Bruce Lee

Bruce Lee
The Game of Death - JKD

sábado, 18 de outubro de 2014

O MISTÉRIO NAS MORTES DE BRANDON & BRUCE LEE


Coincidências macabras na vida e na ficção podem ocorrer e assim foi com Bruce Lee, morto em 20 de julho de 1973, aos 32 anos, vítima de edema cerebral ou inchaço do cérebro devido a uma reação alérgica ao componentes do comprimido de Equagesic que tomou no apartamento da atriz chinesa Betty Ting-Pei que, soube-se mais tarde, era membro da máfia chinesa Triad e teria se casado com um dos chefões mafiosos (Charles Heung) com quem, inclusive, teve um filho (dizem, para se manter viva), algum tempo depois da misteriosa morte de Lee.  

Bruce Lee e Betty Ting Pei, um relacionamento amoroso que se tornou mortal?
Betty teria se separado de Heung anos depois e se tornado monja budista. Alguns afirmaram que por saber demais, Betty continuava em risco de morte, tornando-se monja ela assegurou a sua vida, pois mafiosos asiáticos, por superstição, não assassinam religiosos budistas. Algumas fontes sugeriram que Bruce Lee teria sofrido um possível envenenamento por arsênico no estilo antigo das máfias chinesas sem deixar vestígios para posteriores investigações e Betty Ting Pei teria sido usada como isca, estreitando seu relacionamento íntimo com Bruce ao usar seu charme sedutor e inteligência para finalmente atraí-lo para a morte, se assim fosse decidido pela Triad. 

Charles Heung, ex-ator e hoje um conhecido chefe da máfia Triad de Hong Kong, foi casado com Betty Ting Pei
A hipótese de envenamento foi reforçada quando vazaram depoimentos de pessoas que auxiliaram os legistas que fizeram a autópsia do corpo de Bruce Lee, que perceberam suas mãos e pés enegrecidos, uma característica do envenenamento por arsênico, e que a têmpora esquerda estava inchada como se tivesse levado uma forte pancada. Antes do sono mortal no apartamento de Betty Ting Pei, Bruce teria sofrido um colapso meses antes durante uma passagem de som de Enter The Dragon (Operação Dragão – 1973) nos estúdios da Golden Harvest. Raymond Chow estava lá quando Bruce teve convulsões, fez vômito e, quase em coma, foi levado ao hospital rapidamente. Mas se recuperou, fez exames e foi comprovado que estava em perfeita forma física ainda que fosse prescritos medicamentos para reduzir o volume anormal de seu cérebro e algum tranquilizante.
No filme Fists of Fury (A Fúria do Dragão – 1972) dirigido por Lo Wei, o mestre do herói chinês Chen Zhen (Bruce Lee) é assassinado por envenamento por pessoas ligadas à sua escola de artes marciais a mando das autoridades invasoras japonesas. Chen logo desconfia da morte misteriosa do mestre, que tinha boa saúde e se cuidava apesar da idade já avançada. Ao investigar descobre vestígios e pistas que o levam a ter certeza do atentado contra o mestre. Chen se vinga dos usurpadores japoneses e, no final, é convencido pelos companheiros de escola a se entregar às autoridades policiais. No entanto, é assassinado por um grupo de “justiceiros” estrangeiros à bala quando era guiado pela autoridade policial na saída da escola. O filme foi baseado numa história real que aconteceu no início do século XX, mais precisamente em 1910, quando o famoso e imbatível mestre chinês, Huo Yuanjia, morreu misteriosamente no leito de sua cama sob suspeita de ter sido envenenado por agentes japoneses. Um de seus discípulos teria se revoltado contra as autoridades japonesas ocupantes e teria sido morto ou dado como morto.

Final de Fists of Fury onde Chen Zhen é fuzilado ao saltar contra a multidão armada. A cena que foi incluída no Jogo da Morte de 1978, teria inspirado os assassinos de Brandon Lee?
A cena do fuzilamento de Chen Zhen foi usada na montagem (caça-níqueis) de The Game Of Death (O Jogo da Morte – 1978) onde o personagem Billy Lo (Bruce Lee), uma ator famoso de artes marciais em Hong Kong, que era assediado constantemente pela máfia, sofre um atentado no set de filmagem com balas de verdade ao invés de serem de festim. Billy Lo teria recebido um tiro no rosto, mas se recupera, e após uma cirurgia plástica parte para a vingança bem sucedida.

Stick, agachado, espera o momento certo para atirar em Billy Lo no Jogo da Morte (1978)
Billy Lo é atingido no rosto, mas sobrevive para a vingança na ficção


Voltando à realidade, 15 anos depois, mais precisamente em 31 de março de 1993, durante a gravação no set de filmagem do filme The Crow (O Corvo), Brandon Lee foi atingido mortalmente por um tiro no abdomem que perfurou diversos orgãos, causando hemorragia interna e cujo projetíl fraturou sua coluna. Novamente a máfia chinesa estava por trás dessa tragédia? Brandon foi vítima de um tiro certeiro de uma magnum 44, no set de filmagens. A munição da arma usada deveria ser de festim, mas por uma falha inexplicável e certamente suspeita, não houve uma conferência adequada da arma em questão a ser utilizada na cena fatal não só para o personagem, mas também para o próprio Brandon. O ator responsabilizado pelo tiro fatal, Michael Massee, foi inocentado posteriormente e somente acusado de negligência, mas ficou quase um ano afastado da mídia e do cinema, deprimido, reconhecendo que foi indiretamente responsável pela morte de Brandon.

Michael Massee, responsável e ao mesmo tempo vítima na morte de Brandon Lee em 1993
Tal como aconteceu na cena de A Fúria do Dragão (1972) em que Cheng é assassinado e que também foi utilizada para ilustrar o atentado a Billy Lo em O Jogo da Morte (1978), Brandon foi ferido mortalmente numa cena para O Corvo (lançado em 1994) em que seu personagem, Eric Draven, seria abatido a tiros. Uma mescla macabra de ficção e realidade.

Encenação do "acidente" com Brandon Lee no set de O Corvo (1993)
Quando ocorreu o “acidente” com Brandon, as filmagens de O Corvo não haviam sido concluídas totalmente, mas com os recursos modernos de computação, as cenas não filmadas por Brandon foram feitas por um dublê com o rosto de Brandon insertado digitalmente ao seu corpo  graças às técnicas modernas de computação e assim, o filme foi concluído e lançado no ano seguinte.
Já as filmagens originais de O Jogo da Morte foram interrompidas por Bruce Lee para fazer Enter the Dragon (Operação Dragão – 1973), mas foram reiniciadas logo após a conclusão deste. E quando Bruce  volta a filmar as cenas de The Game of Death, não pôde concluí-las, porque lhe sobreveio a morte repentinamente. O filme foi concluído cinco anos depois com sósias, colagens e cenas de outros filmes com imagens de Bruce Lee, inclusive com cenas do seu próprio funeral em Hong Kong. O que  foi de muito mal gosto por parte dos cineastas responsáveis.

