Enter the Dragon

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

OS CHUTES VOADORES DE BRUCE LEE – Parte 4


Dando continuidade à matéria sobre Os Chutes Voadores de Bruce Lee, posto desta vez algumas fotos de Bruce Lee saltando e chutando nos ensaios para o filme O Jogo da Morte que foi filmado parcialmente no final de 1972 e só lançado em 23 de março de 1978, com adições de cenas de outros filmes de Lee, sósias do Pequeno Dragão e algumas colagens grosseiras. 


Na história original, o artista marcial coreano Hai Tien (Bruce Lee) tem sua irmã raptada pela máfia coreana, que em troca de sua soltura, o obrigou a invadir um pagode budista que guardava um grande tesouro numa ilha cercada por detectores de metal (o que impedia o uso de armas de fogo). Hai Tien e sua equipe de lutadores teriam que adentrar no templo de cinco andares e enfrentar em cada pavimento um guardião especialista em alguma arte marcial específica. 
O último andar era guardado por um implacável e misteriosos lutador gigante conhecido como “Mantis”, interpretado por Kareen Abdul Jabbar, o campeão norte-americano de Basquete. 


Em alguma dessas tentativas, Bruce Lee chegou a atingir o rosto de Kareen Abdul Jabbar por acidente
Na montagem de 1978, o script original foi alterado e o personagem de Lee se chamava Billy Lo. As fotos registram ensaios entre Bruce Lee e Kareen Abdul Jabbar durante os intervalos das filmagens. 
Bruce com seus 1,68 m tenta atingir com chutes laterais em salto o rosto do gigante Kareen de 2,18 metros de altura. 



Testemunhas disseram que Bruce chegou a raspar com seu pé direito o rosto de Jabbar algumas vezes nas diversas tentativas, o que irritava o gigante campeão do Lakers. 


Mas no final tudo se resolvia em paz. A foto em que Jabbar recebe o chute voador definitivo que foi exibido no filme é a que ele aparece de túnica (logo abaixo). Kareen Abdul Jabbar era na verdade um dos discípulos de Bruce Lee desde a década de 1960, na Chinatown de Los Angeles.
O chute voador definitivo contra o gigante do templo usado no filme
Na próxima postagem, encerrarei com mais alguns registros de Bruce Lee aplicando seus chutes voadores, desta vez também fora do ambiente de filmagens.

Por Eumário J. Teixeira

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

OS CHUTES VOADORES DE BRUCE LEE – Parte 3


Dando continuidade à matéria sobre Os Chutes Voadores de Bruce Lee, posto desta vez algumas fotos de Bruce Lee saltando e chutando nos filmes O Vôo do Dragão (The Way of the Dragon – 1972) e Operação Dragão (Enter the Dragon – 1973). 

Cartazes do filme O Vôo do Dragão - The Way of the Dragon - de 1972
No Vôo do Dragão, Bruce Lee executa apenas um chute em salto, na verdade, um chute frontal atingindo um lustre para espantar o capangas do chefão da máfia italiana. 


Em Operação Dragão, Lee utiliza um pouco mais de seus chutes em salto, 
Cartazes do filme Operação Dragão - Enter the Dragon - de 1973
ele aplica um chute duplo em salto contra os guardas do subterrâneo na Ilha de Han; 

um chute com salto acrobático no rosto do assassino O’Hara (Bob Wall), mas foi revelado posteriormente que o autor desse 'back flip kick' foi o famoso dublê Yuen Wah; 


e aplica chutes laterais em salto contra o vilão Han (Shih Kien). 



Nos intervalos da filmagem de Operação foi feito um registro de um chute lateral voador contra o ator Yang Sze (Bolo).

Na próxima postagem as fotos de alguns chutes laterais em salto no filme O Jogo da Morte (The Game of Death).

Por Eumário J. Teixeira.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

OS CHUTES VOADORES DE BRUCE LEE – Parte 2

Dando continuidade à matéria sobre Os Chutes Voadores de Bruce Lee, posto desta vez algumas fotos do Pequeno Dragão voando e desferindo seus chutes fatais no seu segundo filme, A Fúria do Dragão (Fists of Fury – Lançado em 22-03-1972). 

