Enter the Dragon

sábado, 20 de fevereiro de 2016

YUEN WAH, O HOMEM QUE DUBLOU BRUCE LEE


O  objetivo dessa postagem é fazer justiça a um artista marcial chinês que atuava desde a década de 1970, quase que anonimamente. Sua carreira é relativamente longa, suas contribuições para os filmes de artes marciais produzidos em Hong Kong são inegáveis, apesar de não serem muitos conhecidas em relação às proezas de outros atores ou artistas marciais que adquiriram fama internacional nos últimos 40 anos.  Estou falando de Wong Yuen Wah, hoje um coreógrafo, diretor e ator de filmes de Kung Fu, muito respeitado em Hong Kong.


A carreira de Yuen Wah se iniciou quando ele se matriculou na Escola de Ópera Chinesa de Hong Kong nos anos de 1960. Yueh Wah praticamente desenvolveu seus talentos acrobáticos na escola ao lado dos colegas Sammo Hung, Jackie Chan e Yuen Biao, que tiveram o mesmo destino de relativo sucesso nos filmes de artes marciais.
Yuen Wah se destacava desde o início pela sua desenvoltura para os movimentos acrobáticos além de golpes de difícil execução técnica. Assim não demorou muito para que ele fosse descoberto e contrato para atuar como dublê em cenas consideradas arriscadas ou difíceis para os atores profissionais de filmes de Kung Fu.
Quando Bruce Lee retornou à Hong Kong em 1971, vindo dos Estados Unidos buscando sua consolidação como estrela de cinema e artista marcial, ele procurou conhecer quem é quem na indústria de filmes de artes marciais em Hong Kong, como os produtores, diretores, atores e também procurou conhecer os melhores stuntmen ou dublês para atuarem em suas cenas de lutas que eram de um nível realístico muito acima dos filmes da época.
Durante as filmagens de A Fúria do Dragão (Fists of Fury – 1972), Bruce Lee contou no elenco de dublês ninguém menos que o iniciante Jackie Chan e o próprio Yuen Wah, ainda jovem promissor para as cenas de ação. No filme, Jackie Chan (se fazendo passar pelo ator que fazia o vilão japonês Suzuki) aparece na cena final de luta, recebendo um chute lateral voador de Chen Zhen (Bruce Lee) e sendo lançado para fora do recinto atravessando uma varanda em vôo e aterrissando no jardim do lado de fora.


Jackie Chan (de costas e no ar) tomando um chute lateral voador de Bruce Lee em A Fúria do Dragão
Já Yuen Wah, se faz passar por um japonês que tenta humilhar Chen Zhen (Bruce Lee) na entrada do cemitério público e acaba por receber um soco e um chute voador de Bruce Lee numa seqüência avassaladora.


Yuen Wah (como japonês) provoca Chen (Bruce Lee) na porta do cemitério...
Resultado da provocação: um soco...

...e um belíssimo chute voador no japonês ousado (ou melhor, em Yuen Wah)
Em Operação Dragão (Enter the Dragon – 1973), Bruce Lee  convida o ator e dublê Sammo Hung (atualmente também coreógrafo, diretor e produtor) desta vez para enfrentá-lo na luta que abre o filme.


Outro dublê que ficou famoso após trabalhar com Bruce Lee: o gordinho e ágil Sammo Hung
Nessa luta, Bruce atua em toda a cena contra Hung, a não ser na parte em que ele é dublado por Yuen Wah na execução de um back flip. Sammo Hung avança contra Lee com uma seqüência de chutes em giro, quando Lee (ou melhor, Yuen Wah de costas para a câmara) se joga para trás em um saldo acrobático apoiando a queda com as duas mãos e num movimento com impulso contrário se joga novamente para frente e já de pé soca Hung no rosto. 
É praticamente impossível perceber que não era Bruce Lee na cena.  Pois o biotipo dos dois era parecido, já que Bruce teria perdido muito peso na época durante as filmagens.


Yuen Wah dublando Bruce Lee: executa um movimento acrobático para trás e soca Sammo Hung,
em Operação Dragão
Ainda durante essa cena de luta, após Lee derrotar Hung, os monges em fila indiana, o desafiam a saltar sobre os seus braços erguidos. Lee esboça um leve sorriso, bate as luvas e solta um grito, e  conclui o espetacular salto acrobático sobre eles. Na verdade outra atuação incrível e não creditada à Yuen Wah. Outro detalhe imperceptível do filme que passou desapercebido por muitas décadas.  


O famoso salto acrobático sobre os monges em Operação Dragão. Performance de Yuen Wah
Yuen Wah exibindo suas qualidades acrobáticas para Bruce Lee
no intervalo das filmagens de Operação Dragão (1973)
Bruce Lee o aproveitou Wah em mais algumas cenas de Operação Dragão. Ele aparece sentado interceptando uma maçã com um dardo lançado por uma guarda-costas do vilão Han durante o banquete de boas vindas que precedia o torneio de artes marciais na ilha.


O jovem acrobata, dublê e coreógrafo Yuen Wah, participando de Operação Dragão, em 1973
Yuen Wah (com um bigode postiço) surge como um dos vigias da ilha que tenta capturar Lee durante sua exploração nos subterrâneos obscuros da ilha. É claro que Lee o liquida com extrema facilidade.


