Excluir
  7. Olá, Eumário !

    Um dia histórico ao me deparar com essa matéria muito bem sacada a respeito dos "clones" de Bruce Lee - tema que quase sempre passa batido nos artigos pelo mundo afora sobre o grande Mestre e ícone da cultura pop.
    E qualquer matéria sobre Bruce Lee saída nas proximidades da data da sua fatídica morte não deixa de ser, para mim, uma espécie de presente, posto que nasci em 19 de julho.

    Desde garoto, eu era tão fissurado por Bruce Lee que me amarrava até mesmo em algumas dessas encarnações meio fanfarrônicas que foram projetadas como clones do Pequeno Dragão a fim de satisfazer a enorme ânsia dos fãs por qualquer coisa que remetesse à lembrança do verdadeiro e inigualável Bruce Lee - assim como a volúpia dos cineastas por lucrarem em cima da sua imagem (o chamado Bruceploitation).

    Alguns desses "clones" eram figurinhas fáceis de encontrar em variados filmes nos quais o nome "Bruce" era seguido de algum equivalente (Li, Le, Lo, etc) que correspondesse sugestivamente ao nome do grande astro. Pra citar um exemplo, menciono o, digamos, bizarro filme intitulado "Bruce Li in New Guinea". Em Nova Guiné ? Mas como assim, (Shaw) brothers ???
    Hahaha !
    Enfim, valia tudo pra manter a máquina funcionando.

    Entretanto, certos filmes em que se pretendia de alguma maneira incorporar a imagem do Pequeno Dragão através dos seus diversos clones nem sempre eram meras caricaturas dos clássicos que o verdadeiro Bruce Lee filmou. Lembro de pelo menos UM desses filmes obscuros, denominado por aqui nestas paragens de "Bruce Le (ou, talvez, Li) Contra a Luta da Serpente". Não faço a menor idéia do título original desta raridade mas tal filme tinha um enredo verdadeiramente muito bom, com muito boas cenas de luta protagonizadas por um ator que ignoro realmente quem seja pois tal filme foi rodado na década de 70, e quando eu o assisti, anos depois, também já é algo que faz tempos. Seja qual for o título original da obra, "Bruce Le (ou Li)" era um termo que certamente constava do título em português. Se um dos dois clones chegou a atuar nesse - porque não dizer - filmaço, de fato não posso afirmar. (Continua)

    ResponderExcluir
  8. (continuação) :

    De todos os sósias elencados aqui na matéria, o que eu menos tenho apreço é pelo Jason Scott Lee. O filme que ele realizou para a biografia de Bruce Lee foi insuportavelmente deplorável.
    Já o "Bruce Lei" (Dragon Lee), era, em suas atuações, uma figuraça; conseguia convencer qualquer viciado em filmes de Kung Fu de que ele realmente era "o cara".
    E dentre os diferentes clones, os filmes com "Bruce Li" eram os que eu mais me amarrava. Ele sim era "o cara".
    Deadly Strike ("A Expedição dos Dragões Condenados"), por exemplo, é memorável. Tenho um outro filme em DVD com ele cuja descrição no encarte já entrega todo o drama : "Bruce Li é do tipo que não leva desaforo pra casa". Hahaha ! Impagável !

    "Bruce Lai" era outro que causava sensação em um moleque como eu. Infelizmente, assisti muito poucos filmes com ele.
    Em "Game of Death", o dublê Kim Tai Chung foi impressionante com a demonstração da sua fenomenal técnica de chute.
    Yuen Wah (que eu passei a conhecer graças aqui ao blog) conseguiu ludibriar todo mundo durante anos pois até hoje muitos fãs acreditam que foi Bruce Lee quem realmente realizou TODAS aquelas cenas em Enter the Dragon. Quando eu soube que Yuen Wah era quem havia executado aquele chute fodasticamente acrobático contra O'Hara, fiquei estupefato. Tudo o que eu tinha lido antes não deixava dúvidas de que o próprio Bruce lee era quem naturalmente realizara a proeza daquela cena - e convenhamos, não restava motivos para se duvidar disto !
    Mas, dessa galeria toda de sósias e dublês, não há como deixar de reconhecer que "Bruce Li" e "Bruce Le" foram os expoentes máximos em termos da tentativa de se imitar o inigualável Rei do Kung Fu. E como imitadores, esses dois foram simplesmente insuperáveis.