Lo Wei, o diretor fanfarrão e membro de Triad (morto em 1996) e que causou muitas dores de cabeça para Bruce lee é suspeito de estar envolvido na morte do Rei das Artes Marciais. 
É sabido que Bruce Lee teve muitas desavenças com o diretor fanfarrão Lo Wei durante as filmagens de The Big Boss (Dragão Chinês – 1971) e Fists Of Fury (A Fúria do Dragão – 1972). A rixa continuou mesmo quando não mais trabalhavam juntos e em certa ocasião quase chegaram às vias de fato, sendo preciso a intervenção da polícia no escritório da Golden Harvest, em Hong Kong. Lo Wei teria até acusado Bruce de ter lhe ameaçado com uma faca. Lo Wei, morto em 1996 aos 77 anos, foi outro membro comprovado da máfia Triad de Hong Kong. O motivo das discussões poderia ter sido as questões técnicas de filmagens, a direção indiferente de Wei, os roteiros mal escritos e as locações sofríveis, como também a cobrança do pagamento do “seguro” ou de “favores” pela máfia, prontamente recusados por Lee. Mas de qualquer forma, o fato é que Lee morreria dias depois dessa discussão.
Bruce Lee após realizar o seu terceiro filme The Way of The Dragon (O Vôo do Dragão – 1972) pela sua recém formada Produtora Concord, em parceria com Raymond Chow, se responsabilizando também pela direção, roteiro, coreografia de lutas e  atuando como ator principal, já estaria pensando em voltar definitivamente para os EUA. Desgastado com a pressão sofrida em Hong Kong, ele queria tocar sozinho seus próprios projetos, na esperança de uma boa recepção de público e crítica para o filme que se tornaria o clássico dos filmes de artes marciais, Enter the Dragon (Operação Dragão – 1973), que lhe traria a consagração internacional. 

Raymond Chow, deu apoio a Bruce Lee na confusão com Lo Wei, mas não ficou satisfeito com o provável retorno de Lee para os EUA, é outro suspeito de estar envolvido na morte do astro do Kung Fu
Entretanto, a possibilidade de perder “a galinha de ovos de ouro” não teria agradado aos produtores chineses (principalmente Chow) e à máfia. Assim juntou-se a ganância de Chow, o rancor de Lo Wei e a vingança da Triad para conspirarem contra a vida de Bruce Lee. Para agravar ainda mais a tensão entre Lee e Raymond Chow, houve uma visita de Bruce Lee à Shaw Brothers em 1973 (pouco antes de sua morte), companhia cinematográfica rival da Golden Harvest e de onde Raymond Chow saiu para formar seu próprio estúdio. Bruce Lee teria acertado um contrato de exclusividade por três meses (para o final de 1973) com a Shaw Brothers de Run Run Shaw (o chefão do cinema de Hong Kong), o mesmo que não teria reconhecido o talento de Bruce Lee assim que ele voltou para Hong Kong em 1971 em busca da sua consolidação com ator. Bruce estava deixando claro que era independente e dono do próprio nariz.


Bruce Lee em visita à Shaw Brothers, em 1973, enquanto ainda filmava Operação Dragão, posa junto aos astros dos "filmes de Shaolin" Chen Kuan-Tai e David Chiang (ao centro) e ao lado do amigo Unicorn. Na foto à direita, Bruce e Unicorn posam em frente à Shaw Brothers.
E no fatídico 20 de julho de 1973, durante o intervalo de um suposto encontro entre Bruce, Raymond Chow, Betty Ting Pei e o ator George Lazenby (ex-007) que seria num restaurante para tratar dos detalhes do filme The Game Of Death (O Jogo da Morte), Bruce se deita com dor de cabeça após tomar um comprimido de equagesic dado por Betty e nunca mais acordou. Diferentemente do primeiro colapso, meses atrás, o atendimento demorou, primeiro Betty chama por Raymond Chow após inúmeras tentativas inúteis de reanimá-lo sozinha, depois  solicita seu médico particular que também não é bem sucedido na reanimação, e quando resolvem chamar a ambulância, descobriu-se provavelmente que era tarde demais. Em depoimento posterior ao acontecimento, Raymond Chow teria declarado que Bruce Lee “sentiu-se mal” no jardim de sua casa, depois se corrigiu  apontando o local para o apartamento de Betty Ting Pei. Qual seria a verdade? Lee foi envenenado e depois de espancado, foi removido do local original? Muitas dúvidas perduram até hoje.
Linda a última a saber, chegou primeiro que o próprio Lee no hospital Queen Elizabeth.
Causa mortis oficial: morte por infortúnio, reação alérgica aos componentes do comprimido que ingeriu que provocou um edema cerebral. Simples assim!

O tumulto gerado em Hong Kong no velório de Bruce Lee em 1973


O corpo de Bruce Lee sendo embarcado para Seattle, nos EUA, para ser sepultado
Na despedida de Hong Kong, após o velório e rumo a cidade de Seattle, nos EUA, para sepultar o corpo de Bruce Lee, Linda Lee (esposa de Bruce), visivelmente chocada e assustada, faz um depoimento conformado sobre a morte inesperada do marido, preservando a si mesma e aos pequenos Brandon e Shannon das especulações polêmicas.

Tom Bleecker, ex-esposo de Linda Lee Cadwell (agora casada pela terceira vez), revela suas teorias polêmicas sobre a vida e morte de Bruce Lee
Foi denunciado por Tom Bleecker, um escritor e roteirista do cinema e TV, conhecido também como o segundo marido de Linda Lee Cadwell entre 1988-1990, através de um livro polêmico (The Life and Death of Bruce Lee) que desagradou muito a Linda e a Shannon, que uma possível razão da morte de Lee seria sua dependência aos esteróides anabolizantes que além de miná-lo fisicamente, o deixavam depressivo, paranóico e agressivo. Linda escreveu em 1975 o livro, Bruce Lee: The Man Only I Knewn, no qual ela conta sua vida ao lado de Lee (do namoro na faculdade até a morte do marido). Esse livro teria sido a base para o roteiro do filme Dragon: The Bruce Lee Story (Dragão – A História de Bruce Lee - 1993) com Jason Scott Lee (que não agradou muito aos fãs no papel de Bruce Lee). Em 1989, com o auxílio de Bleecker, 

Os livros escritos por Linda: Bruce Lee: The Man Only I Knew, de 1975 e The Bruce Lee Story, de 1986, em parceria com o então segundo esposo, Tom Bleecker
Linda escreveu outro livro intitulado The Bruce Lee Story, o mesmo título do filme biográfico que viria a ser feito sobre Bruce Lee. O filme Dragão – A História de Bruce Lee, em outra trágica coincidência, foi lançado em maio de 1993, dois meses depois da morte de Brandon Lee e foi dedicado a ele e a seu pai. 

Dragon, The Bruce Lee Story (Dragão, a História de Bruce Lee - 1993) lançado no mesmo ano em que Brandon Lee morreu. O filme, apesar de bem produzido, não agradou aos fãs e foge um pouco da realidade da vida de Bruce Lee com algumas fantasias contestadas por Tom Bleecker.
Sobre esse filme Bleecker questiona certas passagens (que tiveram o aval de Linda para o filme) como fictícias, como a lesão grave que Lee teve nas costas (na verdade, devido a um exercício mal feito com pesos) que o deixou praticamente imobilizado por seis meses, sendo apresentada no filme como resultado de um golpe traiçoeiro de um mestre chinês num desafio em Seattle nos anos de 1960 (luta que realmente ocorreu contra Wong Jack Man e que Bruce teria vencido sem maiores problemas); a suposta luta que Bruce Lee teve um tailandês nas filmagens de The Big Boss (O Dragão Chinês – 1971), o que não ocorreu; e, pasmem, a causa de sua morte foi apresentada como uma consequência de uma maldição e perseguição de demônios hereditários.

