Bruce Lee

Bruce Lee
The Game of Death - JKD

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

A MORTE DE BRUCE LEE – ESTUDO SOBRE A AUTÓPSIA E OUTRAS POSSIBILIDADES



Vamos começar 2019 discutindo mais uma vez sobre as possíveis causas naturais da morte de Bruce Lee ou da possibilidade de ter ocorrido um assassinato diabolicamente bem tramado. A morte de Bruce continua sendo um tabu, um assunto polêmico e controverso, que ainda gera muitas discussões entre os fãs do Pequeno Dragão. Com o falecimento do Produtor Raymond Chow recentemente (em 02/11/2018), as teorias conspiratórias vieram à tona novamente. Sim, porque Raymond esteve presente no cenário de morte de Bruce Lee. Precisamente ele e a atriz Betty Ting-Pei estão diretamente envolvidos no acontecido de uma forma ou de outra, de forma passiva ou ativa. Agora só nos resta Betty Ting-Pei como testemunha ocular. O próprio Brandon Lee, pouco antes de morrer aos 28 anos daquela forma trágica (e também suspeita), declarou que iria abrir uma investigação particular sobre as circunstâncias da morte do pai em julho de 1973. 

Imagens do velório de Bruce lee. Linda ladeada por Brandon e Shannon em primeiro plano
e, ao fundo, Peter Lee (irmão de Bruce) e a atriz Nora Miao. O Corpo de Lee
sendo removido ao avião que o levaria para o enterro em Seattle.

Imagens da comoção gerada nas ruas de Hong Kong pelos fãs do Pequeno Dragão.

Brandon Lee, morto em 31 de março de 1993, aos 28 anos, estava
decidido reabrir as investigações sobre a morte de seu pai, assim que
terminasse as filmagens de "O Corvo".
Se o próprio Brandon Lee, não estava conformado com o Inquérito Oficial da morte do pai, por que eu, como fã, também estaria? Mas vamos ao que interessa, fiz um apanhado de diversas causas que poderiam ter levado Bruce Lee à morte, das causas naturais ao assassinato.

As duas principais testemunhas presentes no cenário da morte de Bruce Lee.
Raymond Chow, falecido em 2018, e Betty Ting-Pei (ainda viva), amante assumida do Pequeno Dragão.

- Relato aqui, algumas Observações e Conclusões do Dr. Michael Hunter, Patologista Forense norte-americano, durante sua participação do programa de TV “Autópsia de Famosos”, onde  apresentou seu estudo sobre a Autópsia de Bruce Lee e as prováveis causas de sua morte. E, como não poderia deixar de ser, acrescentei alguns palpites por conta própria.

Dr. Michael Hunter, patologista forense que analisou a documentação referente a
Autópsia de Bruce Lee.

- Resultado da Autópsia e do Inquérito Policial:
Foi constatado Edema Cerebral (Inchaço no Cérebro) causado por uma hipersensibilidade a um comprimido de Equagesic.

Um comprimido de Equagesic teria provocado a morte de Bruce Lee?
Ninguém aceita mais essa absurda teoria...

- Inicialmente, o Dr. Michael Hunter descreveu alguns problemas de saúde congênitos e traumas físicos ocorridos que também poderiam ter causado direta ou indiretamente a morte de Bruce Lee:

Quadrinização do acidente com pesos que Bruce Lee sofreu em 13 de agosto de
 1970, e que quase acabou com a sua carreira de ator e artista marcial.
01 – Em 13 de Agosto de 1970, Bruce sofreu uma lesão fazendo um exercício com halteres conhecido como “Bom Dia”, causando-lhe uma hérnia de disco.
Bruce ficou 6 meses inativo, fazendo Fisioterapia e passou a ser medicado com Esteroide (Cortisona), que agia como anti-inflamatório e aliviava a dor.
A Cortisona era injetado diretamente no local da dor, o que suprimia o Sistema Imunológico, mas reduzia a dor e a inflamação.

02 – Bruce Lee tinha Criptorquidia (Cryptorchidism). Condição em que ambos ou um dos testículos permanece suspenso no momento da formação em que devem descer para a bolsa Escrotal. No caso de Bruce Lee, era apenas um testículo suspenso. Prováveis consequências da Criptorquidia: Baixa Fertilidade, Câncer no testículos e ou prováveis Problemas Psicológicos quando adulto.

Bruce Lee teve seu ingresso no Serviço Militar norte-americano frustrado.
Pasmem, por não ter passado nos testes físicos.
Essa condição foi um dos motivos de Bruce Lee ter sido dispensado do Serviço Militar nos Estados Unidos; além disso, tinha miopia, uma perna mais curta que a outra, e seus pés excessivamente arqueados.
Cogita-se que essa rejeição durante o alistamento militar o tenha levado a um esforço extremo para se superar fisicamente.

03 – Acidente nos Estúdios da Golden Harvest, em 10 de maio de 1973, durante a processo de dublagem de Operação Dragão (Enter the Dragon).
Os técnicos de som desligaram o ar condicionado para o barulho do aparelho não interferir na dublagem do filme. Fazia muito calor em Hong Kong. Bruce Lee suava bastante e se sentia mal, em seguida desmaiou e teve convulsões. É levado ao Hospital Batista às pressas. Logo é diagnosticado sintomas de um Edema Cerebral. Os médicos injetaram-lhe Manitol, que agiu como um desidratante no corpo, eliminando o excesso de líquido no cérebro de Lee, diminuindo o inchaço. Uma hora depois, ele recupera a consciência.

No primeiro colapso sofrido em 10 de maio de 1973, Bruce Lee
foi salvo pela  rapidez com que foi levado ao Hospital Batista.
Bruce teria admitido que teria ingerido um bolinho de haxixe nepalês neste dia. Teria ocorrido uma overdose? Habitualmente ele também fumava maconha para se tranquilizar. Um hábito que adquiriu ainda nos Estados Unidos, no final dos anos de 1960, através de estrelas de Hollywood que eram seus alunos de Jeet Kune Do, como Steve McQueen e James Coburn.

Obs.: A quantidade de haxixe achada no estômago de Lee quando de sua morte 70 dias após o primeiro colapso, era de 0,5 mg no estômago, considerado insignificante. E acharam ainda 0,4 mg no intestino delgado.    

04 – Morte Súbita Inesperada em Epilepsia – SUDEP (Sudden Unexpected Death In Epilepsy)
Reconhecida oficialmente somente a partir da década de 1990 pela Ciência e Medicina, pode ocorrer entre os homens na faixa etária de 20 a 40 anos, segundo as estatísticas feitas nos EUA. O coração e os pulmões páram (convulsão) causados por alto estresse e falta de sono.    

Obs.: Bruce teria epilepsia quando criança? Nada foi confirmado. E ninguém  se lembra de ter presenciado ataques de epilepsia na sua vida adulta. Sua ex esposa e viúva, Linda Lee, sempre negou ter presenciado qualquer ataque de epilepsia sofrido por Bruce Lee.

05 – Em 25 de maio de 1973, dias após o primeiro colapso na Golden Harvest, Bruce foi aos Estados Unidos, onde fez um Check-Up, realizando vários Exames Clínicos, de Imagem e Laboratoriais, em Los Angeles.  Foi apurado um Problema Convulsivo não Específico. Mas sua condição física era de um rapaz de 18 anos.

De 1971 a 1973, aparentemente o físico de Bruce Lee parecia soberbo e sua
saúde perfeita.
06 – Em 20 de julho de 1973, por volta das 19:00, no apartamento da atriz Betty Ting-Pei, Bruce Lee se sente cansado e indisposto. Ele toma 2 latas de refrigerantes. Sente Dor de cabeça e ele toma um comprimido de Equagesic, oferecido por Betty, que tomava o mesmo medicamento sob prescrição média para tratar de sua ansiedade. Estavam com ele o produtor Raymond Chow e a atriz, apenas.

Obs.: O Equagesic contém Aspirina para dor e Meprobamato para tensão e ansiedade. Era uma medicação usual nos anos de 1960/70. O Equagesic tem em sua composição 325mg de aspirina e 200mg de tranquilizante.