    Abraço, amigo Eumário. E parabéns por outra cativante matéria no Bruce Lee in Focus.

    ResponderExcluir
  9. Olá, meu amigo Antonio Jorge. Que bom que gostou da postagem sobre os imitadores de Bruce Lee. Acho que vale a pena só para identificar quem era o Li, Le, Lei, Lai, Thai e demais clones, não é mesmo? (risos...). Dentre estes o que mais gravei na memória foi o Bruce Li, acho que por ele ter feito aquele filme biográfico, "Bruce Lee - The Man The Mith". Quando assisti esse filme de Li, na minha juventude, fiquei impressionado, não tanto em razão da sua atuação, mas da história contada sobre a vida de Bruce Lee, tendo algumas verdades e alguma ficção e ou teorias conspiratórias no filme. Sobre o filme que mencionou: "Bruce Li (ou Le) contra a Luta da Serpente", não conheço, mas vou procurar e conferir; e o coreano Kim Tai Chung tinha muito talento e merecia sorte melhor. Quanto ao Jason Scott Lee, me impressionou a produção, mas ao assisti novamente com mais senso crítico e menos empolgação, realmente ele deixou a desejar representando Bruce Lee. Em resumo, nos anos de 197O, os que se destacaram foram o Bruce Li, Bruce Lei (Dragon Lee), e o Bruce Le. Nos anos 1980 e 2000, o destaque fica com Kim Tai Chung e Danny Chan; na minha opinião, é claro. Abraço para você Antonio Jorge, e muito obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  10. Obs.: Ainda em tempo, parabéns pelo Aniversário em 19 de julho. Até a próxima, Antonio Jorge.

    ResponderExcluir
  11. Na minha humilde opinião, acho o Ho Chung-Tao o clone fisionomicamente mais semelhante ao Lee. Tanto que me recordo que a primeira vez que o vi eu achei que se tratasse de um filme do próprio Bruce Lee, pois a capa do VHS (na época ainda não existia DVD) trazia Bolo Yeung fazendo alusão ao "Operação Dragão".

    A participação de Wong Shun Leung em "Bruce's Deadly Fingers" é simples de entender: o cara capitalizava em cima dos rótulos de "irmão de treinamento mais velho" do Lee e "primeiro discípulo do Ip Man" da pior e mais ressentida forma possível.
    O cara era tão orgulhoso e soberbo que não queria apanhar do Bruce em um filme que o imortalizaria como o fez com Inosanto e Abdul-Jabbar, mas se presta a participação numa produção podreira do Bruce Le só para ter o gostinho de fazer num filme o que nunca conseguiria fazer em vida que era vencer Bruce num combate real.
    Nunca fui com a cara de Leung. Aliás, é bizarro notar que, na comunidade do Wing Chun, Bruce teve em seu convívio dois discípulos de Ip Man que eram de moralidade tão duvidosa. Além do Leung, William Cheung foi outro que quis capitalizar em cima do nome de Lee, mas sendo o exato oposto de Leung enaltecendo o pequeno dragão, mas para promoção própria enquanto praticante medíocre de Wing Chun.

    Dos intérpretes biográficos de Bruce Lee, prefiro o Jason Scott Lee. Embora não tenha muita semelhança física, creio que foi o que mais chegou perto de interpretar o Bruce Lee da vida real. Danny Chan é o que mais se parece fora do "bruceploitation", mas desperdiçou uma tremenda oportunidade de superar o talento cênico do Jason numa série que não o favoreceu (aquela série é triste de ruim!).