Brandon lee caracterizado como Eric Draven em O Corvo. Sua morte "acidental" cheira a um sarcástico assassinato. Brandon esperava poder investigar a verdade sobre a morte de seu pai após as filmagens.
Outra bomba que Bleecker soltou foi que durante as filmagens de O Corvo, Brandon teria comentado que uma da coisas que mais o pertubavam era o mistério da morte de seu pai,  e que ele (Brandon), após examinar algumas anotações antigas dos arquivos de Bruce Lee, estaria decidido reabrir o caso e fazer uma investigação mais apurada após a concluir as filmagens de O Corvo. Ora, se o próprio Brandon questionava sobre a verdadeira causa da morte de seu pai, era porque  a história oficial nunca o convenceu e certamente também a Linda que sempre se mostrou conformada com o desfecho da apuração oficial, talvez por instinto de preservação aos filhos e a si própria.
Pouco tempo após tal declaração, Brandon foi vítima fatal do acidente no set de filmagem. Bleecker, talvez motivado pela amargura ou simples ambição pessoal, lançou o livro após se divorciar de Linda que se casou pela terceira vez em 1991, com Bruce Cadwell.
Segundo a própria Linda, Bruce Lee estaria nos últimos meses de sua vida muito inquieto, ansioso,  irritado e dizia ter a sensação de que não viveria por muito tempo. Ele estaria ciente da sua real condição física considerando um mal súbito fatal ou simplesmente temia um atentado contra sua vida?

Fatos curiosos sobre a Morte de Brandon Lee:

A arma, uma magnum 44 que teria sido usado para liquidar Brandon
- Durante uma cena final no qual o personagem de Brandon Lee (Eric Draven) luta contra alguns marginais, ele é atingido pelas costas com um golpe de katana, espada japonesa, que atravessa seu abdomen. Por uma estranha coincidência, a perfuração da espada foi exatamente no ponto exato por onde a bala fatal da magnum 44 entrou.
- A tomada da cena fatídica em que Brandon é baleado mortalmente teve três tomadas. Nas duas primeiras tudo correu bem, mas na terceira tomada, ocorreu o tiro fatal. Ou seja, na troca de munição houve uma falha gravíssima ou foi intencional. Os técnicos responsáveis pelas armas eram Bruce Merlin, Charlene Hamer e Daniel Kuttner, foram inocentados.
- A distancia de Brandon para o ator Michael Massee que efetuou o disparo mortal era de 3,60 metros.
- A cena em que Brandon foi ferido mortalmente poderia ter sido na qual seu personagem chega no apartamento no momento em que  sua noiva estava sendo violentada pelos marginais e é baleado ao tentar defendê-la, ou, na que é mais provável, quando Eric Draven de volta da morte surpreende 'Fun boy' (Michael Massee) no quarto com a namorada e é atingido mortalmente no terceiro tiro.
- Foi divulgado que um figurante possivelmente sino-americano não identificado que estava circulando no set. Ele teria expressado sua obsessão por filmes de artes marciais e um amor por armas de fogo. O desconhecido teria se ofereceu para limpar as armas que seriam utilizadas na cena e disse que veio de Nova York para acompanhar as filmagens de O Corvo. Após o acidente no set ele não foi mais visto nem conseguiram identificá-lo na lista de figurantes.
- As imagens das tomadas que registraram a morte de Brandon foram destruídas graças a um acordo judicial entre Linda Lee e os produtores do filme, os executivos do estúdio e os atores envolvidos na cena.

Fatos curiosos que antecederam a Morte de Bruce Lee:

Chen Zhen (Bruce lee) em A Fúria do Dragão (1972), indignado com a morte suspeita de seu mestre (no retrato ao fundo). Na verdade trata-se do Mestre Huo Yuanjia, que realmente existiu e teria sido envenenado por chineses corrompidos pela força ocupacional japonesa em Xangai, no ano de 1910. E 63 anos depois, Bruce Lee teria sido morto da mesma forma.
- Em 05 de maio de 1973, o produtor da Golden Harvest, Raymond Chow, teria feito uma apólice de seguro de vida em nome de Bruce Lee.
- Em 10 de maio de 1973, Bruce teria a primeira convulsão nos estúdios da Golden Harvest enquanto sincronizava o som de Operação Dragão. Raymond Chow estava presente.
- Rapidamente ele foi levado ao Hospital Batista de Hong Kong onde foi atendido pelo Dr. Langford e pelo Neurologista Dr. Wu.
- Durante seu estado de inconsciência, foi detectado um inchaço no cérebro de Bruce lee e foi prescrito o medicamento Manitol para diminuir o edema.
- Durante sua recuperação Bruce teria admitido que teria mastigado folha de haxixe do Nepal. O que fazia habitualmente há algum tempo. Ele foi aconselhado pelos médicos a parar com tal hábito.
- Em junho de 1973, Bruce fez  exames médicos preventivos em Los Angeles e todos os resultados foram satisfatórios. Segundo os médicos, Dr. Karpland e o neurologista Dr. Reisboard, Bruce tinha a saúde de um jovem de 18 anos, apesar da perda drástica de quase 5 kg de peso. Bruce pesou 57 kg no exame e seu peso normal seria entre 60 a 62 kg.
- Em 10 de julho de 1973, Bruce tem uma séria discussão com o diretor Lo Wei, no escritório da Golden Harvest. Raymond Chow estava presente. Segundo foi registrado pela ocorrência policial, Bruce teria ameaçado Lo Wei com uma faca, mas a tal faca não foi achada.
- Em 20 de julho de 1973, Bruce Lee morre misteriosamente no apartamento de Betty Ting Pei.
Segundo os médicos reponsáveis pela autópsia, Lee foi vítima de um edema cerebral ou inchamento do cérebro causado por uma alergia ao comprimido equagesic lhe oferecido pela atriz. Cogitou-se que o quadro poderia ter sido agravado pelo fato dele ter mastigado e ingerido folhas de canabis (que poderia ser haxixe ou maconha), que foi achado em seu estômago durante a autópsia. A possibilidade foi descartada depois pelo fato de que a porção da erva era desprezível e portanto  não poderia ter lhe  causado nenhum mal.

Fatos Curiosos ocorridos no dia da Morte de Bruce Lee:

Raymond Chow e George Lazenby (ex-007) no velório de Bruce Lee em 1973. Bruce não compareceu ao encontro com os dois naquela fatídica noite de 20 de julho.
- Na sexta feira do dia 20 de julho de 1973, Bruce marcou um compromisso em sua  casa com Raymond Chow as 14:00. Linda, Brandon e Shannon tinham saído. Por incrível que pareça, a casa que só andava cheia e movimentada, estava nesse dia em especial, vazia, apenas com Bruce e Raymond Chow.
- Na agenda dos dois estava marcado um encontro à noite no Miramar Hotel com o ator inglês George Lazenby (ex-007) para acertar sua participação no projeto O Jogo da Morte.
- As 16:00, Bruce teria saído de sua casa com Raymond Chow para irem ao apartamento da Atriz Betty Ting Pei, que também participaria do filme O Jogo da Morte. Por poucos segundos Bruce e Raymond Chow não encontram com Linda que chegava em casa com o casal de filhos.
- As 19:30, durante a reunião no apartamento de Betty Ting Pei (que  muitos diziam ser uma amante de Lee), Bruce queixa-se de dor de cabeça, ingere um comprimido de Equagesic dado por Betty e vai deitar-se no quarto da atriz.
- As 19:40, Raymond Chow saiu para o suposto encontro com George Lazenby no hotel, aguardando que Bruce Lee se recuperasse a tempo para se juntar a eles. Betty Ting Pei permanece com Bruce no apartamento.
- As 21:00, Chow telefona do hotel cobrando a presença de  Bruce e Betty para a reunião com Lazenby. Betty diz que não conseguiu acordar Bruce Lee e pede que Raymond Chow fosse ao apartamento.