A dor piora e Bruce vai se deitar na cama de Betty por volta das 19:30h.  Raymond Chow sai por volta das 19:40h. As 20:15h, Betty tenta acordar Bruce e não consegue. Às 21:00h tenta acordá-lo novamente sem sucesso e, em seguida, telefona para Raymond Chow que estava num restaurante com o ator australiano George Lazenby (ex-007), esperando pelo casal. As 21:30h, Chow chega ao apartamento e o ao invés de chamar logo uma ambulância como foi feito na ocasião do primeiro colapso, resolvem chamar o médico particular de Betty, Dr. Eugene Chu. O médico chega por volta das 22:00h. O médico constata que Bruce estava em Coma Profundo e sem pulso, e não havia sinais de respiração. Após tentar reanimá-lo por 10 minutos sem sucesso, a ambulância finalmente é chamada.

O cenário fatídico, o prédio onde se localizava o apartamento de Betty Ting-Pei,
na 67 Beacon Hill Road, Kowloon Tong;
e a ilustração do quarto onde ele foi achado pelo médico e socorristas.
Obs.: Provavelmente Bruce Lee já estava morto bem antes do médico chegar ao apartamento de Betty Ting-Pei. Se ela tivesse chamado a ambulância logo após a primeira tentativa de acordá-lo sem sucesso, talvez Bruce tivesse alguma chance de sobrevivência.

Obs.: Das 19:30 quando foi Bruce foi se deitar até chegar em Coma (ou já morto) no Hospital Queen Elizabeth, foi um intervalo de três horas, que podem ter sido fatais para o sucesso no atendimento e recuperação de Bruce Lee.

Bruce chega ao Hospital Queen Elizabeth, mais distante do que o Hospital Batista, por volta das 22:30h e é logo transportado para a Emergência.

Obs.: A alegação para terem optado por levar Bruce Lee ao Hospital Queen Elizabeth, apesar de estar mais longe do apartamento de Betty Ting-Pei, foi que lá teriam mais recursos para tentar ressuscitá-lo. O trajeto do apartamento de Betty até o Hospital Queen Elizabeth levaria, normalmente, 14 minutos para ser cumprido. Nesta noite a ambulância fez o percurso em longos 45 minutos.

A escolha pelo Queen Elizabeth Hospital pode ter sido fatal para Bruce Lee
ou ele já estava morto quando o levaram do apartamento de Betty Ting-Pei?
Por volta das 23:30h, Raymond Chow anuncia oficialmente à Imprensa, a morte de Bruce Lee.

O produtor Raymond Chow entra em contradição
ao anunciar à imprensa  o local e a hora da morte de Bruce Lee.
É bem provável que Bruce já estivesse morto quando chegou ao Hospital. A desculpa por terem optado pelo Hospital Queen Elizabeth por este ter mais recursos, certamente foi mais uma mentira, pois provavelmente Lee Já estaria morto quando o médico chegou no apartamento de Betty Ting-Pei.

Obs.: Wong Shun Leung (1935 – 1997), foi um mestre de Wing Chun e um dos principais discípulos do Patriarca Ip Man, e também professor direto de Bruce Lee sob a supervisão de Ip Man, na década de 1950. Ele compareceu ao hospital assim que soube da morte de Lee. Ele relatou em entrevista: “No final, eles tiraram seu cadáver, havia este cobertor branco cobrindo-o, então eu abaixei o cobertor até aqui (altura da cintura), Seus braços foram cruzados e colocados aqui (na altura do peito), e eu descobri seus pés, os dedos estavam contraídos e juntos, como se todo o seu corpo estivesse retesado, seus músculos pareciam estar inchados. Eu suspeito que ele teve um ataque de epilepsia quando morreu; tanto quanto eu sei, ele sofria desta doença. Quando ele era criança, ele tinha essa doença.”
Mas nenhum relato oficial de parentes mais próximos de Lee, mãe, irmãos, esposa ou amigos mais próximos, confirmaram essa hipótese de Lee sofrer ou ter sofrido de epilepsia na infância, adolescência ou fase adulta.

O instrutor direto de  Wing Chun e amigo de Bruce Lee, mestre Wong Shun Leung,
compareceu ao hospital assim que soube da morte do Pequeno Dragão. Na 
foto 

à esquerda, Wong comparece ao set de "Operação Dragão" à convite de Bruce Lee. 
Raymond Chow (ao centro) assiste um ensaio entre os dois.
Obs.: E na tentativa de esconder que Bruce Lee teria morrido na cama da atriz Betty Ting-Pei, pelo fato de Bruce Lee ser casado e Betty Ting-Pei ser uma atriz com uma certa “má fama”, Raymond Chow informa inicialmente à imprensa que ele teria morrido no jardim de sua casa, na 41 Cumberland Road, em Kowloon. Outra mentira, que foi desmentida depois, gerando mais especulações e polêmicas. Ora, os jornais sensacionalistas há alguns meses já insinuavam sobre o possível caso amoroso entre Bruce e Betty, sem mencionar outras atrizes, como a meiga Nora Miao. A própria Linda Lee sabia e sofria calada com a fama de “playboy” de seu marido.

Raymond Chow anunciou inicialmente que Lee teria morrido no jardim de
sua casa na 41 Cumberland Road, em Kowloon Tong.

Lee e Chow, parceiros, sócios e amigos? Nem tanto...
0 7 – A autópsia oficial indicou hipersensibilidade ao analgésico Equagesic, tomado por Bruce Lee. A hipersensibilidade ocorre quando o Mecanismo das Defesas Naturais do Organismo identifica por engano algo estranho, mas inofensivo, como perigoso para o corpo. O Sistema Imunológico confuso, fica sobrecarregado e libera substâncias na corrente sanguínea que, ao invés de proteger o corpo, começa a atacar o Organismo. E sem os cuidados necessários, essa reação do organismo pode se tornar fatal.

Considerações sobre essa hipótese: Se assim fosse, era de se esperar um inchaço acentuado nas vias aéreas superiores de Bruce, o que não foi detectado.

Ele não tinha histórico de qualquer hipersensibilidade no passado. Então esta hipótese foi descartada.

08 – Não foi overdose de maconha ou haxixe. A quantidade de haxixe achada no estômago de Lee quando de sua morte 10 dias após o primeiro colapso, era de 0,5 mg no estômago, considerado insignificante. E acharam ainda 0,4 mg no intestino delgado. 

Obs.: Não é conhecido nenhum caso de overdose de haxixe ou maconha, o que não foi o caso, pela quantidade irrisória detectada nos exames.
No filme de 1975 (dois anos após a morte de Lee), “Bruce Lee & I”, estrelado por Betty Ting-Pei (como ela mesma) e Danny Lee Sau-Yin (como Bruce Lee), produzido pela Shaw Brothers (concorrente da Golden Harvest) revela escancaradamente o romance entre Bruce e Betty, além de revelar publicamente que Lee fazia usualmente uso do cigarro de maconha para aliviar as pressões do dia a dia. A ironia é que Betty Ting-Pei foi assumir oficialmente seu caso com Bruce Lee recentemente em entrevista,  quatro décadas depois.

No filme, "Bruce Lee & I" (1975) , são exploradas polêmicas sobre Bruce Lee, como
seu envolvimento amoroso com Betty Ting-Pei e hábito de fumar maconha.
Tudo com o aval e participação da própria atriz Betty Ting-Pei.
09 – Não foi comprovado indícios de Ataque Epiléptico. Não existe histórico de ataques durante sua infância ou na sua vida adulta. A pessoas que conviveram próximas à ele não presenciaram nada semelhante.

10 – Aneurisma Cerebral? Ele teria reclamado de muita dor de cabeça. Provavelmente decorrentes à traumas sofridos em lutas ou durante acidentes nas filmagens? Não há nenhum registro oficial ou mesmo testemunhas que apontem para essa hipótese. Segundo o relatório oficial, não se achou hemorragia ou quaisquer vestígios que apontassem Aneurisma Cerebral.

11 – Envenenamento? Foram feitos exames procurando Mercúrio e Chumbo no sangue de Bruce Lee, já que esses metais são associados a envenenamentos. Nada foi encontrado. Exames toxicológicos de sangue e tecidos foram mandados para três laboratórios diferentes e nenhum deles achou algum vestígio que confirmasse o envenenamento.


Bruce Lee se sentia ameaçado meses antes de sua morte misteriosa. Assim ele passou
a carregar um revólver em sua maleta junto com seus roteiros e projetos.
Obs.: Meses antes de sua morte, testemunhas diziam que ele estava paranoico, com a ideia de que estavam tentando matá-lo. E ele andava sempre armado com um revólver em sua maleta.