Versões diferentes de cartazes para A Fúria do Dragão (Fists of Fury - 1972)
Nesse longa, o personagem de Bruce era Chen Zhen, o melhor aluno do lendário mestre Huo Yuanjia morto por envenamento por agentes japoneses infiltrados na academia. Ao investigar a morte suspeita do mestre, Chen descobre a conspiração dos japoneses e inicia sua vingança de forma quase incontrolável. A  performance explosiva de Bruce Lee foi muito bem expressada nos seus chutes voadores e nos seus “punhos de fúria”. 
O personagem Chen Zhen aplica um chute lateral fantástico em salto contra um japonês em frente ao portão de entrada do cemitério; 
na sequência, um chute frontal em salto para destruir uma placa com os dizeres “Proibida a entrada de Cães e Chineses” afixada na entrada do cemitério; 



em seguida passa voando sobre um mestre japonês de Judô; 





a seguir aplica um chute lateral voador fenomenal contra o líder e mestre da academia de artes marciais japonesas, Suzuki (dublado por Jack Chan); 



e finalmente executa outro salto antológico diante de um pelotão de fuzilamento expressando toda a fúria do personagem no final do filme.




De sobra, um registro nos intervalos da filmagem de A Fúria do Dragão, desferindo um chute lateral voador em Bob Baker (o lutador russo Petrov), na verdade um discípulo veterano de Los Angeles, guarda-costas e assessor de Bruce Lee durante as filmagens de Fists of Fury.
Na Parte 3, irei postar algumas fotos dos chutes voadores aplicados nos filmes O Vôo do Dragão (1972) e Operação Dragão (1973).

Por Eumário J. Teixeira.

sábado, 7 de novembro de 2015

OS CHUTES VOADORES DE BRUCE LEE – Parte 1


Bruce Lee certamente nunca usaria tais técnicas numa luta real, mas no cinema, a beleza plástica dos chutes voadores eram uma atração extra. Havia sempre a expectativa por parte dos espectadores que o herói (interpretado por Lee) desferisse um mortal e belíssimo chute lateral voador e definisse de vez a luta com o terrível vilão. Bruce Lee apesar de não considerar tais chutes voadores numa luta de rua, ele admirava a sua plasticidade e sempre procurou aprimorar sua execução nos seus filmes. 

Bruce Lee como Kato no Besouro Verde, saltando para cima dos vilões
No início de sua carreira como artista marcial nas telas de TV, seu personagem Kato em o Besouro Verde (1966/67), já era admirado pelas crianças e adolescentes pelos seus famosos “saltos”. 

Alguns chutes em salto sob o sol escaldante da Índia
No final da década de 1960, Lee percorreu  locais na Índia em busca de locações para a filmagem de um projeto que nunca chegou a realizar, "A Flauta Silenciosa" (The Silent Flute). Ele foi em companhia do ator norte-americano, James Coburn, que registrou essas fotos.

Lee destrói o escritório do detetive Marlowe (James Garner)
Em suas participações como convidado em filmes nos EUA, antes de atingir o estrelado mundial em Hong Kong, ele exibiu algumas dessas técnicas fantásticas no filme Marlowe (1969), contracenando com o famoso ator James Garner.

Versões do cartaz do primeiro sucesso, The Big Boss (O Dragão Chinês - 1971)
Quando finalmente decidiu tentar a sorte em Hong Kong, a partir do seu primeiro sucesso intitulado O Dragão Chinês (lançado em 03-10-1971), Bruce Lee passou a explorar definitivamente seus famosos chutes voadores. 
Abaixo alguns dos famosos chutes em salto registrados em fotos que o imortalizaram e motivaram milhares de jovens em todo o mundo a praticar artes marciais. Eu me incluo entre eles. 


O que sempre me chamou a atenção em Bruce Lee foi sua elegância para desferir seus golpes numa longa sequência de luta; sendo que mesmo ao saltar para golpear, ele não comprometia sua postura  e equilíbrio, demonstrando uma plasticidade e domínio corporal incríveis.





A belíssima estética dos chutes voadores de Bruce Lee registrados em o Dragão Chinês
Na parte 2 da matéria, irei postar os chutes voadores utilizados no seu segundo filme, A Fúria do Dragão, de 1972

Por Eumário J. Teixeira.