Ilustração do quarto de Betty Ting Pei e o posicionamento de Bruce Lee na cama
- As 21:30, Chow chega ao apartamento e encontra Bruce Lee ainda inconsciente na cama de Betty Ting Pei.
- Betty e Chow resolvem chamar o Dr. Eugene Wu, que veio sem demora e tenta sem sucesso reanimar Bruce Lee por 10 minutos.
- Raymond Chow resolve avisar a Linda Lee por telefone para que ela se dirigisse ao Hospital Queen Elizabeth e em seguida chama a ambulância.
- As 22:30, a ambulância trazendo Bruce Lee do apartamento de Betty chega ao hospital (apesar de ter levado 45 minutos para percorrer o trajeto, o normal seria, em média, 14 minutos). Uma equipe de médicos já estava em prontidão. Linda Lee tinha chegado antes da ambulância.
- As 23:30, Raymond Chow anuncia à imprensa a morte de Bruce Lee.
- Raymond Chow teria entrado em contradição em declarar incialmente que Bruce Lee teria passado mal em sua casa, logo depois teria mudado a informação para o apartamento de Betty Ting Pei. 
- O que muito se questionou foi sobre a demora de Betty Ting Pei e mesmo de Raymond Chow para decidirem chamar a ambulância ao perceberem o grave estado de Bruce Lee, da mesma forma que foi feito dois meses atrás quando Bruce desfaleceu na Golden Harvest. A demora do atendimento pode ter sido fatal. Será que foi intencional?

Outros pontos de vista sobre as possíveis causas da morte de Bruce Lee:

Velório de Bruce Lee em Hong Kong
- Alguns polêmicos estudiosos do assunto, como Tom Bleecker, declaravam que Bruce abusou no uso de esteroídes anabolizantes que o levaram à morte, mas na verdade ele teria usado esteróides catabólicos, que são anti-inflamatórios e que já eram acessíveis em lojas autorizadas. Já os esteróides anabolizantes ilegais eram e ainda são usados para desenvolver a musculatura de forma anti-natural e de forma prejudicial à saúde.
 - Outros afirmaram que Bruce teria morrido devido a uma reação alérgica à maconha. Pelo que se sabe nunca ninguém morreu intoxicado por maconha. E a quantidade encontrada em seu estômago era ínfima.
- Outra hipótese seria que Lee teria morrido devido a uma reação alérgica aos componentes do  comprimido Equagesic (325mg de aspirina e 200 mg de tranquilizante) que ingeriu. O Equagesic foi prescrito nos EUA de 1960 a 1997, sem nenhum relato de caso de morte.
- Charles Heung (ex-ator e ex-marido de Betty Ting Pei) e Lo Wei (produtor, morto em 1993) eram membros da Triad e provavelmente estavam envolvidos na morte de Bruce Lee. Lo Wei e Bruce Lee tinham  discussões constantes e Lee teria ameaçado ao produtor chinês em 1973 poucos dias antes de sua polêmica morte. Bruce já estava decidido a retornar para os EUA e criar seu próprio estúdio, o que não teria agradado a todos que faturavam com os filmes made in Hong Kong.
- Betty Ting Pei (ainda solteira) foi uma isca perfeita usada pela Triad para atrair Bruce Lee para a morte.
- De acordo com depoimentos de funcionários do serviço funerário de Kowloon, em Hong Kong, responsáveis pela preparação do corpo para o velório, as mãos e pés de Bruce estavam estranhamente negros e sua têmpora esquerda estava inchada ou lesionada. É óbvio que o edema cerebral causa apenas o inchaço interno, não haveria como provocar um inchaço externo e seu pescoço estava estranhamente dobrado. Eles concluíram que pelos sinais físicos que observaram em seu corpo, que ele provavelmente teria sido envenenado por arsênico e poderia ter sofrido alguma agressão depois de estar inconsciente. 


O corpo de Lee nos procedimentos para o velório, nota-se uma curvatura estranha em seu pescoço.

Os efeitos colaterais do envenenamento pelo arsênico são reconhecidamente fortes dores de cabeça e cólicas abdominais, náuseas, vômitos, convulsões, coma e morte. O óxido de arsênio é um pó branco, sem gosto ou cheiro que pode ser facilmente adicionado à uma refeição ou bebida de uma pessoa sem levantar supeitas. Era conhecido como “pó da herança” porque costumava abreviar de forma muito conveniente a herança de tronos e títulos da nobreza na antiguidade. O arsênio pode se tornar mortal se consumido apenas uma décima parte de 1 grama durante dois meses, sendo que 1 grama de arsênio é veneno suficiente para matar sete pessoas adultas, e 100 mg (uma colher de sopa) mataria uma pessoa em minutos. Por ser branco ou incolor não apresenta assim sinais identificáveis, o que faz esse composto ser tremendamente traiçoeiro e mortífero.

O corpo de Bruce Lee sendo velado em Hong Kong
O veneno arsênico é conhecido pelos chineses há séculos, sendo utilizado por herbalistas tanto para a cura quanto para a  morte, sendo que nos anos de 1970 eram comuns casos de entoxicação por arsênio por contato  ou consumo de águas contaminadas em Hong Kong.
Especulações e teorias conspiratórias? Só o tempo dirá. Espero o dia em que virá à tona toda a verdade, pois como um fã (e não idólatra) há 40 anos do Pequeno Dragão não posso me conformar com sua morte mal explicada, como também não há como deixar de relacionar sua passagem com a morte de seu filho Brandon Lee, morto de um forma tão relapsa e irônica, que me parece que foi totalmente um ato maquiavélico e proposital.


Funeral de Bruce Lee em Seattle: Entre os demais ilustres convidados estavam os atores de Hollywood, Steve McQueen e James Coburn, o mestre introdutor do Taekwondo nos EUA, Jhoon Rhee; e o  campeão lutador de Tang Soo Do e ator  principiante, Chuck Norris.

Túmulos de Bruce e Brandon no Cemitério de Lakeview, na cidade de Seattle, estado de Washington, EUA.
Bruce Lee não era um deus ou um super-homem, mas era uma pessoa especial, revolucionária, inteligente e criativa, pai e esposo amoroso com seus defeitos e virtudes, e com certeza um vencedor que superou suas limitações físicas, preconceitos raciais e barreiras culturais, dando o seu melhor para crescer como um cidadão do mundo a ponto de finalmente merecer o título de “Rei das Artes Marciais”. Brandon seguia seu próprio caminho, tinha personalidade e carisma próprios, considerava sua mãe e sua irmã Shannon, estava próximo de constituir uma família e certamente se tivesse mais tempo, teria obtido um grande sucesso em sua carreira  de ator. Que Deus tenha misericórdia de Bruce e Brandon.