- Testemunhas afirmam que horas anteriores de sua morte ele não parecia saudável, além de reclamar de cansaço e dores de cabeça.

- Suspeitas caíram sobre algumas pessoas que poderiam querer a sua morte. Um dos principais suspeitos seria o diretor dos seus primeiros dois filmes, Lo Wei (morto em 1996), que também era membro da temida Máfia Triads e que teve uma grave discussão com Lee nos estúdios da Golden Harvest 10 dias antes da sua morte. Além dos chefões da própria máfia que tentaram aliciar Bruce Lee para seus negócios, em vão. Muitos afirmam que a própria Betty Ting-Pei era uma agente da Máfia que foi usada para seduzir, vigiar e, se precisasse, envenenar Bruce aos poucos. Bruce a teria conhecido no set de O Voo do Dragão (The Way of the Dragon), em 1972. Desde então, ela seria como uma sombra de Bruce Lee.

Bruce Lee teria sido apresentado à atriz Betty Ting-Pei pelo produtor
Raymond Chow durante as filmagens de "O Voo do Dragão" (1972).

Bruce Lee teve vários desentendimentos com o diretor Lo Wei durante
as filmagens de "O Dragão Chinês" (1971) e "A Fúria do Dragão" (1972).
O que culminou numa quase agressão física de Lee a Wei em 10 de julho
de 1973, dez dias antes de sua morte do Pequeno Dragão.
- E quanto ao Arsênico? Uma pequena observação (da minha parte) sobre esse temido veneno.
O Arsênico Branco ou Óxido de Arsênio, ou ainda Trióxido de Arsênio, é conhecido como o “Rei dos Venenos”, por ser inodoro, incolor e insípido. Os antigos ainda o chamavam de  “Pó de Herança”, porque seus efeitos mortais acelerava de forma conveniente a herança de Tronos e Títulos da Nobreza. Ele foi muito utilizado para aniquilar reis e inimigos políticos na história antiga por não serem detectáveis facilmente, até o químico britânico James Marsh (1794 – 1846) desenvolver o “Teste de Marsh”, que mesmo assim não era infalível em seus resultados. Ele pode ser misturado na comida ou bebida em doses discretas sem que altere o cheiro, a cor ou paladar. Em alta dosagem, causa vômitos e diarreia violentíssimas e falência cardíaca em dois dias. Em doses pequenas e regulares, causa dores de cabeça, náuseas, crises renais, hepáticas e gastrointestinais, comprometimento cardiovascular, convulsões, confusão mental, etc., até evoluir para uma quadro mais grave. Devido às propriedade variadas do veneno, os sintomas e as autópsias costumavam dar resultados inconclusivos. O Arsênico produz sintomas variados que podem ser confundidos com doenças comuns.

Arsênico, o "Rei dos Venenos" ou "Pó de Herança".
Obs.: Conforme o testemunho (extra oficial) de alguns funcionários da Kowlon Funeral Parlour, a Agência Funerária que foi responsável pelo velório de Bruce Lee em Hong Kong, tudo indicava que o Pequeno Dragão teria sido envenenado por Arsênico. Os funcionários que cuidaram dos preparativos e do corpo afirmaram que as mãos e os pés de Lee estavam enegrecidos e o lado esquerdo de seu crânio visivelmente lesionado. É sabido que um dos raros sinais visíveis de envenenamento por arsênico são as mãos e pés da vítima escurecidos. 

O Arsênico pode ser misturado na comida ou bebida sem que altere a cor,
cheiro ou paladar.

O Corpo de Bruce Lee sendo carregado nos corredores do Hospital Queen
Elizabeth por uma enfermeira. O fotógrafo autorizado para a autópsia
registrou apenas o rosto de Lee. Oficialmente, não foi fotografado o tronco, braços e pernas.

O corpo de Bruce Lee exposto no Kowloon Funeral Parlour, em Kowloon Tong.
O rosto está bastante inchado e excessivamente maquiado.
O caixão fúnebre exposto só revelava o rosto inchado e excessivamente maquiado de Bruce Lee. Seu corpo, braços, mãos, pernas e pés, estavam cobertos por um tecido de cetim prateado. Herbalistas chineses já usavam o arsênico na medicina há mais de 100 anos e sabiam que, na dosagem errada, o medicamento de cura passava a se tornar um veneno mortal. O arsênico é praticamente indetectável nos primeiros três dias após a morte da vítima até se instalar definitivamente nas mãos e pés. Uma colher de sopa (100mg) pode matar qualquer ser humano em poucos minutos. Sobre o inchaço ou lesão na têmpora esquerda de Lee, é bom lembrar que o Edema Cerebral é um inchaço do cérebro por excesso de líquidos, portanto um inchaço interno, e não visível. O inchaço externo do lado esquerdo não tem a ver com o Edema Cerebral e não foi mencionado oficialmente na autópsia ou comentado pelos parentes ou amigos mais íntimos de Bruce Lee.

O velório no Kowloon Funeral Parlour.

O rosto de Bruce Lee à (à esquerda) na sala de autópsia e no velório (à direita)
em Kowloon Tong. Marcas suspeitas são visíveis na têmpora esquerda de Lee,
assim como a estranha dobra no pescoço e a  quase ausência da
sobrancelha esquerda. Na foto à direita, a sobrancelha esquerda está de volta
e aparece uma marca na altura da bochecha esquerda.
12 – A Lesão nas Costas em 1970, a Hérnia de Disco e os Efeitos Colaterais do Esteroide Cortisona.
Obs.:  Cortisol é tido como Catabólico na medida que tem efeito oposto ao da Testosterona, Insulina e Hormônio do Crescimento, pois ele decompõe (“quebra”) o tecido muscular e com isso faz os músculos ficarem menores. O Cortisol pode ser liberado por vários fatores, como qualquer situação de alto estresse físico e mental (brigas, problemas financeiros, familiares, ansiedade) e alta temperatura.
O Cortisona usado de maneira descontrolada, pode levar a Infartos, Derrames, e a Morte.
Sinais do consumo extrapolado do Esteroide podem ser:
A - Transpiração excessiva, alguns atletas e artistas com Bruce Lee, removeram as glândulas sudoríparas para diminuir a transpiração. Bruce fez essa cirurgia em novembro de 1972. Consta que foi Betty Ting-Pei que o acompanhou durante o procedimento cirúrgico e não Linda Lee, sua esposa.
B – Grande perda de peso é outro sinal. Bruce estava visivelmente magro durante o término das filmagens de Operação Dragão. Seu peso normal seria de 62 a 64 kg, no seu último exame médico, em 25 de maio de 1973, ele teria pesado 57kg para 1,70m de altura.

Já no término das filmagens de "Operação Dragão" (março de 1973), Bruce Lee
estava visivelmente mais magro, só pele, ossos e músculos.

Bruce Lee e a sua transformação física, de 1966 a 1973.

Bruce Lee sofreu uma perda de peso considerável em 3 anos, de  1971 a 1973.
C – Em maio de 1973 durante o exame em Los Angeles, Bruce revelou ao médico que estava com forte estresse, dificuldade para dormir e com perda de apetite. Estava com porcentagem corporal de 1%, ou seja, somente pele, músculos e ossos. Para compensar a falta de apetite, tomava shake de proteínas (com ingredientes não convencionais, com água gelada, leite em pó, ovos crus inteiros com cascas, bananas, óleo vegetal, amendoim e sorvete de chocolate) preparados por Linda Lee. Além de beber também smoothies com carne crua de hambúrguer, que eram ricos em proteínas.

Bruce, Linda e Bob Wall no set de "Operação Dragão". Nota-se que
Bruce segurava um copo térmico contendo seus famosos smoothies.

Obs.: Um smoothie é uma bebida espessa, cremosa e fria, feita de frutas cruas, legumes e, às vezes, produtos lácteos, batidos num liquidificador.

Bruce Lee e o diretor Robert Clouse no set de "Operação Dragão".
Bruce não largava o copo com shakes especialmente
preparados para ele.
Obs.: Bruce já desconfiava que poderia estar sendo envenenado. Ele teria se tornado paranoico com isso. Alguns dos sintomas de envenenamento são náuseas, problemas estomacais e consequentemente falta de apetite. Mas os coquetéis eram preparados somente por Linda Lee, já que ele desconfiava de qualquer coisa que lhe ofereciam para beber ou comer fora de seu ambiente familiar. Os coquetéis eram levados até ele por Linda ou por alguém de sua confiança nos sets de filmagens.

