Bruce Lee

Bruce Lee
The Game of Death - JKD

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

A MANSÃO DE BRUCE LEE FOI DEMOLIDA EM 2019



A mansão que foi de Bruce Lee em Hong Kong não existe mais - Infelizmente e para o desespero dos fãs do mundo inteiro, a mansão de dois pavimentos que pertenceu a Bruce Lee em meados dos anos de 1970, situada na 41 Cumberland Road, no bairro nobre de Kowloon na ilha de Hong Kong, foi finalmente demolida 28 de setembro de 2019, após uma década de expectativa em torno das negociações envolvendo o atual proprietário e o governo de Hong Kong, visando um melhor destino para o agora saudoso abrigo do Pequeno Dragão.

A fachada original da casa de dois pavimentos de Bruce Lee e o famoso
Mercedes Benz vermelho na garagem.

Localização pelo google map da residência de Bruce Lee em Kowloon Tong.

Apesar das apelações e intervenções de organizações e fã-clubes como o Bruce Lee Club junto ao governo de Hong Kong, nada pode ser feito para impedir que a antiga mansão viesse à baixo.
O atual dono da propriedade, Joey Lee Man-lung, vice-presidente do Fundo de Caridade Yu Pang-lin, declarou que não tinha recebido nenhuma nova proposta do governo de Hong Kong para impedir a ação, apesar do anúncio ter sido emitido duas semanas antes da derradeira demolição.

Joey Lee Man-lung, vice presidente da instituição Yu Pang-lin e o último
proprietário da casa que pertenceu ao Rei do Kung Fu.
A associação Yu Pang-lin teria a intenção inicial de transformar a casa num centro de estudos chineses para oferecer cursos de mandarim e música.
Segundo Joey Lee Man-lung, problemas estruturais haviam sido detectados no prédio em julho de 2019, que tornou inviável a manutenção da casa de dois pavimentos.
Segundo Joey, colunas temporárias foram erguidas no interior da casa para manter sua sustentação enquanto o departamento responsável por edificações do governo de Hong Kong definisse por sua manutenção ou, se não houvesse outra solução, autorizasse a demolição definitiva.
Um funcionário do Departamento de Edificação negou que tivesse recebido, na ocasião, algum pedido de demolição do prédio,  mas que de qualquer forma a casa não era classificada como um edifício histórico pelo departamento e que também não tinha recebido nenhuma proposta de conservação por parte de seu proprietário.
Consultando um especialista em edificações, Joey estimou que a reforma e reparo da propriedade de 5.699 pés quadrados custariam cerca de 20 milhões de dólares de Hong Kong
( US $ 2,5 milhões), custo semelhante e necessário para demolir e erguer outro novo.

O muro e o portão dourado originais da casa de Bruce Lee em meados de 1970 (à esquerda);
ao centro, Bruce e Brandon Lee em frente à entrada da famosa mansão; e à
direita, a fachada totalmente modificada nas últimas décadas.

À esquerda o prédio original onde morou Bruce Lee e família, de 1971 a 1973.
À direita, o prédio totalmente modificado nos anos 2000, quando foi transformado num motel barato.
Um fim indigno para o que foi o abrigo do Pequeno Dragão – A antiga mansão de Bruce Lee chegou a ser usada como um motel para encontros amorosos rápidos, pagos por hora, por volta de 2008, mas foi se deteriorando por falta de manutenção e interesse do proprietário e também pela ação  natural do tempo.
Joey Lee disse que chegou a procurar o Departamento de Desenvolvimento de Hong Kong, em meados de 2018, para cobrar uma solução definitiva do governo, ainda que fosse um plano de preservação do prédio ou mesmo de compra. A resposta teria sido negativa, não haveria no momento, nenhum plano direcionado à antiga residência de Bruce Lee.

Wong Yiu-keung, fundador do Bruce Lee Club de Hong Kong,  lutou em vão
pela preservação e restauração do prédio que um dia foi o lar do Pequeno Dragão.

Vista de cima da propriedade que um dia pertenceu à Bruce Lee,
poucos anos antes da demolição.
Wong Yiu-keung, presidente do Bruce Lee Club de Hong Kong, perguntou ao porta-voz do Departamento de Desenvolvimento, ainda em 2018, sobre a possibilidade de aproximação para negociação com o atual proprietário do prédio, que respondeu: “O governo vai explorar incentivos econômicos adequados para incentivar os proprietários a conservarem seus edifícios históricos, classificados. A forma de incentivo econômico será considerada caso a caso, considerando as circunstâncias de cada caso individualmente.”
Wong Yiu-keung era um dos defendiam a ideia de preservar a casa como um museu dedicado ao Pequeno Dragão, um “Bruce Lee Memorial Hall”, utilizado como um ponto de encontro internacional para os fãs de Bruce Lee de todo o mundo.

Bruce e Linda, por volta de 1973,  ao lado do Mercedes Benz vermelho
na área externa da residência.

Brandon e Shannon ainda crianças (de branco) saindo de sua casa e sendo
 encaminhados para o velório do pai em Hong Kong, em julho de 1973.
Apesar de ter nascido em San Francisco, na Califórnia em 27 de novembro de 1940, Bruce Lee viveu toda a sua infância e adolescência em Hong Kong e passou seus últimos três anos de vida na histórica mansão em Kowloon Tong, até sua morte inesperada em 20 julho de 1973, aos 32 anos de idade.