Eumário J. Teixeira

59 comentários:

  1. Sua postagem foi sensacional cara. Eu recentemente estava traçando um paralelo entre a origem da Tríade(Lotus Branco), sua influência e como isso pode ter tido relação com a morte de Bruce Lee. E seu artigo forneceu ótimas informações. Eu não sabia que a atriz Betty Ting Pei e o produtor Lo Wei tinham sido da Tríade. Isso só reforça ainda mais essa teoria. Outro ponto importante, é o de que as artes marcias no século passado não eram populares e difundidas como atualmente. Para os chineses elas não deveriam ser ensinadas para estrangeiros. E a oriem das Triades(Lotus Branco) esta diretamente relacionada com as artes marciais. Pois foi criada justamente por praticantes. E funcionou como seita para também conservar seu conhecimento marcial. Dentro da Triade existe os Bastão Vermelho, que é o título dado aos mestres de artes marciais dentro da Triade encarregados de segurança.E Bruce Lee enfrentou tudo isso, quando começou a ensinar artes marcias para qualquer um. No caso, ele estava revelando naquele tempo, um conhecimento secreto. E possivelmente, um dos motivos que contribuiram para criar inimizade com a Tríade.
    Olívio Augusto
    Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio, anônimo. Nunca consegui aceitar a versão oficial da morte de Bruce Lee, ou seja, "morte por infortúnio". Todo o mundo sabe que a máfia domina todos os ramos de "negócios" na Europa, na América e porque não seria assim na Ásia, mais especificamente em Hong Kong? Bruce não ficaria de fora de seus tentáculos, e como você disse, máfias tradicionais como a Tríade são milenares. Bruce Lee não era um super-herói invulnerável, era um ser humano como nós, falível e mortal. A tríade fatalmente tentaria aliciá-lo, pois Lee era uma mina de ouro ambulante. Mas quem estudou sobre sua personalidade e caráter, tem a certeza que Bruce Lee não cedeu e com isso "selou seu destino". Apesar das negativas de Linda Lee, não há outra explicação, já que o próprio Brandon ameaçou iniciar sua própria investigação. Um dia a verdade virá à tona. Obrigado novamente pela participação!

      Excluir
  2. Muito boa esta compilação de dados sobre a sequência dos fatos envolvendo a morte do Bruce Lee. Creio que algo mais esclarecedor poderá acontecer depois que a viúva falecer, talvez ela tenha mais informações e não queira revelar. Também não acredito que tudo foi acidental, tanto com o Bruce quanto com o Brandon. Só nos resta pedir paz para seus espíritos e que descansem em paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário elogioso amigo. Sobre as possíveis causas da morte de Bruce Lee, muitos acreditam que após a morte do produtor Raymond Chow (hoje com 87 anos), muita coisa poderá ser revelada.

      Excluir
    2. Que matem logo esse véio

      Excluir
  3. Raymond chow e Betty ting pei sabem a verdade mais não querem falar,porque eles também estão envolvidos na morte de Bruce Lee

    ResponderExcluir
  4. Eu só fã de Bruce Lee e também quero a verdade...obrigado amigo...tamo junto

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela participação Juliano. Espero estar vivo para saber de toda a verdade algum dia, mas ela virá à tona, com certeza!

    ResponderExcluir
  6. Eu também acho que foi tudo planejado, porquê que o filme foi logo se chamar O jogo da morte?, tenho a certeza que eles já sabiam oque ia acontecer nesse filme por isso colocaram esse nome, mas um dia tudo vai ser descoberto. Bruce Lee se tornou uma lenda, nesses tempos não vejo lutadores que tenhão o potencial dele.

    ResponderExcluir
  7. amigo,essas informações sobre sua morte,procedem? qual a fonte,pergunto pq é a primeira vez q leio tais informações! se realmente forem,é muito revoltante,fiquei com muita raiva,ele praticamente foi assassinado!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela participação amigo. A versão oficial da morte de Bruce Lee nunca me convenceu. O que eu fiz foi pesquisar e fazer um apanhado de todas as possíveis causas e motivações que o levaram à morte. No geral fico com a versão de assassinato pela máfia de Hong Kong por encomenda devido a desintendimentos pessoais e profissionais e também por ele não ter cedido às exigências dos criminosos da temida Tríade. E como citei na postagem, o ancião Raymond Chow sabia qual o preço a ser pago para as coisas funcionarem na Hong Kong da década de 1970, só que supostamente a verdade (sobre a morte de Lee) possivelmente virá à tona após a morte do produtor que sabia demais. Linda Lee, com certeza, é consciente do que verdadeiramente ocorreu com seu marido e filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também anseio pela verdade! Pois tenho certeza que as duas mortes foram planejadas.

      Excluir
    2. Tenho certeza que as mortes de Bruce e Brandon foram meticulosamente planejadas a Shanon so esta viva por ter se calado, com certeza a pedido da mae.

      Excluir
  9. Bruce Lee nosso mestre, um dia vai ser descoberto, o que fizeram com você. E vão pagar. Por que você foi e sempre será uma fonte de inspiração para mim e para todos, um abraço.

    ResponderExcluir
  10. qual sua teoria pessoal sobre a morte dele? vc acha que o tal Equagesic dado pela atriz Betty Ting foi apenas uma mentira para encobrir a verdade real ou no remédio já havia alguma substancia pra matá-lo? e como teria ocorrido esse espancamento na sua opiniao,poderia ate ter sido na propria casa da atriz por capangas dela? quando ele desmaiou no set de operaçao dragao ele ja poderia estar sendo envenenado sem saber né!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho sem duvida nenhuma que ele foi realmente envenenado sem sombra de duvida

      Excluir
    2. Bruce sem duvida foi o melhor , mais nem só poisso foi a causa mote , tem muitos outros fatores, que bem eu gostaria que revelados

      Excluir
  11. Meu caro Rodolpho, a minha teoria é que ele foi envenenado gradualmente com arsênico (a mando da máfia Triad) por alguém com quem ele teria contato regularmente, como Betty Ting Pei (sua amante, que se enquadra perfeitamente) ou mesmo o produtor Raymond Chow (mas seria pouco provável, pois Bruce era sua “maior fonte de lucros”, apesar dele saber que Lee já pensava em voltar para os EUA e se livrar da pressão da máfia e do próprio Chow). Antes da convulsão fatal que o levou ao coma e à morte, ele foi acometido de outro “ataque” dois meses antes e poderia ter ocorrido outras crises não divulgadas ou registradas anteriormente. Testemunhos de algumas pessoas mais próximas perceberam nele (ainda vivo, dias antes de sua morte) uma palidez ou pele com tom acinzentado caracterizando sinais de provável intoxicação ou envenenamento por arsênico, um veneno, que é imperceptível na mistura em qualquer bebida pois não apresenta odor ou coloração e é o preferido pela máfia chinesa contra seus desafetos. Quanto a teoria do “espancamento até a morte”, acho pouco provável pois apesar de ser um grande lutador, ele não descuidava da sua própria segurança (andava sempre acompanhado por seus fiéis escudeiros) pois sabia que era muito visado por lutadores de estilos tradicionais ou mesmo lutadores de gangs de rua que queriam medir forças ou simplesmente puní-lo por discursar conta os estilos ortodoxos até então “sagrados”. O remédio equagesic foi usado como uma “cortina de fumaça” em todo esse mistério que cerca a morte do Pequeno Dragão.É o que penso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpe por tanta pergunta amigo,agora fica a pergunta,encontraremos o mestre no "pós vida"?