Bruce Lee começou a desconfiar que poderia estar sendo envenenado e passou
a ficar paranoico com suas refeições.
D – Alteração no tom da pele, causando vermelhidão.
E – Dor de cabeça, perda de memória, irritação. Segundo testemunhas, durante os intervalos das filmagens de Operação Dragão, Bruce costumava repetir as mesmas histórias e costumava se irritar facilmente.
F – Nos últimos três anos de sua vida, tomando Cortisona, Bruce Lee poderia ter sofrido uma efeito devastador em seu organismo, causando uma Deficiência Adrenal, ou Crise Adrenal.

Lee, de 1964 a 1973, uma trajetória vencedora, mas meteórica.
Segundo o Dr. Michael Hunter, o Cortisol é um dos principais hormônios naturais liberados pelas Glândulas Adrenais que ajuda a regular a pressão sanguínea e a equilibrar o sal e a água no corpo.
O uso excessivo de Cortisona inibe as Glândulas Adrenais causando uma insuficiência Adrenal.  Em casos extremos os Rins não conseguem regular o equilíbrio de sal e água fazendo com que o volume e a pressão do sangue caiam, levando à Parada Cardíaca e à Morte. Isso é conhecido como Crise Adrenal.
Assim que a crise começou, o Sistema Cardiovascular entrou em colapso e a temperatura começou a subir. Por isso ele bebeu refrigerantes para tentar se refrescar. Isso levou a um desequilíbrio de fluídos nos tecidos do corpo que ficaram supersaturados.
Quando a dor de cabeça começou, ele tomou um analgésico e foi se deitar, mas o Sistema Cardiovascular entrou em colapso e seu corpo continuou a hiper hidratar. Logo depois ocorreu a crise paralisando a sua circulação sanguínea e ele sofreu o Edema Cerebral e o Coma fatal.
A razão de Bruce Lee ter sobrevivido a uma crise idêntica em 10 de maio de 1973, foi que ele foi removido sem demora para o Hospital Batista e os médicos lhe deram uma droga (Manitol) que paralisou a hiper hidratação, diminuindo o inchaço do cérebro,  causado por uma crise adrenal semelhante.

Bruce Lee dando entrevista a um canal de TV em Hong Kong, em 1972.

Bruce Lee em entrevista a um canal de TV de Hong Kong, no mesmo
dia em que discutiu seriamente com o diretor Lo Wei.  Dez dias após,
Lee morreria.

Lee aparentemente saudável em 12 de julho de 1973, à esquerda; e
morto na sala da autópsia 8 dias depois.
Para finalizar, o escritor e roteirista de cinema, Tom Bleecker, que foi o segundo marido de Linda Emery (viúva de Bruce Lee, entre 1988 a 1990), depois de divorciar-se, publicou o livro “The Life And Death Of Bruce Lee”, que denunciava dentre outras coisas, a dependência do Pequeno Dragão aos Esteroides Anabolizantes, que acabou por miná-lo fisicamente e o deixaram depressivo, paranoico e agressivo, agindo como uma bomba relógio de efeito retardado que o levou à morte. As revelações de Bleecker (que segundo ele, lhe foram confiadas por Linda) eram verdadeiras ou apenas suposições maldosas baseadas em factoides com o objetivo de realizar sua vingança pessoal?

Tom Bleecker, ex esposo de Linda Lee, denuncia em livro
supostos segredos de Bruce Lee.
Obs.: Bleeker denuncia em seu livro que Bruce tomava Esteroides Anabolizantes?  Esteroides Anabolizantes são Construtores Musculares Sintéticos. Bruce Lee não aprovava tais recursos para desenvolver sua musculatura, já que acreditava que excesso de músculos além de não serem esteticamente razoáveis, também prejudicavam sua velocidade como artista marcial, o que é essencial num combate. Ele na verdade, utilizava os Esteroides Catabólicos, que são anti-inflamatórios e analgésicos para aliviar as dores consequentes de sua lesão nas costas, e assim o fez até o dia de sua morte, por três anos, de 1970 a 1973.

O livro do momento, do jornalista Mattew Polly, em que se afirma
a possível causa da morte de Bruce Lee. Mais um engano e oportunismo sobre o assunto.
 Outro livro foi recentemente publicado pelo jornalista e escritor Matthew Polly, intitulado “Bruce Lee – The Life”, em que entre outras coisas, o autor afirma que Bruce Lee teria sido vítima na verdade de um choque térmico, se baseando no primeiro colapso que ocorreu em 10 de maio de 1973 nos estúdios da Golden Harvest, quando da sessão para dublagem de Operação Dragão. Ele lembra que o excessivo clima quente de Hong Kong exigia o ar condicionado no estúdio de gravação. Mas como o barulho do aparelho poderia interferir no som da dublagem, o técnico responsável pediu que desligassem o aparelho, fazendo com que o ambiente ficasse desconfortável e muito quente, principalmente para Lee, que já tinha retirado as glândulas sudoríparas das axilas, dificultando assim com que seu corpo dissipasse o calor pelo suor. Com a mudança brusca de temperatura, ele sofre um violento choque térmico que o leva a ataques convulsivos, segundo Polly, comum entre super atletas. Eu me pergunto, Bruce teria sofrido das mesmas condições desfavoráveis, a ponto de causar outro choque térmico no apartamento de Betty Ting-Pei, dois meses e dez dias depois? Um choque térmico pode causar um Edema Cerebral? Creio que não, mas com a palavra os especialistas. Sem contar que, provavelmente, o apartamento da famosa atriz Betty Ting -Pei seria climatizado. No livro Matthew Polly ainda explora alguns casos amorosos de Bruce Lee nos Estados Unidos na segunda metade da década de 1960 e posteriormente em Hong Kong e, ainda cita Steve McQueen, o ator de filmes de ação mais concorridos no final da década de 1960 e início dos anos de 1970, como o responsável por apresentar a maconha à Bruce Lee e também a uma de suas primeiras amantes, depois de já estar casado com Linda Lee.

Bruce Lee e Betty Ting-Pei eram realmente amantes e Linda Lee deveria saber.
Foto inédita registra Linda e Betty numa loja, juntas. As duas eram amigas e rivais?
Então, o que podemos concluir? Na verdade Bruce Lee foi morto pela própria obsessão de se tornar o melhor artista marcial de todos os tempos ou foi realmente assassinado por inimigos do submundo que o odiavam e invejavam por não terem conseguido controlá-lo?!?

Os Heróis nunca morrem. Walk On!
Por Eumário J. Teixeira.

50 comentários:

  1. Acho que forçou a si mesmo além dos limites e quebrou, pois usava drogas demais.

    ResponderExcluir
  2. Relutei bastante desta vez em tecer um comentário aqui para não parecer que sou um expert em assuntos envolvendo o grande mito que foi Bruce Lee, no sentido de parecer ter sempre algo a acrescentar aos brilhantes artigos e matérias trazidos a nós pelo Eumário.

    Entretanto, não pude deixar de expressar uma observação acerca de todo esse imbróglio de que sempre se revestiu a fatídica morte do Pequeno Dragão, posto que sempre se buscou saber qual seria o verdadeiro mistério acerca disto tudo.

    Analisando os vários e múltiplos fatores apontados como prováveis causas para a morte prematura de Bruce Lee, em minha modesta opinião eu acho que, mais cedo ou mais tarde, Bruce Lee, de alguma maneira, sucumbiria através de qualquer um daqueles fatores já apontados - ou, ainda, por outros mais.

    Portanto, se a sua morte não fosse decorrência de um suposto envenenamento progressivo e gradual por arsênico, poderia ter vindo a ser pela combinação do uso abusivo de substâncias químicas (cortisona) e das drogas ilícitas utilizadas para amenizar as suas dores crônicas (conclusão a que chegou o legista do documentário, no caso específico da cortisona); ou, então, poderia ter vindo a ser pelo extenuante overtraining diário - aquela compulsão exagerada de Bruce em estar sempre tentando superar os seus limites, expondo assim o próprio corpo a um nível de estresse potencialmente perigoso e fatal; ou teria vindo pela anorexia que já se evidenciava pela perda de peso e falta de apetite que Bruce começou a demonstrar, talvez como consequência da tremenda pressão a que estava submetido; ou, ainda, viria a ser pela sua irredutível disposição em não ceder a quaisquer exigências ou chantagem imposta pelas tríades, a temível máfia chinesa.