    Philip Ng e Mike Moh foram desfavorecidos em duas produções cujos padrões rivalizam com "Bruce Lee And I" em porquice. Tarantino é o Lo Mar de Hollywood. Um b*sta que vive de criar realidade alternativas já que não suporta a realidade como cineasta medíocre que cultua o mau gosto como arte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Nikolai.
      Muito obrigado, pelo rico comentário. Vejo em suas observações muita coerência e um apurado senso crítico. Concordo em 99% do que mencionou. Só não concordo com Ho Chung-Tao ser tão semelhante a Bruce Lee (risos). Mas foi ele que fez aquele filme “Bruce Lee – The Man The Mith”, que achei até razoável, considerando que o filme era do universo duvidoso do bruceploitation.
      Fico aliviado que você também fez a mesma leitura do caráter de Wong Shun Leung, pensava que eu estava exagerando em minha análise. Postei um artigo neste blog sobre um encontro entre os dois, depois de Bruce Lee já famoso, em Hong Kong. Confira na matéria “Wong Shun Leung e Bruce Lee – Encontro, Rivalidade e Discussões Sobre Kung Fu” (https://bruceleeinfocus.blogspot.com/2019/04/wong-shun-leung-e-bruce-lee-encontro.html). William Cheung era mais chegado à Lee, mas pegou uma carona em sua fama também e na crescente popularidade do Wing Chun, mas nunca desrespeitou sua memória. Aliás, já li artigos que mostram uma intensa rivalidade e disputa entre na liderança da Escola de Wing Chun de Hong Kong após a morte de Ip Man e Bruce Lee, incluindo os dois citados aqui.
      Jason Scott Lee acho que foi salvo pela direção e produção do filme, mas não gostei de sua performance.
      Já o Danny Chan me agradou mais, apesar da série estar recheado de elementos fictícios que não aconteceram realmente com Bruce Lee, sem mencionar o elenco com fracos atores coadjuvantes.
      Philip Ng e Mike Moh se equivalem, apesar de Moh ter uma curta, mas marcante e negativa atuação no filme polêmico de Tarantino.
      Quanto ao “Bruce Lee And I” foi um golpe baixo da Shaw Brothers e da atriz e ex-amante de Lee, Betty Ting-Pei.
      Amigo, peço-lhe que continue explorando o blog e deixe sempre o seu comentário. Abraço.

      Excluir
    2. Eumário, muito obrigado pela resposta e confesso que nunca vi um espaço na internet tão recheado de informações acerca de Bruce Lee. Eu sou fã do cara desde a mais tenra infância e achava que conhecia muita coisa dele até descobrir esse blog, cuja primeira postagem a qual tive acesso foi acerca do treinamento de Lee.

      Agora mesmo eu terminei de ler a trilogia de postagens sobre o projeto original de "O Jogo da Morte" e nunca vi nada tão rico em informações sobre, mesmo em sites e fóruns gringos. Por isso queria saber como vc tem acesso a tantas informações?
      Além disso, há alguma postagem no blog tratando dos projetos não-realizados de Bruce Lee, tais como a primeira produção que realizaria pela Shaw Brothers (que seria lançada anos depois como "The Rebellious Reign") e a do personagem arquetipicamente clássico Sai Fung?

      Abraço e sucesso. Que este espaço dure para sempre. Acervo preciosíssimo sobre Bruce Lee.

      Excluir
    3. Olá, Nicolai. Eu é que agradeço por sua participação. As informações que presto aos amigos do blog vêm de sites e artigos estrangeiros diversos além do material (revistas, livros, vídeos) que acumulei durante décadas. É claro que não fico satisfeito com pouca informação dos gringos e busco pesquisar em outras fontes para finalizar as postagens, mas tenho muito material em português que comparo com o estrangeiro para definir uma informação mais confiável. Uma das razões das minhas postagens serem até um pouco extensas é que apenas traduzo o que eu acho sobre determinado assunto, garimpo mais informações e acrescento mais detalhes para deixar a matéria mais rica. E não deixo de observar que sofri muito no passado para obter com muita dificuldade apenas informações imprecisas, contraditórias e incompletas, além de serem em língua estrangeira ou em revistas nacionais que não me satisfaziam. Agora, se os amigos gringos quiserem alguma informação mais completa, se é que não as tenham, vão ter que traduzir do português (risos). Estou aberto para correções, dicas, sugestões de pesquisas, etc., e sei que posso dar umas escorregadas, mas procuro não errar na medida do possível.

      Sobre os projetos não realizados de Bruce Lee tem duas postagens que possam te interessar no blog. São: "Bruce Lee, A Morte Repentina e Os Projetos Não Realizados" e "A Flauta Silenciosa, Um Reflexo da Filosofia de Bruce Lee".

      Links:
      https://bruceleeinfocus.blogspot.com/search?q=bruce+lee+a+morte+repentina+e+os+projetos+n%C3%A3o+realizados

      https://bruceleeinfocus.blogspot.com/search?q=a+flauta+silenciosa

      E se Deus quiser, esse blog durará mais um pouco. Abraço e até mais!

