Bruce Lee

Bruce Lee
The Game of Death - JKD

sábado, 19 de março de 2022

GALERIA VII - MÃOS MORTAIS DE BRUCE LEE

 


Bruce Lee ficou conhecido pela rapidez e poder de seus chutes, mas os seus parceiros de treinamento sabiam da preferência do Pequeno Dragão pelos golpes com as mãos que ele considerava a forma mais rápida e direta para se resolver um possível confronto nas ruas. O fascínio belo boxe ocidental era inegável e foi forte influência, se não a principal base do Jeet Kune Do. Mas Bruce Lee nunca descartou, em seu método, as técnicas efetivas do Wing Chun kung fu. 

Estocada de ponta de dedos invertidos no pescoço.

Punho característico do Choy Lay Fut kung fu no plexo solar.

Estocada nos olhos, característico do Wing Chun kung fu.

Costas da mão no rosto.

Chicotada com o punho.

Soco direto, punho do sol, base do Wing Chun kung fu.


Rapidez e precisão são essenciais no soco direto.

O punho de Wing Chun explora a linha central do adversário.

Mãos enganosas do Wing Chun kung fu.


O boxe ocidental é a base do Jeet Kune Do.


Os punhos são as ferramentas básicas para o caminho 
da interceptação no JKD.

O sparring é crucial para o aprimoramento das técnicas 
para o combate.


Distância, tempo, ritmo e precisão são essenciais
para a utilização dos punhos.


Os punhos oferecem uma série de opções
surpreendentes para o contra-ataque.



Uma opção para utilizar as costas do mão quando surpreendido
por trás.

No rosto ou nos testículos, o punho sempre é efetivo.

Um punho bem aplicado define a peleja.

Chicotada com o punho, característico do Choy Lay Fut.

Bloqueio e ataque simultâneos e o soco direto.

O Soco de Uma Polegada: Impacto gerado pelos quadris,
ombros e braços que explodem no punho.


Faca de mão no pescoço e é só dizer adeus...

Como as mãos, pés e joelhos, os cotovelos não
podem ser desprezados.


Espero que tenham apreciado essa seleção, Walk On!

Por Eumário J. Teixeira

6 comentários:

  1. O interessante do Jeet Kune Do, e à simplicidade e base desenvolvida por Bruce Lee, pois à estrutura que ele desenvolveu tem uma mecânica bem maleável e dinâmica, é uma mesclagem com à estrutura do Wing Chun mais à dinâmica do boxe, e incrível pois na minha prática de Jeet Kune Do, consegui simplificar algumas defesa básicas do karatê, deixei cada defesa e contra ataque bem econômico, pois usei os princípios de Wing Chun à economia de movimentos. O Jeet Kune Do é a arte de simplificar, e harmonizar os conceitos distintos e duais em uma só essência, e não existe limite para tal pois Bruce Lee procurava à excelência marcial. Fazendo um paralelo entre Wing Chun e Jeet Kune Do, o Wing Chun é simples, econômico e direto, mantendo à linha central... Já o Jeet Kune Do é simples e direto, sem ser clássico!

    Pois ele carrega à essência do Wing Chun, porém com princípios mais livre e abertos e fundamento no boxe e esgrima ocidental, com acréscimos das demais experiência de Lee Jung Fa. Pois eu particularmente, particularmente treinei Taekwondo, boxe, capoeira e Jiu Jitsu no início... E depois me fui me focar no Wing Chun, que é arte marcial ou sistema marcial que atualmente prático junto com Jeet Kune Do. O interessante é que com o Jeet Kune Do, às minhas demais experiência são mesclada com êxito e sem conflito, só não incorporei à parte de chão do Jiu Jitsu ainda por falta de tempo e de equipamento, pois terei que fazer uma adaptação para ficar algo harmônico, mas às projeções consegui mesclar com sucesso graças aos fundamentos do Jung Fa Gung Fu. Só fazendo um acréscimo: atualmente estou treinando e aprendendo o estilo tigre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante essa definição para o JKD: "...o Jeet Kune Do é simples e direto, sem ser clássico!". Outra definição que se ajustaria para essa "estrutura" criada por Lee, poderia ser "liberdade para ser e fazer com simplicidade". Uma pergunta, se pode me responder: Você é instrutor ou um praticante estudioso de artes marciais e em qual academia? Obrigado, pelo rico comentário Weini Xiu si.

      Excluir
    2. Sou um praticamente e estudioso do Kung Fu e dás demais artes marciais, e dedico meu tempo á estudar e dar continuidade ao legado que Bruce Lee deixou... E sobre á academia que eu frequentava, posso dizer que atualmente estou me organizando para treinar sozinho. Pois o último local de treinamento que eu treinava fechou e agora estou vendo como criar uma estrutura de treinamento para uma forma autodidata. Zai Jian

      Excluir
    3. sozinho só dá pra treinar bem a parte de condicionamento físico

      sem ter se ter um ser humano para sparring, fica muito difícil progredir em diversas técnicas

      boa sorte!

      Excluir