      Excluir
    2. Sinta-se a vontade para perguntar Rodolpho, fico agradecido por sua participação. Quanto ao encontro com o mestre no “pós-vida”, isso vai com a crença de cada um, não é mesmo? Eu particularmente, anseio encontrar com o Mestre dos mestres, Jesus Cristo. E se Bruce estará no encontro celestial, vai depender da misericórdia do Deus supremo. Aliás, esse assunto é para uma próxima matéria que publicarei em breve: Qual era a fé que Bruce Lee professava? Ele acreditava em Deus? Aguarde. Novamente, obrigado pela atenção.

      Excluir
    3. será o que bruce realmente tinha amante? isso foi confirmado? um homem que tanto pregou orgulho e honra trair a esposa, isso parece hipócrita, não acha ?

      Excluir
    4. Ele provavelmente n traiu, ela participou de algumas filmagens junto com Bruce, pelo carisma de Bruce e seu jeito, muitos crêem que rolou algo entre os dois,provavelmente aconteceria algo, mas nunca houve um relacionamento, ela simplesmente enganou Lee, como amiga e provável amante

      Excluir
  12. Olá, obrigado pela participação. A imprensa sensacionalista de Hong Kong atormentava Bruce Lee com insinuações a cerca de um provável relacionamento íntimo entre ele e Betty Ting-Pei, além de outras atrizes com quem contracenou. No ano de sua morte boatos já corriam sobre Lee manter o casamento de aparências com Linda Lee para que sua imagem não fosse mais abalada pelos jornais especializados em escândalos e fofocas sobre celebridades. Lee já estava irritadíssimo com a imprensa em geral e isso agrava ainda mais a situação porque nem sempre reagia bem às provocações. Se de fato Betty era sua amante, nunca saberemos ao certo. Ela sempre negou, mas dizia ser uma amiga muito íntima em que Lee confiava seus problemas e Lee a admirava por sua inteligência e senso de humor. Bem, amizade entre homem e mulher quase sempre gera suspeita, é o que se pensa em qualquer parte do mundo. Bruce Lee, a partir de 1972, com a crescente fama, começou a sofrer pressões de toda a parte, de produtores diversos, da máfia de Hong Kong, da imprensa marrom, lutadores rivais, mestres tradicionais de artes marciais, e claro, cobranças da sua esposa e família também. A sedutora Betty Ting-Pei poderia ter sido sua “válvula de escape” ou apenas um “ombro amigo”, mas nada justifica uma possível traição conjugal, é claro. Mas quem pode julgá-lo ou condená-lo? Somente Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E qual era a fé que Bruce Lee acreditava,sabe sua religião?

      Excluir
    2. Veja no blog a postagem: BRUCE LEE, KRISHNAMURTI E A FÉ NO DEUS DA BÍBLIA. Espero que aprecie.

      Excluir
  13. Eduardo Naves de Almeida23 de agosto de 2016 às 11:26

    Meus amigos, que Bruce Lee esteja ao lado dos anjos e de Deus, porque era e sempre será um apessoa revolucionária, além do seu tempo, um filosofo, o maior artista das artes marciais. Mas assim, como John Lennon e tantos outros, eles vieram ao mundo para deixar uma mensagem.

    ResponderExcluir
  14. essa agressão que ele pode ter sofrido depois de estar inconsciente pode ter ocorrido na própria casa de betty? que covardia ein,queria ver se fosse no mano a mano,ninguém ganhava dele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa suposta agressão, a coloração negra em seus pés e mãos e sua têmpora esquerda lesionada, são especulações. Se ocorreram de fato, foi após Lee estar já desacordado ou em coma e em decorrência da ação do veneno que ingeriu. De qualquer forma, se ele agredido fisicamente por uma gang, envenenado pela amante ou ambos, seja onde for que ocorreu tudo isso, foi uma conspiração covarde digna da máfia chinesa de Hong Kong. Bruce era um atleta, lutador nato, muito rápído e muito forte para um homem com apenas 1,68m ou 1,70 m; poderia facilmente derrotar um agressor mais forte, ou até dois oponentes medianos, mas lutar com três ou quatro sujeitos supostamente preparados sem sair lesionado, já se torna ficção. Espero viver para saber o que realmente aconteceu com Pequeno Dragão. Temos a tendência de mitificar personagens heróicos de filmes e associar essa fantasia ao ator que os interpreta; Bruce não era um cara qualquer, com certeza, mas era um ser humano, falível, ao contrário do que se canta na música “Um Índio” de Caetano Veloso, e sujeito à derrotas e fracassos como qualquer um. Com certeza não era invencível e tinha seus limites, mas soube muito bem fazer se respeitar. Independentemente disso tudo, ele sempre foi e será o meu herói preferido.

      Excluir
  15. Bruce foi e sempre será o melhor sem sombra de duvidas , eu gosto de tudo que diz respeito a ele e sobre a morte dele eu tenho certeza que ele foi envenenado

    ResponderExcluir
  16. A melhor síntese já vista sobre Bruce Lee. Parabéns.

    ResponderExcluir
  17. Muito obrigado, Ricardo. Continue acompanhando o blog e divulgue-o, por favor.

    ResponderExcluir
  18. Nossa excelente material sobre a vida do mestre!
    Obrigado pelo grande trabalho em compilar todas essas informações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Francis. Continue acompanhando e divulgue o blog, por favor.

      Excluir
  19. Muito boa matéria... Eumário, o que você tem a dizer disso abaixo:

    eu acho curioso o ser humano. Vive criando conspirações com embasamento pouco ou nulo (exemplo: ''mortes'' de Paul McCartney e Avril Lavigne) e esquecem Bruce e Brandon Lee, que possuem inúmeras evidências de que existem coisas por trás da velha ''causa oficial da morte''. Se tem uma coisa que eu queria saber antes de ir para meu túmulo descansar eternamente, é sobre a verdade pro trás da morte de ambos.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você,Felipe. Creio que são muitas evidências que nos levam a crer que em ambos os casos, possivelmente, se tratam de assassinatos. Brandon Lee, por exemplo, declarou pouco antes de ser morto que iria investigar as verdadeiras circunstâncias do morte do pai. Já no caso de Bruce, com certeza a máfia estava por trás. Ele deixaria Hong Kong definitivamente e voltaria para os EUA, assim a indústria cinematográfica e a Triad que controlava tudo por lá, perderiam muita grana. Dizem que após a morte do produtor Raymond Chow, algo poderia vir à tona. Vamos aguardar, o problema é que velhinho é duro na queda. Mas eu creio que ainda saberemos toda verdade em vida. Abraços e obrigado pelo comentário.