      Excluir
  12. Muito grato pela postagem...
    Postagem magnífica

    ResponderExcluir
  13. Eumario,agora que a band está exibindo a serie Bruce Lee a Lenda,vim ao seu blog procurar alguma materia a respeito da serie,achei uma,queria te perguntar se não teria como vc fazer uma materia bem mais profunda a respeito da serie,contando detalhadamente,um apanhado geral mesmo,sobre os equivocos no roteiro,nomes trocados,comparando com o real mesmo,e com o que foi ficção,enfim,todos os detalhes,do que realmente aconteceu na historia de bruce q a serie foi fiel e o que ela inventou,agradeço amigo,grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo.
      Como você mesmo citou, na coluna à direita das postagens regulares do blog, há dois pequenos artigos sobre a série "The Legend of Bruce Lee", onde cito alguns detalhes sobre os atores e a produção e faço um alerta sobre algumas inverdades mostradas. Infelizmente não posso me prender somente à série pois já estou trabalhando em alguns outros assuntos específicos para postar em breve. Mas me coloco à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o que é mostrado na série, que já assisti e apesar de ser uma boa homenagem ao Pequeno Dragão, está recheada de muita ficção. E não deixe de se identificar no próximo comentário. Abraço.

      Excluir
    2. eumario,é o rodolfo,ja comentei em algumas matérias do blog,mas minha outra conta sumiu,to nessa provisorio ate alterar o nome,vc acha que é uma serie boa,me recomenda a assistir? e se puder deixar o link da sua primeira postagem no blog em ordem,pois vou começar a ler desde a primeira,muito obrigado! abraço!

      Excluir
    3. Olá, Rodolfo.
      Acho que é uma boa série de artes marciais. Só que tem um importante detalhe, nem tudo que é mostrado foi fato. Muitas situações e confrontos que são mostrados nunca aconteceram realmente na Vida de Bruce Lee. Para quem não quer se aprofundar no assunto e quer apenas comprar aquela imagem de um “super-herói imaculado” é um prato cheio. Para quem conhece um pouco mais sobre a verdadeira trajetória do Pequeno Dragão e quer apenas fazer uma análise do que é realidade e do que é ficção, também é uma boa.
      Sobre as postagens do blog, tudo começou em 2014. Para você acompanhar desde as primeiras postagens, vá à coluna da direita e desça até o final onde visualizará “Seguidores” e “Arquivo do Blog”, que está distribuído pelas postagens do ano. E geralmente postei uma por mês. É clicar que abre diretamente no post.
      Abraço.

      Excluir
    4. Olá Eumário, tudo bem? Gostei muito de sua matéria. Gostaria de mencionar três atores que talvez pudessem ser incluídos em sua lista. O primeiro deles é o consagradíssimo "Chan Kong-Sang", mais conhecido por nós como "Jackie Chan", que fez muitos filmes na década de 1970, como "Mestre Invencível", "Punhos de Serpente" e tantos outros, cujas muitas cenas faziam alusão às cenas dos filmes de Bruce Lee. Gostaria de saber sua opiniao sobre Jackie, se o mesmo pode ser, a princípio, inserido no universo bruceploitation", o que acha? O segundo nome seria o de Ernie Reyes Jr. que estrelou a série estadunidense "Sidekicks" de 1985, que ficou conhecida no Brasil como "O Pequeno Mestre" que mostrava uma versão "teen" de Bruce. Por fim, o terceiro seria o ator japonês Tadashi Yamashita, mais conhecido como "Bronson Lee", que também era um imitador satírico, apesar do bigode.

      Excluir
    5. Olá, amigo.
      Antes de mais nada, obrigado pelo comentário.
      Eu não considero Jackie Chan um imitador de Bruce Lee ou que ele possa ser incluído nesse universo do bruceploitation. É notório que Jackie desenvolveu sua atuação mais para o lado da comédia e acrobacias mescladas com Kung Fu, procurando seu próprio caminho, apesar das alusões a Bruce Lee em alguns filmes.
      Ernie Rays, para falar a verdade não conheço o seu trabalho.
      E Tadashi Yamashita, eu cito no final da postagem. Mas ele não está no primeiro escalão do bruceploitation, na minha opinião.
      Abraço e obrigado pela participação.

      Excluir
  14. O filme do Bruce K. L. Lea “Bruce Lee Fights Back From The Grave”, de 1976, explora a questão religiosa. Na verdade ele está morto durantr toda a trama. Esse filme dele tem um enredo melhor que o filme do Bruce Leung.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo. Bruce direto do além. Mas ainda não tive a oportunidade de assistir essa versão sul coreana de Bruce Lee. Obrigado pelo comentário, MCS.