Yuen Wah (de bigode postiço) em Operação Dragão, tentando parar Bruce Lee
Jackie Chan também foi aproveitado nas cenas de lutas no subterrâneo, ele tenta agarrar Lee pelas costas mas acaba sendo imobilizado e tendo o pescoço quebrado.


Jackie Chan teve sua oportunidade como dublê em Operação Dragão.
Lee o imobiliza e quebra seu pescoço...
Mas um dos momentos de luta que foi mais marcante em Operação Dragão e que muitos acreditavam, inclusive eu, que teria sido feita por Bruce Lee, na verdade foi executado com perfeição por Yuen Wah, apesar de não lhe ter sido creditado a performance. Na cena de luta entre Lee e o vilão O’Hara (Bob Wall), Lee o atinge pela terceira vez no rosto e O’Hara se ajoelha devido ao impacto do golpe, mas aproveitando-se da posição tenta puxar as pernas de Lee para derrubá-lo de forma desesperada. Mas Lee se joga para cima e aplica um movimento acrobático chamado back flip kick, ou seja, aproveita o puxão das pernas e usa como impulso contra o próprio O’Hara ao mesmo tempo em que chuta seu rosto. Só que na verdade, quem executa o famoso movimento foi Yuen Wah, novamente de costas para a câmara. É impossível perceber que não era o próprio Lee que realiza o chute acrobático, mesmo em câmara lenta, vendo e revendo não tem como constatar que não era ele, mas Yuen Wah.


O famoso 'back flip kick' executado por Yuen Wah em Bob Wall
na cena inesquecível de Operação Dragão


Não se podia afirmar que era Bruce Lee no incrível back flip kick
Décadas depois do filme realizado é que foi revelado o autor da façanha: Yuen Wah


Foto à esquerda, Bob Wall segura a perna esquerda de Yuen Wah (vestido à caráter)
que efetuará o famoso back flip kick. Na foto à direita, Bruce Lee ensaia a cena com Bob Wall
antes da entrada do dublê Yuen Wah.
Bruce Lee tinha muitos planos para o futuro e pretendia deixar Hong Kong definitivamente devido a conflitos e desavenças com produtores e diretores chineses e produzir seus próprios filmes nos Estados Unidos. Uma coisa ele tinha certeza, poderia contar com uma equipe de dublês de primeira linha, como Jackie Chan, Sammo Hung e é claro, Yuen Wah. Mas sua morte misteriosa e ainda não totalmente esclarecida não permitiu que ele fosse avante com seus projetos.


Yuen Wah, como seus colegas Sammo Hung e Jackie Chan,
teve enorme impulso em sua carreira  por trabalhar com Bruce Lee
Yuen Wah, nascido em 02 de setembro de  1950, está hoje com 65 anos e ainda atuante em produções de filmes de artes marciais, assim como seus antigos colegas  da Escola de Ópera Chinesa de Pequim, Jackie Chan e Sammo Hung, que tiveram uma projeção importante em suas carreiras pelo fato de terem trabalhado e atuado com o rei do Kung Fu, Bruce Lee.


Por Eumário J. Teixeira

5 comentários:

  1. Chocante !
    Sempre suspeitei que as duas sequências assinaladas, na luta de Lee com Summo no templo, tivessem sido mesmo feitas por Bruce Lee. Porém, sempre acreditei que a cena do famoso chute mortal para trás (back flip kick) havia sido realizada pelo Pequeno Dragão.
    Excelente matéria, que veio dar os merecidos créditos ao grande Yuen Wah.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Antonio. A verdade tem que ser dita e não é demérito nenhum para Bruce Lee. As cenas citadas e feitas por dublês poderiam simplesmente não terem sido incluídas. Mas Bruce preferiu inseri-las para enriquecer as cenas de lutas e também para dar oportunidade para os seus dublês, extremamente capacitados, serem ainda mais valorizados; como foi com Jackie Chan na Fúria do Dragão. Vale lembrar que depois da lesão que ele tinha sofrido nas costas, não seria bom arriscar outro acidente ao executar o back flip kick, não acha? E para mim ele não precisava provar nada em relação às suas habilidades físicas e técnicas. E o nosso Yueh Wah realmente tem história e merece o reconhecimento.

    ResponderExcluir
  3. sempre soube que as cenas dos mortais não haviam sido realizados por lee.

    ResponderExcluir
  4. E lamentável que seu filho Brandon não tenha sido preventivo na cena do tiro,como Bruce foi em seus filmes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro, obrigado pelo comentário. Acho que nesse caso, há um responsável técnico para a manutenção das armas e verificação da munição de festim, etc. É aquela história de confiar na equipe e se concentrar apenas no seu trabalho. Brandon não teria, naquele momento, o que temer aparentemente. Bruce Lee estava paranoico durante as filmagens de Operação Dragão e ele tinha mesmo com que se preocupar. Se o "acidente" com Brandon ocorresse em Hong Kong, não seria muita surpresa. Mas nos EUA, quem imaginaria?!? Lembrando que Brandon prometeu investigar a fundo as causas da morte do pai quando terminasse as filmagens de O Corvo. Abraço.

      Excluir