Bruce Lee

Bruce Lee
The Game of Death - JKD

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

TAKY KIMURA, O AMIGO MAIS FIEL DE BRUCE LEE, FALECEU!


É com pesar que informo o falecimento de Sifu Taky Kimura, 96 anos, ocorrida nesta quinta-feira, 07 de janeiro de 2021. 
Taky Kimura era considerado o amigo mais fiel de Bruce Lee. Quando se conheceram em 1959, Bruce Lee tinha chegado recentemente aos EUA, Kimura tinha 35 anos e Bruce Lee apenas 19 anos.

Sifu Taky Kimura, mestre na simplicidade, humildade, sabedoria,
lealdade e gratidão.

A  amizade entre os dois foi instantânea, apesar da considerável diferença de idade.
Kimura, filhos de japoneses, ainda que cidadão norte-americano, foi descriminado durante a Segunda Grande Guerra Mundial, sendo confinado (quando tinha por volta de 18 anos de idade)  com a família para o campo de concentração de Tule Lake destinado à descendentes de japoneses, entre 1942 e 1946, na Califórnia.  

O maduro Taky Kimura (à esquerda) e o jovem Bruce Lee
(à direita) em Seattle, por volta de 1959.


Taky Kimura (de azul) posa com Bruce Lee para ilustrar o livro
Chinese Gung Fu: The Philosophical Art Of Sel-Defense,
 lançado em 1963, por Bruce Lee.

Taky Kimura (de frente) se lança contra Bruce Lee em 
demonstração para o Torneio Internacional de Karate
 de Long Beach, em 1967.

Kimura foi um dos primeiros alunos de Bruce Lee em solo americano. Graças ao incentivo do jovem amigo, Taky Kimura começou a ver novas perspectivas para sua vida. Passou a treinar com Bruce Lee e readquiriu a auto-confiança e o amor próprio que havia perdido em Tule Lake, mas sempre mantendo a simplicidade, humildade e caráter característicos de quem conquistou definitivamente a amizade e consideração por parte de Bruce Lee. Fizeram demonstrações juntos de Kung Fu e Jeet Kune Do, respectivamente, em 1964 e 1967, no Torneio Internacional de Karate de Long Beach, na Califórnia.

Taky Kimura e seu principal  aluno, Abe Santos,
agora instrutor e dirigente do Jun Fan Gung Fu  Institute, em Seattle, 
visitando os túmulos de Bruce e Brandon Lee no Lake View Cemetery.


Taky Kimura ao lado de seu filho (adotivo) Andrew Taky Kimura, 
também instrutor e dirigente do Jun Fan Gung Fu Institute.

Após se tornar instrutor da academia fundada por Bruce Lee em Seattle, o Jun Fan Gung Fu Institute (embrião do Jeet Kune Do), Kimura manteve o legado do seu jovem mestre intacto, sem deturpações ou corrupções de sua instrução e filosofia.

O jovem Taky Kimura, nos primórdios do Jun Fan Gung Fu, 
mais tarde conhecido como Jeet Kune Do.

Após a morte de Bruce Lee em 20/07/1973, aos 32 anos, Taky Kimura demonstrou toda a sua gratidão pelo que Bruce Lee representou em sua vida. Kimura manteve a academia de Seattle, seguindo rigorosamente os ensinamentos do seu mestre e ainda serviu como guardião e zelador dos túmulos de Bruce Lee e de seu filho Brandon, morto aos 28 anos, em 31 de março de 1993, tão precocemente quanto o pai.

Taky Kimura carregando o esquife de Bruce Lee, no enterro em Seattle,
em julho de 1973.

Ilustração a partir de uma foto feita em meados de 1960
 dos dois eternos e leais amigos, Taky Kimura e Bruce Lee.

Kimura deixa a família, incluindo seu filho Andrew Taky Kimura e seu fiel aluno e dirigente do Jun Fan Gung Fu Institute de Seattle, Abe Santos.
Que DEUS receba o nobre Taky Kimura em seus braços. Amém!

