Enter the Dragon

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

OS CHUTES VOADORES DE BRUCE LEE – Parte 3


Dando continuidade à matéria sobre Os Chutes Voadores de Bruce Lee, posto desta vez algumas fotos de Bruce Lee saltando e chutando nos filmes O Vôo do Dragão (The Way of the Dragon – 1972) e Operação Dragão (Enter the Dragon – 1973). 

Cartazes do filme O Vôo do Dragão - The Way of the Dragon - de 1972
No Vôo do Dragão, Bruce Lee executa apenas um chute em salto, na verdade, um chute frontal atingindo um lustre para espantar o capangas do chefão da máfia italiana. 


Em Operação Dragão, Lee utiliza um pouco mais de seus chutes em salto, 
Cartazes do filme Operação Dragão - Enter the Dragon - de 1973
ele aplica um chute duplo em salto contra os guardas do subterrâneo na Ilha de Han; 

um chute com salto acrobático no rosto do assassino O’Hara (Bob Wall), mas foi revelado posteriormente que o autor desse 'back flip kick' foi o famoso dublê Yuen Wah; 


e aplica chutes laterais em salto contra o vilão Han (Shih Kien). 



Nos intervalos da filmagem de Operação foi feito um registro de um chute lateral voador contra o ator Yang Sze (Bolo).

Na próxima postagem as fotos de alguns chutes laterais em salto no filme O Jogo da Morte (The Game of Death).

Por Eumário J. Teixeira.

4 comentários:

  1. eu era crente que quem tinha feito'back flip kick' no O’Hara era o prório bruce lee,agora fico sabendo q é dublê,desapontei...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Rodolpho. Por que ficou desapontado? Aquela acrobacia foi só para “enriquecer” a cena. Sabemos que Bruce Lee na verdade adotava técnicas efetivas e não floreadas em luta real, mas sabendo dos dotes acrobáticos de Yuen Wah quis aproveitá-lo nas cenas. Aliás, Lee estava formando uma boa equipe de dublês para auxilá-lo em seus filmes; nesse time estavam incluídos Jackie Chan e Sammo Hung. Nada me faz crer que Lee não seria capaz de executar o back flip, mas com tantos acidentes nas filmagens (corte profundo na mão, picada de cobra, luta real com um figurante desafiador, etc.) ocorridos no set de Enter the Dragon, não seria prudente arriscar em mais uma cena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo Blog amigo,nunca vi um blog tão completo em informações sobre o Lee,muito bom!

      Excluir