    E poderíamos continuar enumerando tantos e tantos outros fatores hipotéticos e presumíveis que, ao longo da carreira de Bruce Lee, iriam surgir e se somar para colocá-lo em um estado inevitável de encontro com a morte - encontro este que, mesmo inconscientemente, Bruce Lee fazia questão acelerar.

    No caso de Bruce, o fator mais em evidência naquele momento foi o que ceifou-lhe a vida, pouco importando se foi causado por envenenamento ou pelo abuso da cortisona. Mesmo que fosse eliminado esse fator, haveriam outros igualmente fatais e que faziam parte da existência do Pequeno Dragão. Parte do perigoso Tao que ele inevitavelmente decidiu seguir.

    Abs !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de mais nada, espero que tenha uma Feliz 2019, amigo e parceiro, Antonio Jorge. Fico agradecido pelos seus brilhantes e equilibrados comentários. Voltei ao tema da morte de Lee porque alguns amigos do blog me perguntaram sobre o tão comentado vídeo da autópsia e do livro de Matthew Polly. Assim decidi atualizar um pouco o assunto, apesar das dúvidas sempre permanecerem as mesmas. Mas como você mesmo frisou, independentemente das causas que o levaram à morte, tudo parecia cooperar para o fim trágico e precoce do Pequeno Dragão. Talvez por suas próprias atitudes obsessivas em conjunto com ações externas de falsos amigos e de inimigos declarados que queriam mesmo destruí-lo. Mas fazem mais de quatro décadas que ainda falamos sobre ele e sua figura mítica ainda continua nos fascinar apesar de seus inúmeros defeitos. Abraços Antonio, e até a próxima.

      Excluir
  3. Ola querido Emário e amigos.
    Dúvidas surgem. Bom,eu achei muito boa a conclusão do dr.ele e um renomado médico dentre várias autopsias a do Bruce eu creio que é a mais dificíl. Porém ele fez tudo com muita cautela e explicando fatores q so mesmo fãns saberiam.
    Eu fiquei abismado com a conclusão e em parte sarisfeito...
    Porém naquela sexta por que a ambulância demorou para chegar e pq demorou o trajeto que e praticamente ao lado do apartamento da betty? Por que demoraram para comunicar médico e serviço de emergência? Trapalhada ou negligência? Pois da 1 vez que ele teve o mesmo colapso não demorou mais de 10 min. Também Falta de apetide e desmaios tipico de envenenamento graduativo? Ou corticoides?
    Outra coisa é por que o fotografo não fotografou o corpo todo do Bruce? Esse fotografo deveria ter visto alguo a mais ali com certeza e a midia não foi atráz dele. Nunca vi em uma autopisia so ter 1 foto apenas do pescoço para cima. E por que aquela curvatura misteriosa no pescoço do Bruce com a traquéia quebrada?... Aquelas dúvidas todas que temos.
    Um fato interessante e a vitámina que ele tomava com carne crua e leite e sangue de vaca é uma curiosidade interessante que eu sabia em parte. Então é real mesmo que ele tomava isso. Outro fator e por que 20 anos depois o brandon foi assassinado e dizem que foi um acidente? A máfia e muito forte se for isso realmente. Pois nem em varios laudos da autopisa em 1973 detectaram envenenamento? Ou corticoides? Até mesmo acredito q ele morreria mais cedo ou mais tarde por um ou outro fator juntando tudo isso. Mas essa autopisia é um argumento bem forte e relevante mesmo... mas tem esse porém de certas negligências e mistérios. Fico pensando se for a máfia até onde manipularam médicos autopsia etc... compraram toda a cidade dentro e fora hong kong? Brandon solicitou fazer a exumação do pai e aposto que achariam alguo hoje com a técnologia que não acharam em 1973. Também Estranho a shannon e linda nao segurem com a exumação. Fico pensando o que é? Quem é? Ou até mesmo o que pensa que é essa máfia,que manipula ou ordena. Se caso for mesmo e muito forte em torno do Bruce muito mais de que qualquer outro artista. Comprar hong kong, medicos de dentro e fora de hong kong,e indutria cinematográfica e um absurdo. Mas são dúvidas dúvidas e dúvidas..

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rodrigo. As explicações do Michael Hunter são interessantes e razoáveis. Mas tem algumas questões não respondidas que não me fazem ficar satisfeito com o parecer conclusivo do renomado especialista. Você mesmo citou algumas. As aplicações regulares de cortisona por 3 anos e por conta própria, podem ter acelerado com o processo que o levou à morte. Mas, ao mesmo tempo, a hipótese de envenenamento não me sai da cabeça, mesmo porque o próprio Lee suspeitava disso. Sendo que alguns venenos, como o arsênico, além de ser difícil de ser detectado, pode apresentar sintomas de doenças naturais que podem comprometer o resultado dos exames. As fotos não divulgadas ou não realizadas durante a autópsia de seu corpo, podem ter escondido muitos vestígios, já que somente o rosto foi fotografado; sem falar na negligência e demora para chamar o atendimento de emergência no segundo colapso, fato inexplicável, pois o próprio Raymond Chow estava presente no primeiro incidente e saberia da gravidade da situação. Uma coisa é certa, não foi o comprimido Equagesic, ou overdose de Haxixe ou maconha. Mas, quem sabe um dia a verdade vem à tona, não é mesmo? Obrigado pelo comentário e participação, amigo.

    ResponderExcluir
  5. Tenho pesquisado muito sobre Bruce Lee nos últimos 2 anos. Há alguns meses atrás encontrei um site que tinha uma linha do tempo da vida dele, e em Fevereiro de 1973 ele comentou com sua irmã, Anna, de que sentia que não viveria muito tempo. Não consigo achar a fonte agora, vou procurar mais tarde, mas sempre fiquei muito intrigado com isso.

    Isso se encaixa com o texto que diz que ele andava sempre armado com um revólver em sua maleta. Aliás, poderias me dizer de onde tirasse essa informação?

    ResponderExcluir
  6. Olá, Nicolas. Se você buscar no blog Bruce Lee In Focus, você achará também um linha de tempo de Bruce Lee, no link: https://bruceleeinfocus.blogspot.com/2017/08/bruce-lee-cronologia-ilustrada-parte-i.html
    Sobre a sensação de que não iria viver por muito tempo, ele teria confessado (dentre outras pessoas mais íntimas) à sua irmã Agnes, e não "Anna". E na questão da arma, além de vários artigos de outros sites dos quais não me lembro no momento, no próprio documentário "Autópsia de Famosos - Bruce Lee", há uma referência sobre o assunto. Obrigado, pela participação.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, Sou também um fã do Bruce Lee além de um grande artista marcial era tambem um excelente filósofo. A Causa da sua morte para mim também sempre foi motivo de curiosidade e sempre achei que o comprimido fosse o motivo. Mais não nego que a sua morte e a do seu filho sempre foi algo suspeito apesar de achar que a do Brando parece mais com algo criminal. Já a do Bruce não que ele tivesse inimigos sempre me pareceu mais uma fatalidade e então assisti esse documentário e fiquei deveras impressionado com o relato do médico tudo muito bem analisado e evidenciado. Por hora mudei minha opinião e acredito nos fatos científicos do médico Maísa verdade só a Deus pertence. Uma coisa ninguém pode negar a visível mudança física do Bruce esse desgaste contribui e muito para a sua morte.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde. Obrigado pelo comentário amigo, pena que não se identificou. Mas também concordo que há grandes possibilidades que o desgaste físico, mental e emocional de Bruce Lee podem ter contribuído para a sua morte, além das drogas lícitas e ilícitas que ele habitualmente consumia para aliviar a dor das costas e o constante stress. Mas nada me faz parar de pensar que a sua morte e a de Brandon estão relacionadas com um ato criminoso, intencional e oportunista. Continue acompanhando e divulgue o blog. Até mais.