      Excluir
  15. Tem algumas coisas curiosas. Por exemplo, o filme original "Jogo da Morte" é de 1973, o Bruce Lee interrompeu as gravações para estrelar "Operação Dragão" no mesmo ano, morrendo logo em seguida, antes da estreia do filme (Operação Dragão) no cinema e sem terminar as filmagens do "Jogo da Morte" certo? Cinco anos depois, os mesmo diretores de "Operação Dragão" terminam o "Jogo da Morte" em 1978. Em 1981 os estudios Goldem Harvest decidem fazer uma continuação do filme (Jogo da Morte 2) utilizando o sósia, Kim Tai-Lung, que havia interpretado Billy Lou na parte do primeiro filme filmada em 1978. Ainda em 1978, o ator Wong Kim-Lung (Bruce Le) estrelou o filme (Operação Jogo da Morte), que nesse caso mesclava dois conceitos "Operação Dragão" e "Jogo da Morte". Porém, o mais estranho nessa história é que em 1975 o ator taiwanês Ho Chung-Tao (Bruce Li) estrelou o filme Goodbye Bruce Lee que anacronicamente ficou conhecido como "Jogo da Morte 3" porque trazia o conceito dos desafios na torre. Ou seja, provavelmente alguém já havia tido acesso ao enredo original do filme. Inclusive esse foi um dos primeiros filmes desse ator.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, MCS. Bruce Lee já divulgava alguma coisa de seu projeto The Game of Death por volta do final de 1972. Ele fez algumas fotos promocionais com Kareen Abdul Jabbar e outros participantes no set de filmagem que foi muito divulgado. Não era um segredo suas idéias, só não tinham maiores detalhes. Até que ele recebeu a visita de produtores da Warner Bros no set para ser convidado para filmar Enter The Dragon. A imprensa marrom de Hong Kong e espiões no estúdio de filmagens da própria Golden Harvest ou Concord Productions devem ter divulgado muito de suas idéias para o Jogo da Morte. Considerando que as filmagens se iniciaram no final de 1972, as "versões" deturpadas e caça niqueis do original até que demoraram para aparecer.

      Excluir
  16. Não sei sua opinião sobre isso, mas penso que há duas formas de se interpretar o gênero "bruceploitation":

    1. A primeira seria essa mais comum que desqualifica os atores como meros imitadores de nível inferior a Bruce Lee. Nessa interpretação pesa o fato das grandes produtoras de Hong Kong buscar absorver, ao máximo, o gênero de filmes inaugurado por Bruce lee. Ninguém pode negar que os filmes de Bruce Lee inauguraram um novo estilo, distinto daquele advindo de Pequim, cuja temática era sempre o Templo Shao lin. Concordo com alguém que escreveu que os filmes e atores eram ruins. Mas discordo com a desqualificação que alguns fizeram com relação à Ho Chung-Tao (Bruce Li) e Wong Kim-Lung (Bruce Le). É possivel ver uma evolução nos dois. A performance de Ho Chung-Tao em "Goodbye Bruce Lee" (1975) foi ruim, mas no filme biográfico do ano seguinte "Bruce Lee: o Homem, o Mito" (1976) ele arrebentou a "boca do balão". O Wong Kim-Lung já não teve essa linearidade, os filmes dele variam em ruins, como "Os Clones de Bruce Lee" (1980) e os que são assistíveis, como "Operação Jogo da Morte" (1978).