Mais informações sobre a vida de Taky Kimura é só acessar a postagem neste mesmo blog, digitando esse link na caixa de busca acima: TAKY KIMURA, O FIEL GUARDIÃO DO LEGADO DE BRUCE LEE

Por Eumário J. Teixeira.

22 comentários:

  1. Rapaz... sempre que eu lia algo do Bruce em revistas nos anos 90, era recorrente o nome do Kimura aparecer. Ao ler sobre o Bruce acabei me familiarizando com o Kimura também. Valeu pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Bem vindo, Giovani. Obrigado pelo comentário. Se você quiser saber mais sobre o nobre Taky Kimura neste blog, confira no link:
    https://bruceleeinfocus.blogspot.com/2014/12/taky-kimura-o-fiel-guardiao-do-legado.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou vá até o final da página e em "Postagens Populares" você verá o link direto para TAKY KIMURA, O FIEL GUARDIÃO DO LEGADO DE BRUCE LEE. Abraço, Giovani.

      Excluir
  3. Salve, Eumário !

    Tão rara e admirável quanto foram as fenomenais habilidades físicas e mentais de Bruce Lee, assim também o foi a leal e sincera amizade demonstrada pelo Mestre Taky Kimura.

    Taky Kimura nos deixa como um exemplo notável de um caráter elevado.

    Abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Antonio Jorge. Endosso suas palavras, Taky Kimura era realmente uma pessoa diferenciada. Obrigado pelo comentário. Abraço!

      Excluir
  4. É uma notícia muito triste, mas é bom saber que ele teve uma vida longa além de uma amizade tão forte e sincera com o grande Bruce.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo seu post e comentários da vida de Bruce Lee , não conhecia ainda seu site ! Muito bom mesmo! 👍👍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Pedro. Continue prestigiando o blog e, por favor, divulgue-o para os amigos. Abraço.

      Excluir
  6. Adorei lindo texto eu me orgulho de tem esse sobrenome kimura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Juliana. E parabéns pelo sobrenome Kimura. No final desse post tem um link de outra matéria sobre o nobre e saudoso Taky Kimura, ou procure em "Postagens Populares" no fina do blog. Abraço.

      Excluir
  7. Parabéns pelo post, fiquei encantado. Pois sempre admirei essa amizade e fidelidade ao Amigo e Mestre.
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico agradecido por sua atenção e comentário, Walter. Abraço.

      Excluir
  8. Tou assistindo a temporada desses guerreiros no amazon prime. Que.amizade linda.

    ResponderExcluir
  9. Saudações, Eumario!Fico muito triste em saber da morte do grande e eterno amigo fiel de Bruce Lee. Foi um exemplo de disciplina,resiliência e de fidelidade. Mais um do legado do eterno mestre que nos deixa. Obrigado, Eumario, por sempre nos deixar atualizados. Um abraço!!

    ResponderExcluir
  10. Diante de tantas notícias ruins, de falta de caráter, fidelidade,humilde etc... a gente acaba q por acaso , lendo este post a respeito de Kimura,de tua fiel amizade , mesmo seu mestre e amigo indo embora precocemente, ele dedicou tua vida para manter vivo o legado do seu mestre .lealdade ,fidelidade e gratidão, são palavras para tentar expressar a vida deste homem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, amigo. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
    2. Fico feliz por alguém lembrar destes mitos, não podemos perde a essência do passado esses homens merecem nosso respeito.
      Obrigado pelo post!

      Excluir
  11. Acredito que O Kimura influenciou muitos garotos a se interessarem pela vida e arte de Bruce lee lembro que quando era garoto e na minha juventude, viaja longe pra treinar wing chun e devorava todas as publicacoe Do lendário mestre das artes marciais e sua filosofia de vida saber que alguém esteve tão próximo dele,e ainda guardou até o fim seus ensinamentos e um orevikegi9 de poucos Deus abençoe toda a família Kung Fu

    ResponderExcluir