    ResponderExcluir
  9. Acabei me esquecendo da identificação, Me chamo Bruno, Professor de Educação física. Aproveito também para parabenizar pelo blog e as informações e fotografias são excelentes. Abraço

    ResponderExcluir
  10. Ok. Abraços, Bruno. E obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  11. Creio que devido ao uso constante de cortisol, o Lee teve uma insuficiência adrenal. Isso é muito provável dado que o cortisol em excesso se transforma numa neurotoxina que ataca o hipocampo cerebral (causando lesão hipocampal); não é atoa que ele ficou paranóico e estranho nos últimos dias. Assim as glândulas adrenais (que produzem o cortisol e o déia) ficam limitadas, soltando o cortisol na corrente sangüínea constantemente. Um pouco mais sobre síndrome da fadiga adrenal: https://m.youtube.com/watch?v=ti5En9n79sQ

    Devido ao estresse da vida e sua obsessão física, o Lee acabou se auto-destruindo aos poucos.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Vyktor. Obrigado pela dica do vídeo. Já assisti e realmente tem muito a ver com a condição que Bruce Lee experimentou nos 3 últimos anos de sua vida. Muito stress e o excesso de cortisona, podem ter causado o colapso em seu organismo. Apesar de eu acreditar que foi uma combinação de fatores, inclusive o envenenamento progressivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Envenenamento progressivo? Como isso foi possível?

      Excluir
    2. Não estou afirmando que isso ocorreu, suspeito, mas desconfio que poderia ter acontecido o envenenamento por pequenas doses regulares de um veneno imperceptível, sem cor, cheiro ou gosto, como o arsênico, por exemplo, em suas bebidas e refeições por pessoas próximas à ele. E isso começou a ocorrer provavelmente a partir de 1972, depois que ele tornou-se independente como produtor e diretor fundando sua própria produtora, a Concord Production, apesar de ainda continuar sócio de Raymond Chow. Foi neste ano de novas perspectivas e projetos ambiciosos, que Bruce fez em ensaio fotográfico para a Shaw Brothers, concorrente da Golden Harvest de Raymond Chow e que, coincidentemente, Lee também foi apresentado à atriz Betty Ting-Pei pelo próprio Chow, enquanto filmava "O Voo do Dragão" (The Way of the Dragon). Mas aí seria um ato tremendo de traição e conspiração tramado por pessoas que o cercavam e em que ele supostamente confiava, não é mesmo? Mas não acho impossível. Raymond Chow, Betty Ting- Pei, e o irmão de criação e mordomo de Lee, Wu Ngan, eram considerados os principais suspeitos no caso de um possível envenenamento, pela imprensa marrom de Hong Kong. Em relação à uma possível participação da máfia, o diretor Lo Wei era membro da Triads, e se desentendeu seriamente com Bruce pouco dias antes de sua morte e quase chegaram às vias de fato. A máfia já estaria de olho em Bruce, já que ele não queria fazer negócios com a organização e ainda "peitava" seus membros, apesar de antigos membros da Triads afirmarem posteriormente à sua morte, que não tinham nada contra ele. Mas se juntarmos o ódio de alguns diretores e produtores sócios da Triads, somados à uma jovem atriz inteligente e sedutora que praticamente foi "empurrada" para ele, seus casos extra conjugais, mais o stress e o uso abusivo de cortisona e outras drogas ilícitas não recomendadas, junto com treinamentos físicos bizarros, seu gênio explosivo, etc., creio que tudo isso contribuiu para o cenário se tornasse propício para um assassinato bem tramado, como num bom filme de suspense. Abraços.

      Excluir
  13. Wu Ngan morava junto na risedência e no dia da morte do bruce simplesmente não estava em casa. Nem entrevistas nem nada. Foi um irmão de criação do bruce tendo participado apenas de o vôo do dragão. Muito estranho não? E o silêncio de linda? Muito estranho tambem... quanto a atriz prostituta de taiwan betty ting pei (digamos assim pois ela era uma mistura de atriz biscate envolvida com a máfia chinesa) foi apresentada por raymond chow. Poderia ser uma isca. Nada melhor que uma isca para se relacionar com um homem e dormir com ele para envenena-lo ou no decorrer dos encontros escondidos aos poucos ir envenenando o bruce. Pois ela sabia que bruce era casado e em partes linda depois ja sabia das traições e aceitava. Mistérios e mais mistérios. Que quem sabe são betti ting pei que da entrevistas distorcidas sobre o assunto que ninguem entende nada. Pois a própia e tão cara de pau que negou ter relações sexuais com bruce e 2 anos depois da morte estrela um filme da shaw brothers ao qual conta os ultimos dias de bruce e a propia betty faz o papel dela e transa com bruce. E muita locura... outro que saberia o que aconteceu e Wu Ngan,aposto que linda lee tambem sabe e possivélmente shannon pela mãe em alguma conversa ou desabafo... charles hung e compania limitada tambem acredito que saibam e estao bem vivos ainda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mistérios que um dia vão ser respondidos, Rodrigo. Espero, eu. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  14. Esse site tem umas informções que confirma o certo assassinato so esta em inglês mas e muito interessante aqui diz q ele estava sem um pé do sapato quando foi encontrado e que ele teria sido levado para o apartamento da betty ting pei. E que 2 dos policiais que chegaram no apartamento disseram com confirmação que foi uma queima de arquivo.
    https://popcultmaster.com/2016/05/20/bruce-lee-was-murdered/

    ResponderExcluir
  15. Faz muito sentido a morte por causa do cortisona, todos os dintomas que ele estava tendo antes de morrer, mas o que me intriga e a briga com mafiosos, a arma que ele levava, com certeza sofreu ameaças de morte, e o mais intrigante é Brandon Lee ser assasinado (ninguém me convence que foi um acidente), depois de declarar que iria investigar a morte do pai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compartilho de sua opinião, Ruan Marco. Obrigado pela participação.

      Excluir
  16. Em primeiro lugar quero parabenizar pelo ótimo trabalho Eumario, seus comentários e pontos de vista são muito coerentes , eu trabalhei como perito criminal e com base nos meus 13 anos que tive nesse profissão , com base nas provas do inquérito e tudo mais que vc postou tbm, tenho por certo que o pequeno dragão foi assassinado, primeiro por poucas doses do veneno que vc mesmo destacou muito bem ,porque os efeitos dela no organismo batem com as queixas de Bruce após o incidente nas gravações em Hong Kong ,não sei como um perito forense como o médico que fez o diagnóstico da causa morte de Bruce Lee , naquele documento da Discovery Channel , usou um relatorio oficial que ninguém acredita dado a foto no necrotério , lesões no corpo , a demora para o resgate , a falta de pessoas da sua segurança particular que sabemos que Bruce tinha ,não estarem em nenhum momento próximo a ele nas horas antes de sua morte.
    Ao meu ver , Bruce Lee foi assassinado primeiro com as doses de veneno para lhe tirar sua condição e plena rapidez de raciocínio , infelizmente , como não ouve uma perícia confiavel nos dois locais antes da morte de Bruce , na casa dele e no apartamento onde morreu, em algum momento , talvez já alterado pelo veneno , Bruce ficou inconsciente , agrediram ele até morrer , isso explica as marcas e inchaços e ate mesmo a dobra no pescoço que a foto no necrotério deixa bem clara , e o pior de tudo , sabemos que a necropsia tem que ser feita até 24 horas da morte para se achar as causas da morte , no caso de Bruce , foi feita 4 dias após a morte, será que não seria para esconder as possíveis marcas do envenenamento?
    Sem falar do caixão que apenas a cabeça de Lee estava a mostra , fato esse que pode ser para esconder as marcas no restante do corpo , marcas essas que tiveram que maquiar ele para tentar esconder do rosto a ponto de refazer a sombrancelha , maquiagem essa que até os mais íntimos amigos de Bruce não o reconheceram no velório , por fim, infelizmente ele se foi , de uma forma criminal com certeza , e acreditar que foi por causa de uma aspirina , isso aí já é acreditar em contos de fadas , o problema agora é saber quem foi o real mandante desse crime bárbaro que até hoje está sem explicação .