      Excluir
  20. Sempre tive muita admiração pelo Bruce. Agora aumentou mais ainda por está assistindo a série The Legend of Bruce Lee no Netflix. Uma coisa tenho certeza: o pior ser habitável da terra chama-se homem...e grata por essa ótima matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza o ser humano é desprezível. Se não fosse pela misericórdia de Deus, ainda não estaríamos aqui. Já assisti a The Legend of Bruce Lee em dois dvds que resumem a série. Pelo que percebi eles fantasiam e distorcem alguns fatos, mas no geral a série foi bem produzida, tendo Shannon Lee com produtora executiva. Fogem um pouco da realidade dos fatos, mas não deixa de ser promoção para o Pequeno Dragão. Eu sempre afirmo, que se pudessem fazer um filme ou série biográficos sobre Lee sendo fiéis com o que realmente ele viveu e experimentou bastaria para deixar a todos nós, fãs, ainda mais orgulhosos. A vida meteórica e real do cara é impressionante e não precisa de mitologia. Obrigado pelo comentário, "entreelas" e apareça sempre.

      Excluir
  21. Eumário, boa tarde!
    Acabei de assistir a série The Legend of Bruce Lee no Netflix. E vim pra internet saber mais sobre esse grande mestre e me deparei com o seu site e me tornei seu seguidor no G+.
    Gostei muito da forma como você mostrou a matéria. E concordo com você que se vamos ver novamente o Bruce depende daquele que é misericordioso e tem gravado em sua memória tudo a respeito de cada pessoa que já viveu aqui na Terra e que tem o poder para trazê-lo de volta "quando ele chamar" - Evangelho de João 5:28,29

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite e obrigado pelo comentário, Carlos. Fico contente em saber que o modo como abordei a morte de Bruce Lee também tenha lhe agradado.E pelo que percebi, partilhamos da mesma fé. Continue a explorar o blog, e observe que na coluna à direita tem uma pequena análise que fiz da série The Legend of Bruce Lee. E que Deus tenha misericórdia de Bruce, Brandon e de todos nós, no grande e derradeiro julgamento. Abraços.

      Excluir
  22. Adorei esta publicaçao. Mais creio que Linda também sabe de algum coisa.. Ela não gostou de ter ido com ele para Hong Kong, Bruce Lee já tinha se envolvido com brigas com gangues de segurança. Talvez com medo de ameaças ela sempre vai ficar calada... Bruce adorava desafios e não era homem de desistir ou enfrentar barreiras. Outras produtoras de filmes da AMÉRICA E EUROPA nunca aceitava naquela época que Bruce se destacasse... se fomos pensar vai aparecer muitas possibilidades.. Agora penso se tivesse vivido mais tempo, teríamos hoje mais obras e muitos mais fãs de Bruce Lee... Eumário ,,, quando o homem conseguir viajar no tempo vai ficar, fácil saber a verdade..acredito que até ano 2100 vamos evoluir bastante...

    ResponderExcluir
  23. Antes de mais nada, obrigado pelo comentário, Luiz. Concordo com você, Linda com certeza sabe de alguma coisa. O próprio Brandon Lee estava querendo reabrir o caso, décadas depois da morte do pai (e creio que deve ter sido morto por isso). Linda estava apavorada quando deixou Hong Kong após o funeral de Lee, como se pode constatar numa entrevista que ele concede rapidamente no aeroporto de Hong Kong antes de sua partida para levar o corpo do marido para os EUA. O engraçado é que pessoas (agora famosas) que vivem pegando carona na fama de Bruce Lee, por ter convivido ou contracenado com ele, como o ator e lutador Bob Wall, de vez em quando reaparecem na mídia fazendo vídeos e em eventos celebrativos a Bruce Lee, desconversando sobre o assunto ou no máximo afirmando que acreditam na teoria de morte por infortúnio e na reação alérgica fatal que Lee sofreu ao tomar o comprimido de Equagesic. Vamos aguardar, que um dia a verdade vem à tona, sobre as mortes de Bruce e de Brandon.

    ResponderExcluir
  24. meus parabens, meu amigo Eumario pelo artigo, achei muito produtivo essa pesquisa feita afundo, eu tbm fico pensando sobre o que realmente matou Bruce e Brandon, acho que mais artigos como esse assunto deveria ser publicado, e torço para que um dia a verdade venha a tona.

    ResponderExcluir
  25. Obrigado Carlos. Continue explorando o blog, tem mais matérias interessantes e relacionadas ao assunto. Até mais!

    ResponderExcluir
  26. https://www.youtube.com/watch?v=WPXPNMRQS9A&list=PLxvSOrBatnoeAMsX1nLGqccm5FtqeCbi7&index=3
    esse vídeo q eu coloquei no meu canal, mostra a historia da morte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OIá amigo,
      O vídeo a que se refere é o início do primeiro episódio (dublado em português) da série de TV chinesa lançada em 2008, "Bruce Lee, a Lenda" (The Legend of Bruce Lee). No vídeo com áudio em português foram transmitidas algumas informações errôneas sobre os acontecimentos que cercaram as circunstâncias da morte de Lee, mas também o diagnóstico oficial que todos já conhecem.
      Alguns exemplos:
      - Bruce Lee não "desmaiou no condomínio onde morava", como relata o vídeo, mas ele adormeceu na cama (no quarto do apartamento) de Betty Ting-Pei (sua amante, misteriosamente omitida na série) após tomar um comprimido de Equagesic (e não "aspirina") para amenizar sua dor de cabeça, entrando em coma profundo e não mais retornando à vida.
      - A causa oficial de sua morte dada por especialistas médicos foi uma "alergia" aos componentes químicos do comprimido Equagesic, que causou um inchaço em seu cérebro induzindo-o ao coma irreversível. Esta é a versão oficial até hoje não aceita por muitos, inclusive pela sua ex-esposa Linda e seu filho Brandon (já falecido, também).
      - Nunca existiu esta versão das autoridades de Hong Kong de que "o edema cerebral foi causado por cansaço e excesso de trabalho". Foi um erro de tradução ou má fé dos produtores da série, mesmo. E quanto às especulações, estas não cessaram até hoje. Pelo contrário, sempre surge alguma outra hipótese, por mais absurda que pareça.
      - E aquela de que "o Jeet Kune Do foi conhecido no ocidente como Kung Fu", é uma inverdade. Na Verdade Bruce Lee apresentou ao público americano, inicialmente, o Wing Chun, estilo do Sul da China, com um dos muitos estilos de Kung Fu. E o Wing Chun foi a base para a formação do Jeet Kune Do, que ainda tinha a forte influência do boxe ocidental e de técnicas de esgrima, wrestling, savate, judô, Jiu-jitsu, hapkidô, estilos do Kung Fu do Norte da China, Pencak Silat, Muay Thai, etc. Na série de TV "Longstreet" (1971), em que Bruce participou influentemente nos 3 primeiros episódios, a filosofia e conceito do "Jeet Kune Do" foram, a partir daí, bastante divulgados pelos EUA e boa parte do mundo. E o Jeet Kune Do é considerada uma arte marcial de origem norte-americana.
      Obrigado pelo comentário e participação.

      Excluir
  27. Realmente é um mistério, todavia com o seu conteúdo pude fazer reflexões sem antes serem contestadas em minha mente. Parabéns pelo trabalho. Sempre fui fã de Bruce Lee. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pela força, Douglas. Continue prestigiando o blog, por favor. Abraço.

      Excluir
  28. Muito bom, concerteza é um dos mais completos canais de divulgação sobre Bruce Lee.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Muito obrigado pela atenção e aprovação, Shemuel. Continue acompanhando o blog e divulgue-o, por favor. Feliz 2020 para você e família.

      Excluir
    2. Feliz 2020 também ....

      conheci o blog a pouco tempo, agora não deixo de ler riquíssimo em informações e imagens que eu nem sabia que existiam, isso nos faz nos a aproximar ainda mais do homem e lenda Bruce Lee ...

