Pela primeira fez desde a criação do blog Bruce Lee In Focus, resolvi fazer uma postagem extra para registrar essa data tão importante que não poderia passar em branco. Hoje se celebra o nascimento do Rei do Kung Fu, Bruce Lee. Se estivesse vivo, Lee estaria com 77 anos de idade.
Para os verdadeiros fãs, sua morte prematura cercada de mistérios e boatos não abalou a sua popularidade ou enfraqueceu seu legado; pelo contrário, incrivelmente o número de admiradores tendem a aumentar a cada ano, apesar de ocorridos 44 anos de sua partida.
E por mais que ainda queiram transformá-lo num ser mitológico e irreal, Bruce foi antes de tudo um ser humano, um homem de forte caráter e determinação, além de filho, esposo, pai, ator, diretor, escritor, artista marcial, filósofo e um ídolo para milhões de pessoas por todo o mundo, não importando a raça, sexo, cor, credo, ideologia ou nacionalidade.
Era um homem acima da média, dono de um carisma contagiante somado às suas capacidades físicas extraordinárias e pensamentos revolucionários que chocaram o mundo das artes marciais de sua época; mas não era infalível como dizia a música, ele tinha seus defeitos, limitações e temores. Mas não deixavam que estes o intimidassem, pelo contrário, encarava-os e procurava superá-los com sua notável força de vontade e fé no que reservadamente acreditava.
Abe Santos por trás da lápíde de Brandon Lee com membros e amigos do Instituto Lee Jun Fan Gung Fu, de Seattle. |
Este para mim foi o seu maior legado, não se deixar abater pelas barreiras que surgiam em seu caminho, crendo firmemente que algo maior estaria reservado para ele se trabalhasse arduamente sem perder o foco.
Não sabemos ao certo da fé que Bruce Lee comungava, mas de qualquer forma, creio que o Deus da Bíblia o tem em bom lugar pela Sua misericórdia, já que Dele nada merecemos a não ser a condenação à morte eterna.
Homenagens por ocasião do aniversário do Pequeno Dragão, por parte dos fãs nos túmulos de Bruce e Brandon Lee, hoje, 27/11/2017. |
Parabéns Bruce, te conheci através de filmes e revistas há muito tempo atrás, no início da década de 1970; hoje já sou um senhor cinquentão, mas você não envelheceu, continua em minha mente a visão daquele jovem, explosivo e cheio de energia naquelas imagens magnificamente coreografadas e registradas para a eternidade em Operação Dragão e em toda a sua obra.
E se Bruce ainda estivesse vivo hoje, aos 77 anos, ele estaria assim? |
Por Eumário J. Teixeira.
Nasci um dia antes da data da morte de Bruce Lee; e ontem, dia 27 de novembro, me lembrei que era dia do seu nascimento quando eu estava participando de uma audiência judicial. Mesmo durante aquela situação tensa, me lembrei que o Pequeno Dragão fazia aniversário.
ResponderExcluirFiquei contente em saber que o "Bruce Lee In Focus" não deixou de prestigiar essa data especial.
Obrigado pelo comentário, Antonio. Espero que tudo tenha dado certo na audiência. Só um fã de carteirinha para lembrar do aniversário de Lee numa situação dessas. Outro amigo e participante do blog também me sugeriu a homenagem. Continue acompanhando e até mais.
ExcluirEumário, como sempre ótimo post. Bruce, com tão pouco tempo de vida fez inúmeras coisas. Sua filosofia e sua arte de lutar sem lutar estará presente até o último dia de nossas vidas!
ResponderExcluirParabéns Bruce!
Agradeço novamente pelo incentivo, Ricardo. Falar, pesquisar e escrever sobre Bruce Lee, realmente é um prazer. E à medida que busco, estou sempre aprendendo um pouco mais mais sobre ele. Abraços.
ExcluirComo Bruce dizia: Walk ok!!!
ExcluirNasci em 26/11/72 ou seja um dia antes do último aniversário de Bruce Lee, os filmes dele hipnotizam,era um homem perfeccionista, bonito, carismático, o filho idem!
ResponderExcluirPena eles terem ido tão ceco.
Bruce lee jamais iremos te esquecer. Força Alienígena 👽
ResponderExcluir