    ResponderExcluir
  17. Obrigado amigo, pelo comentário e elogios. Pena que não se identificou. Mas penso como você. Todas as circunstâncias que envolveram a morte de Bruce Lee cooperaram de forma maligna para que ele não passasse daquela noite fatídica em 20 de julho de 1973. O médico forense, Michael Hunter, como você mesmo frisou, se baseou em relatório oficial para a partir daí descartar todas as outras possíveis causas polêmicas para sua morte, fixando como a mais provável o consumo excessivo de esteroide cortisona a partir de 1970, para amenizar as dores nas costas por parte do Pequeno Dragão. Hábito que teria provocado um colapso em seu organismo em julho de 1973, causando-lhe a morte. Mas esse tipo de programa especulativo, típico da Discovery Channel, não tapa as lacunas deixadas. Muitos detalhes do antes, durante e depois da morte de Bruce Lee não foram mencionados, como as marcas no seu rosto ainda que maquiado e a não exposição das fotos do legista tiradas do tronco, braços e pernas, por exemplo. Mas o que podemos fazer como fãs é cobrar, duvidar e exigir a verdade, e creio que um dia ela virá! E fique atento, até o fim do mês devo postar uma matéria sobre o envolvimento de Bruce Lee com o diretor e produtor, Roman Polanski e a atriz Sharon Tate, que foram destacados no filme recente de Tarantino, "Era Uma Vez em Hollywood". Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Desculpe Eumario achei que tinha chegado com meu nome no comentário , meu nome é Luciano Sgravetto Luiz , sou um grande fã do Bruce Lee assim como vc e os amigos que antes de mim postaram seus comentário,fico feliz por ter em nosso país uma pessoa como vc que é coerente e nos trás mais conteúdos de excelente qualidade a esse respeito ,como vc espero que um dia a verdade venha a tona de uma das mortes mais misteriosas do mundo do cinema, forte abraço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela força Luciano. E fique atento, até o fim deste mês de julho sairá uma postagem inédita e muito interessante sobre o que realmente está por trás da figura de Bruce Lee na época do assassinato da atriz Sharon Tate e amigos, em 1969. Abraço.

      Excluir
  19. Mistérios!
    A morte de Bruce Lee sempre me intrigou, não acredito em morte por edema, depois a morte de Brandon Lee, acidente?
    Claro que não!
    Seria muita coincidência.
    A verdade esta guardada eu acredito com Linda e a amante.
    Engraçado é que suspeitaram da amante mas não suspeitaram da esposa?
    Uma esposa traída é um perigo.
    Loucuras da minha cabeça?
    Talvez ou não!
    Ansiosa pela próxima postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Catiuscia. Não se deve desprezar a ira de uma esposa, nunca! Um dia saberemos. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  20. No mínimo estranho essa foto da linda com a betty...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maurício. Você foi o primeiro a estranhar ou pelo menos mencionar a foto. Não é mesmo um registro que vai contra a história? Segundo relatos Linda sabia dos casos de Bruce e mais precisamente sobre Betty Ting-Pei, mas permanecia calada. O aparecimento da atriz na vida de Bruce Lee em 1972, durante as filmagens de O Voo do Dragão, até sua morte em julho de 1973, aconteceu em pouco menos de um ano. Será que foi tempo suficiente para Betty fazer amizade e conquistar a confiança de Linda e ainda se tornar amante de Bruce? Linda não podia ignorar as fofocas dos jornais de Hong Kong neste período. E essa foto que me parece ser já de 1973, é mesmo uma incógnita. Eram amigas, rivais ou cúmplices? Obrigado, pelo comentário.

      Excluir
  21. Eumario Jose Teixeira, confesso que foi a primeira vez que vi essa foto da linda com a betty (e olha que acompanho a vida do Bruce desde 1989). Fiquei perplexo. Aliás, é uma grande reviravolta pra mim começar a suspeitar da linda como cúmplice (ela preparava as bebidas dele). É um registro que vai contra a história sim, como tu disse. Aliás, acho estranho que esta foto não circule tanto.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite, fiz algumas pesquisas e descobri tanto aqui quanto em outro blog em inglês que wu ngan, morava com ele na época de sua morte, e simplesmente sumiu sem mais nem menos, e que ele está na Inglaterra e foi procurado por este fã clube de Bruce Lee, que lhe fizeram algumas perguntas e suas filhas tiveram que traduzir, porém não houveram respostas. E que ele está no Reino Unido. Confere isto?
    E novamente gostaria de lhe dar os parabéns por tanto conteúdo bom. Confesso que já repeti por várias vezes a leitura das suas postagens, e continuarei assim. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite, Marcondes. Pelo que consta em imagens, Wu Ngan comparece ao velório de Bruce Lee em Hong Kong e após a cerimônia teria feito um acerto "compensador" com Linda Lee pelos serviços prestados e teria retornado para Londres com a sua família. Como se sabe, Wu Ngan foi criado na casa da família Lee com se fosse um dos irmãos de sangue de Bruce. Quando Bruce o reencontrou em Londres em meados de 1971, o convidou para retornar e morar com ele em Hong Kong, antes do início das filmagens de O Dragão Chinês (The Big Boss). Ngan aceitou e passou a servi-lo como um assessor geral, caseiro e dublê até a morte repentina de Bruce. Mas com todas aquelas polêmicas em torno da morte do amigo, Ngan volta rapidamente para Londres e passa a viver na obscuridade. Há informações não confirmadas que Wu Ngan faleceu algumas décadas atrás. E não há registro de algum depoimento dele sobre as reais causas da morte de Bruce Lee. Obrigado pelo prestígio e até mais.

      Excluir
  23. Faz uma postagem sobre o George Lee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na postagem "Bruce Lee e o seu Equipamento de Treino Incomum" (https://bruceleeinfocus.blogspot.com/2020/05/bruce-lee-e-o-seu-equipamento-de-treino.html) neste blog, há alguma informação sobre George Lee.

      Excluir
  24. Olá. Meu nome é Alberto e gostaria parabenizar pelo excelente blog. Sua forma de escrever e pesquisar são maravilhosas, pois eu também sou fã incondicional de Bruce Lee e sou também Sifu de Wing China Kung Fu. Gostaria de contribuir com um comentário singelo sobre a morte de Bruce...eu acredito firmemente em envenenamento. E mais, ele teve traumatismos no rosto, escondidos depois por maquiagem como você mesmo detectou....e no corpo? Teria fraturas? Nunca saberemos.

    Mas o fato é que em minhas pesquisas eu vi que Bruce Lee tinha um seguro de vida milionário, mas que só seria usufruído pela família, mediante causas naturais. Isso pode ter sido a causa de tanto silêncio por parte da família com autópsia ou por uma investigação mais firme sobre o assunto. Mas Brandon sabia dem detalhes e quis investigar...teve o mesmo destino. Como seAse diz aqui no Brasilt: "Aí tem coisa". Que tal uma pesquisa sobre esse detalhe do seguro de vida? Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  25. Olá, Alberto. Que bom que aprovou o Bruce Lee in Focus, tal receptividade vindo de um Sifu de Kung Fu, me anima ainda mais. De qual parte do Brasil você administra suas aulas? Vamos torcer para que essa pandemia passe logo, não é mesmo? Sobre a morte de Bruce Lee, no blog você pode ter algumas informações extras nestas postagens: "A Morte de Bruce - Estudo sobre a Autópsia e Outras Possibilidades"; "O Mistério nas Mortes de Brandon & Bruce Lee" e "Bruce Lee - Cronologia Ilustrada - Parte VI (Final)". É só jogar o título na caixinha de pesquisa. Estou até tentando coletar algumas informações sobre a questão do seguro de vida, transferência misteriosa de ações da sua companhia Concord Productions e alguns bens para o nome de alguns supostos amigos mais próximos como Wu Ngan, que foi criado com Lee como um irmão, e passou a ser seu mordomo, caseiro e chegou a figurar em alguns de seus filmes. Têm muitos pontos obscuros a serem elucidados ainda, como o da morte de Brandon Lee que queria reabrir a investigação da Morte do pai, etc. Obrigado pela força, amigo. Abraço.

    ResponderExcluir
  26. O choque térmico é possível também se chegarmos a conclusão que ele poderia estar transando com a moça. Isso explicaria a demora em chamar a ambulancia, ja que ficaria estranho pra ela receber a ambulancia sozinha. Por isso chamou o Chow. As inumeras mentiras contadas me parecem que tiveram a concordância da Linda também, afinal, manter a imagem de bruce lee a mais perfeita possível é importante para todos os envolvidos, pois a alma do Bruce virou um fundo, que até hoje rende muito. Em bruce lee: the legend, a gente vê essa coisa de tentarem torna-lo uma pesso acima de qualquer erro, o que é desnecessário, pois bruce lee sempre vai merecer admiração, uma pessoa 50 anos a frente de seu tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo é possível, amigo desconhecido. Uma coisa é certa, "Bruce Lee" é uma marca que ainda rende lucros para quem souber explorá-la mesmo após 47 anos de sua morte. E é o que Linda e Shannon procuram fazer atualmente, além de tentar transformá-lo numa espécie de super-herói imaculado. Mas Bruce era um ser humano como todos nós, tinha suas virtudes e defeitos, mas com certeza era um em um milhão. Abraço.