    2. A outra forma de interpretar o subgênero "bruceploitation" é simplesmente como a continuação do gênero inaugurado por Bruce Lee. Talvez seja injusto desqualificar esses novos atores pelo fato inesperado da morte de Bruce, que não deixou nenhum discípulo à altura dele. Também, a acusação de meros imitadores pode cair num erro simples, pois o kung fu é o elemento central do cimema de Hong Kong, além do fato dos atores asiáticos serem geralmente parecidos. Que houve a exploração do nome e da imagem de Bruce Lee não restam dúvidas. Porém, no caso de Ho Chung-Tao, eu acredito que faltou a ele uma acessoria que ticesse explorado mais o seu próprio nome, pois ele tinha condições sim de se tornar um grande ator de filmes de kung fu (eu acho que ele foi), mas utilizando o seu nome e a sua imagem, esquecendo esse negócio de "Bruce Li". Sendo ele popularizado com o título de "O Jovem Tigre", penso que ele podia sim ter estrelado utiluzando-se de seu nome ocidental "James Ho", ou seja, tendo uma identidade própria, assim como teve Jackie Chan, que também fez a sátira à "Fúria do Dragão" que pode ser inserida como uma produção desse subgênero, estrelando a "A Nova Fúria do Dragão"(1976) e Sammo Hung, estelando a paródia de "O Vôo do Dragão" conhecida como "Operação Dragão Gordo" (1978). O próprio Dragon Lee, que você disse bem que se trata do terceiro principal imitador, conseguiu a façanha de, em certo momento da carreira, se desvincular da imagem de Bruce Lee,tanto que o pseudônimo de "Bruce Lei" não vingou. No caso de Dragon Lee, mesmo imitando Bruce Lee, ele conseguiu um reconhecimento por seus filmes no Oriente e no Ocidente, coisa que os dois primeiros não conseguiram, embora eu considero que o Ho Chung-Tao tenha feito excelentes filmes como "A Fúria do Dragão 3" (1979), "Morre o Dragão, Nasce o Tigre" (1976), "O Retorno do Tigre" (1978) entre outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compreendo sua classificação em relação aos atores do bruceploitation e respeito sua opinião. Acho que até alguns destes realmente tinham talento, mas o que pesava mesmo era a produção e direção dos filmes, na maioria sofríveis. Esses atores se destacaram justamente imitando Bruce Lee e de forma, em raros casos, até interessante; mas a maioria era de forma caricatural. Bruce Li, por exemplo, tinha algum talento e, a meu ver, ele desperdiçou muito de sua carreira explorando o bruceploitation. Ele mesmo se arrependeu disso, pouco depois de se aposentar como "Bruce Li". Bruce Le é outro que fez relativo sucesso, mas se voltarmos à comparação com o original, ele deixava a desejar. Le certamente foi muito mais feliz ao sair da sombra de Bruce Lee. No vazio deixado pela morte de Bruce Lee eles tiveram o seu momento, mas não há como comparar com o Pequeno Dragão, mesmo porque se não fosse o surgimento de Bruce Lee, eles talvez não tivessem essa oportunidade de estrelato, ainda que breve. Abraço, MCS.

      Excluir
  17. Faltou o Abbas Alizada o Bruce Lee afegão ele ficou famoso na internet por se paracer muito com o Bruce Lee e de todos ele é provavelmente o mais parecido com o Bruce Lee.

    ResponderExcluir
  18. Olá, "Apenas um Fã de Bruce Lee". Já assisti alguns vídeos com demonstrações do Abbas Alizada. Ele de certa forma lembra Bruce Lee nos movimentos e na aparência apenas ligeiramente. Mas nesta postagem me propus citar apenas aos imitadores mais conhecidos do bruceploitation e das telas do cinema. Obrigado pela observação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela resposta isso mesmo mas o roginal é insuperável e insubstituível.

      Excluir
  19. Cara baita matéria, conteúdo show de bola!
    Amigo, talvez você consiga me ajudar....
    No início dos anos 80 passou um desses filmes
    cópias de Bruce Lee , onde o protagonista vai passando pôr vilas prestando serviços a troco de comidas e guarida. Até que ele chega numa determinada fazenda onde se encontra um “mestre” que o força a trabalhar de graça!
    E todas as vezes que “Lee “ tenta escapar, o antagonista lhe aplica varias surras o deixando revoltado.... por fim ele consegue vencê-lo e seguir seu caminho! Como são poucos filmes estrelados pelo astro original, percebi que o que assisti na época era um desses” sósias”...,
    Você saberia de qual filme se trata ?
    Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sartur. Fico feliz por ter aprovado a postagem. Assisti alguns destes filmes com Bruce Li, Bruce Le, Dragon Lee, etc... mas não me lembro desse que mencionou. Pelas fotos aqui postadas, você não saberia qual dentre estes atores foi o protagonista? Assim ficaria mais fácil pesquisar na sua filmografia. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  20. muito bom . a lista só inclui atores que fizeram filmes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, duddamx. Sim, procurei selecionar apenas atores, lutadores e dublês que participaram de filmes que exploravam, de alguma forma, a memória e a imagem de Bruce Lee.

      Excluir
  21. Pra mim o Kim tai chung foi o mais semelhante a Bruce Lee

    ResponderExcluir