      Uma pergunta, você tem canal no youtube ? seria uma boa!

      Abç...

      Excluir
    3. Obrigado pelo prestígio. Sobre o canal do youtube, ainda não pensei sobre isso. Quem sabe, em breve... Abraço, Shemuel.

      Excluir
  29. Excelente matéria, Eumário! Realmente as mortes do Bruce e do Brandon Lee me intrigam muito e espero que verdade venha à tona algum dia! Tenho 21 anos e sempre ouvi falar do Bruce, mas fui conhecê-lo melhor recentemente e me tornei fã do Brandon! Eu assisti "O Corvo" e fiquei fascinado pelo filme e pela entrega dele ao personagem... Passei a assistir entrevistas, ler reportagens e vi o quanto o Brandon era um cara sensacional! Infelizmente, eles se foram muito antes de eu nascer, mas ainda bem que existem os registros do legado que eles deixaram durante a passagem deles aqui na Terra... Eles merecem ser honrados com a verdade... Brandon queria a verdade e muito provavelmente, pagou com sua própria vida por quer buscá-la... Brandon era especial e tinha muitos talentos como Bruce, cada um a seu modo! Tomara que exista a vida após a morte, pq se existir, eu quero que eles estejam sempre muito bem e repletos de luz e que um dia, eu possa expressar ao Bruce toda minha admiração e ao Brandon, todo meu carinho de fã!
    Obrigado por esse post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Léo. Muito obrigado pelo comentário.
      A verdade agora está com Betty Ting-Pei, que estava só com Bruce em seu apartamento na noite de seu falecimento. A moça, que foi atriz de filmes eróticos, foi apresentada a Lee pelo produtor Raymond Chow em 1972, um ano antes de sua morte; logo em seguida tornou-se sua amante, apesar de Linda ter conhecimento do caso entre os dois; após a morte de Lee, Betty usou sua polêmica “fama” para fazer alguns filmes ainda explorando a memória do seu amante, apesar de sempre negar seu caso amoroso com Lee; posteriormente se casou com um líder da Triad; teve um filho com o mafioso, se separou dele e se tornou monja budista; largou o budismo e ainda hoje deve viver de seu passado obscuro dando entrevistas e confirmando definitivamente que foi mesma amante de Lee. Os demais que poderiam falar alguma coisa já se foram. Linda Lee não estava presente quando seu marido morreu, ela foi direto ao hospital ao ser avisada por Raymond Chow. Mas Bruce Lee já estava morto antes mesmo de ter sido colocado na ambulância naquela noite de 20 de julho de 1973. Chow já faleceu e aparentemente endossando a versão oficial de “morte por infortúnio”. Agora que Hong Kong está cada vez mais dominada pelo Partido Comunista Chinês, creio que a verdade dificilmente será revelada, mesmo porque se a Máfia Chinesa estiver envolvida, aí que nada virá à tona mesmo. Linda Lee com certeza deve saber de alguma coisa, ela estava muito assustada quando deixou Hong Kong após a morte de Lee. E como você mencionou, bastou Brandon ameaçar reabrir a investigação sobre a verdadeira causa da morte do pai, aquele infeliz “acidente” aconteceu. É mais cômodo acreditar em maldição, não é mesmo? Quem sabe um dia saberemos... Abraço, amigo!

      Excluir
  30. Eumario..parabéns pelo blog. Sou fã demais do Bruce Lee e assisti todos os seus filmes e documentários, inclusive um raríssimo de 1973 logo após a sua morte. Gostaria de sua opinião a respeito das cartas que vazaram recentemente de Bruce Lee para Bob Baker pedindo altas quantidades de cocaina inclusive uma delas escritas por Linda...pra mim passa por ai a morte do nosso mestre..grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Luciano.

      Te respondo com as mesmas palavras usadas para atender a outro amigo que fez o mesmo questionamento e acho que vou usar essa reposta como padrão caso haja mais indagações sobre o assunto (risos).
      Estou ciente dessa bomba que estourou na internet, chocando os amantes das artes marciais e fãs de Bruce Lee.
      A ironia ou mesmo maldade, foi que essa notícia foi divulgada semanas antes da data do 48º ano de sua morte.
      Fiquei surpreso que a filha do falecido Bob Baker, aluno de Lee que fez participação em A Fúria do Dragão (Fist of Fury – 1972) como o lutador russo Petrov, tenha exposto estas cartas pessoais e comprometedoras de Bruce Lee (a seu próprio pai), décadas depois, apenas para ganhar alguns dólares e resolver, quem sabe, sua vida financeira.
      É sabido que Bruce Lee utilizava substâncias ilícitas como maconha, haxixe e pílulas desde o final da década de 1960, graças à influência dos seus amigos e celebridades de Hollywood, como Steve McQueen e James Coburn, principalmente.
      Depois que ele sofreu a terrível lesão nas costas em 1970, por conta de um exercício com pesos, ele também passou a usar aplicações diretas na coluna de cortisona para aliviar a dor que o atormentou até a morte.
      Sempre houve boatos sobre o seu consumo regular de bolinhos de haxixe e cigarros de maconha para eventualmente amenizar essas dores e o alto stress em Hong Kong por causa das pressões sofridas por conta das filmagens e desentendimentos com diretores e produtores e até ameaças sofridas por lutadores que o desafiavam na rua e sets de filmagens ou da máfia que queria aproveitar e explorar sua fama.
      Mas agora com todo aquele conteúdo explosivo das cartas guardadas por Bob Baker, volta-se a questionar fortemente sobre a morte de Bruce Lee ter sido causada por overdose de alguma substância ilícita, mas quem saberá ao certo?!?
      Há um filme de 1976, “Bruce Lee and I”, com Betty Ting Pei e Danny Lee em que se mostra os encontros amorosos de Bruce e sua amante Betty Ting Pei, onde rolava um consumo de drogas variadas, maconha, pílulas e cocaína e noitadas de sexo. Achei um filme oportunista e sensacionalista por parte de uma mulher que dizia amá-lo tanto e procurava preservar sua memória; mas agora me parece que tem algum fundo de verdade naquilo.
      As cartas em si, exibidas na internet, me parecem autênticas, a letra realmente parece com a de Lee e algumas cartas foram escritas em papel timbrado da academia de Jeet Kune Do, com sedes em Oakland (onde Bob Baker treinava), Seattle e Los Angeles.
      Acho que já foram reconhecidas e autenticadas, já que foram a leilão.
      Até agora não soube de nenhum pronunciamento da viúva Linda Lee, agora casada pela terceira vez ou de sua filha com Bruce, Shannon Lee, sobre isso. E provavelmente mãe e filha não vão se pronunciar para não fomentar ainda mais o escândalo.
      Aliás, as cartas comprometem até a própria Linda Lee por cooperação com o suposto tráfico de drogas dos EUA para Hong Kong.
      Já tenho algum material sobre o assunto, mas fiquei tão chocado com essa exposição desnecessária, covarde e oportunista que não sei se postarei algo a respeito, ainda.
      Vamos focar no legado de Bruce Lee, seus valores, filosofia e sua influência revolucionária para o mundo das artes marciais, pois acho nem essas cartas abalará a fidelidade de seus fãs mais fiéis.

      Abraço e obrigado pelo elogio e comentário.

      Excluir