      Excluir
  27. É um absurdo que até hoje existam tantas pessoas que acreditem que ele morreu de causas naturais

    ResponderExcluir
  28. a linda envolvida?ai já acho demais,eu fico com a analise do medico forense do discovery,ele morreu por causa do uso excessivo de esteroides,q ele foi surrado insconsciente,acho fantasioso,é dificil mesmo de acreditar q ele tenha morrido assim tao repentinamente no auge da carreira,por ele ser tão jovem,mas é o destino de todos nós,todos vamos morrer em um dia,com ele criou toda essa teoria de assassinato,envenenado pra oportunistas ganharem com seu nome,algo que ele nunca precisaria,por ser tão grandioso e extraordinário que foi,e as marcas no rosto dele no caixão,creio q foi efeito colateral que o corpo apresenta no pos mortem,o corpo depois de morto acontece uma serie de efeitos,dentre inxar,mudar de cor,etc,agora a do brandon lee sim eu penso ser criminal,por algum mandante que pensou,"não queremos outro bruce lee pra nos atrapalhar",é apenas uma opinião amigo,grande abraço

    ResponderExcluir
  29. Obrigado pelo comentário, amigo. Nunca teremos certeza de nada, são muitas teorias sobre o ocorrido. Também não creio no envolvimento de Linda, mas na verdade acho que nunca saberemos ao certo. Mas eu fico com a hipótese de assassinato, nos casos de Bruce e Brandon. Abraço e não deixe de se identificar no próximo comentário.

    ResponderExcluir
  30. Bruce é um herói por tudo o que fez e pelo que alcançou, eu sempre digo, quando chegar a sua hora, nada pode impedir sua morte, não importa se vc é o Bruce lee.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Cristian. Não importa como ela venha, se for a hora determinada por DEUS, não tem jeito. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  31. Boa tarde Eumario, tem um vídeo e também reportagem sobre algumas cartas de Bruce Lee, para o ator Robert Baker, solicitando o envio de drogas pesadas, inclusive tem a participação de linda Lee, no envio de dinheiro, pergunto até onde isso é verdade, não consigo acreditar nesse tipo de reportagem.

    Um abraço

    Aécio Bandeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Aécio,

      Estou ciente dessa bomba que estourou na internet, chocando os amantes das artes marciais e fãs de Bruce Lee.
      A ironia ou mesmo maldade, foi que essa notícia foi divulgada semanas antes da data do 48º ano de sua morte.
      Fiquei surpreso que a filha do falecido Bob Baker, aluno de Lee que fez participação em A Fúria do Dragão (Fist of Fury – 1972) como o lutador russo Petrov, tenha exposto estas cartas pessoais e comprometedoras de Bruce Lee (a seu próprio pai), décadas depois, apenas para ganhar alguns dólares e resolver, quem sabe, sua vida financeira.
      É sabido que Bruce Lee utilizava substâncias ilícitas como maconha, haxixe e pílulas desde o final da década de 1960, graças à influência dos seus amigos e celebridades de Hollywood, como Steve McQueen e James Coburn, principalmente.
      Depois que ele sofreu a terrível lesão nas costas em 1970, por conta de um exercício com pesos, ele também passou a usar aplicações diretas na coluna de cortisona para aliviar a dor que o atormentou até a morte.
      Sempre houve boatos sobre o seu consumo regular de bolinhos de haxixe e cigarros de maconha para eventualmente amenizar essas dores e o alto stress em Hong Kong por causa das pressões sofridas por conta das filmagens e desentendimentos com diretores e produtores e até ameaças sofridas por lutadores que o desafiavam na rua e sets de filmagens ou da máfia que queria aproveitar e explorar sua fama.
      Mas agora com todo aquele conteúdo explosivo das cartas guardadas por Bob Baker, volta-se a questionar sobre a morte de Bruce Lee ter sido causada por overdose de alguma substância ilícita, quem saberá ao certo?!?
      Há um filme de 1976, “Bruce Lee and I”, com Betty Ting Pei e Danny Lee em que se mostra os encontros amorosos de Bruce e sua amante Betty Ting Pei, onde rolava um consumo de drogas variadas, maconha, pílulas e cocaína e noitadas de sexo. Achei um filme oportunista e sensacionalista por parte de uma mulher que dizia amá-lo tanto e procurava preservar sua memória; mas agora me parece que tem algum fundo de verdade naquilo.
      As cartas em si, exibidas na internet, me parecem autênticas, a letra realmente parece com a de Lee e algumas cartas foram escritas em papel timbrado da academia de Jeet Kune Do, com sedes em Oakland (onde Bob Baker treinava), Seattle e Los Angeles.
      Acho que já foram reconhecidas e autenticadas, já que foram a leilão.
      Até agora não soube de nenhum pronunciamento da viúva Linda Lee, agora casada pela terceira vez ou de sua filha com Bruce, Shannon Lee, sobre isso.
      Aliás, as cartas comprometem até a própria Linda Lee no suposto tráfico de drogas dos EUA para Hong Kong.
      Já tenho algum material sobre o assunto, mas fiquei tão chocado com essa exposição desnecessária, covarde e oportunista que não sei se postarei algo a respeito, ainda.
      Vamos focar no legado de Bruce Lee, seus valores, filosofia e sua influência revolucionária para o mundo das artes marciais, pois acho nem essas cartas abalará a fidelidade de seus fãs mais fiéis.

      Abraço e obrigado pelo comentário.

      Excluir
  32. Hoje tenho 30 anos e consegui separar muito bem o que admiro em Bruce Lee. Conforme fui aumentando o conhecimento sobre sua vida, fui amadurecendo e vendo que é um homem importante para a vida, para um tempo, para as artes marciais, para o cinema, para superação para os dias de hoje e tantas coisas mais. Vim aprendendo que devo respeitá-lo e continuo o admirando muito, mas hoje sou um adulto. Vejo de forma diferente, entende? (Não sou bom em me expressar por escrita)
    Bruce lee tinha algo muito especial, isso nos prende ainda à ele, mesmo estando morto à quase 50 anos. Muitos aqui nem haviam nascido quando ele morreu, mas as histórias, mitos e tudo que envolve a vida deste ser humano memorável devem continuar sendo discutidas. Temos visto pessoas que conviveram com ele indo morrerem. Somos a geração que temos que seguir com isso, quaisquer que seja o assunto. Afinal, a vida dele teve altos e baixos, e nós como fãs verdadeiros, devemos estar preparados para quaisquer notícias atualizadas.
    Se eu pudesse ter acesso à todo material que ainda existe de Bruce, eu veria todos. Mesmo nem todos sendo bons. Acredito que também podemos aprender com seus erros.

    Obrigado, Eumario. Por todo conteúdo que vêm postando, estou de olho em todos e já vi todos mais de uma vez. Sempre ansioso e esperançoso por mais informações. Mesmo que sejam sobre drogas.

    Do quê precisar, estaremos aqui.

    Um grande abraço, e cuide-se.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, pelo apoio e reconhecimento do meu trabalho, Marcondes. Como já mencionei para outros amigos do blog, minha intenção é justamente informar aos fãs verdadeiros e estudiosos de Bruce Lee tudo o que for possível sobre sua vida, que apesar de ter sido meteórica, foi intensa e muito produtiva. Não se pode deixar um personagem como este no esquecimento. Eu já citei antes, mas repito, acompanho e pesquiso o que posso sobre ele desde os meus 11 anos de idade. Atualmente estou com 59 anos e continuo garimpando mais sobre sua vida. Mas no passado, sofria bastante com pouca informação, textos contraditórios, repetitivos e muito superficiais. Sempre quis suprir e corrigir essa carência de informações no Brasil sobre ele, apesar de ter adquirido muitas informações valiosas em publicações em livros e revistas nos anos de 1970/80 de especialistas e pesquisadores como Marco Natali, Maria Antonieta Fernandes e Aluízio Ignácio de Oliveira Júnior, só para citar os principais. Eu apenas quis dar continuidade ao trabalho desses pioneiros. E graças a amigos, como você, sempre dando força e aprovando meu trabalho, me animo para continuar. Muito obrigado pelo incentivo. Sinta-se a vontade para fazer críticas também. E se prepare, para o mês de novembro vem uma postagem bastante polêmica e interessante. E não se preocupe, você escreve muito bem. Abraço e cuide-se também. Walk On!

      Excluir