O desinteresse do governo de Hong Kong selou o destino da mansão de Bruce Lee - O filantropo bilionário, Yu Pang-lin, fundador da instituição de caridade que leva seu nome, comprou a casa em 1974 por cerca de 1 milhão de dólares de Hong Kong em negociação com o produtor da Golden Harvest, Raymond Chow, que também era sócio de Bruce Lee na Concord Productions. A casa posteriormente foi adaptada, com a fachada e seu interior totalmente modificados,  para se tornar um motel barato.
Posteriormente Yu chegou a pensar em vender a propriedade ainda em 2008 para arrecadar fundo para as vítimas do terremoto de Sichuan, mas devido aos protestos e pedidos de preservação e restauração da casa pelos fãs de Bruce Lee, Yu retrocedeu com a idéia.
Mas sem querer ou poder arcar com as despesas de uma obra tão complexa, Yu então ofereceu a casa como doação ao governo de Hong Kong desde que ela fosse transformada em um museu para preservar a memória de Bruce Lee. Ele apelou para que o governo facilitasse a licença para modificações no terreno e na estrutura do prédio para ser construído mais dois ou três andares no subsolo onde o museu proposto incluísse, além da mansão preservada, cinema, centro de treinamento de artes marciais, biblioteca e salão de exposições.
Mas como Yu não chegou num acordo como as autoridades responsáveis, o plano foi desfeito em 2011.

Wong Yiu-keung, presidente do Bruce Lee Club,  considera que  a demolição
 da mansão de  Bruce Lee se deu pelo descaso do governo de Hong Kong.

Flagrante de Bruce Lee chegando em frente ao portão dourado de sua mansão,
numa noite qualquer por volta de 1971 após um provável e
 cansativo dia de reuniões e filmagens.

O famoso jardim japonês em frente à casa de Bruce Lee.
O Bruce Lee Club lançou uma petição internacional em julho de 2019, no mês de aniversário da morte do Pequeno Dragão, para forçar o governo chinês a assumir o projeto de manutenção e restauração da casa que Bruce Lee carinhosamente chamava de “The Crane’s Nest”.
Wong Yiu-keung ao receber outra negativa do governo de Hong Kong, declarou: “O Governo decepcionou todos os fãs de Hong Kong e de todo o mundo. Se você me perguntar como me sinto em relação à demolição da casa de Bruce Lee, condenarei esse governo.”

Shannon Lee apoiou também o desejo popular pela restauração e preservação
da casa onde passou parte de sua infância.
Shannon Lee, filha de Bruce Lee, apoiou o desejo popular pela restauração e preservação da casa onde morou parte de sua infância concordando na transformação da propriedade num memorial em homenagem ao seu falecido pai, embora ela não pudesse participar legalmente das negociações imobiliárias. Ela chegou a postar seu anseio em rede social: “Eu queria ter a resposta positiva para preservação da casa. Talvez com o sucesso da exposição (ocorrida sobre Bruce Lee em 2011) no Museu do Patrimônio, o governo (de Hong Kong) e um indivíduo (ou empresário) com mentalidade cívica, volte a reabrir as discussões com a família. Espero que sim, pois terão todo o nosso apoio.” Mas mesmo a súplica da filha de Bruce Lee não foi ouvida.
Yu Pang-lin veio a falecer em 2015, aos 92 anos, e o destino da casa caiu então nas mãos de Joey Lee Man-lung, que foi o responsável direto pelo derradeiro destino da mansão do Pequeno Dragão, que hoje já se tornou mais uma lenda.

Imagens do início e fim dos trabalhos de demolição da casa do Pequeno Dragão.

Mais imagens do trabalho de demolição da mansão de Bruce Lee em 2019.

Graças à insensibilidade e descaso das autoridades chinesas, esse foi o
fim  lamentável da residência do ícone das artes marciais.
Uma propriedade que deveria ter sido classificada pelo governo de Hong Kong
 como edifício histórico, para a preservação e divulgação da vida
e obra de Bruce Lee, o Rei das Artes Marciais.



Confira também neste blog outra matéria sobre a histórica mansão situada na 41 Cumberland Road em Kowloon Tong e que pertenceu a Bruce Lee, no link: 
https://bruceleeinfocus.blogspot.com/2018/11/bruce-lee-e-maldicao-da-casa-de-kowloon.html

Por Eumário J. Teixeira.

14 comentários:

  1. O descaso com a mansão do bruce e inacreditavél. Pois quando se fala e pensa em china e hong kong certamente vai bruce lee na cabeça. Bruce lee e a principal celebridade da china. Levou as artes marciais e o kung fu para o mundo. E continua sendo o chinês mais famoso do mundo, como ele disse uma vêz em que seria de fato. Eles tem muitos artistas famosos mas igual e do patamar do bruce nunca mais terão. Se eu um dia fosse a china e a hong kong eu iria na casa de bruce lee antes de ir em qualquer outro lugar. Trocaria a muralha da china e o templo shaolin para poder entrar na casa de bruce lee.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não poderemos ter mais esse privilégio de conhecer a casa que pertenceu ao Pequeno Dragão, Rodrigo, graças ao descaso do governo chinês. E como você mencionou, seria o primeiro lugar que eu também iria visitar em Hong Kong, sem dúvida. O outro seria o seu túmulo em Lake View Cemetery, em Seattle,EUA. Mas a obra de Bruce Lee transcende a insensibilidade e a incompetência humana. Obrigado pelo comentário, amigo.

    ResponderExcluir
  3. E eu achando que o Brasil é um pais que não preserva a memória dos seus ídolos, Hong Kong é um lugar muito pior que o Brasil nesse quesito, como pode o rei das artes marciais ter a sua casa destruída, esse governo de lá é insensível, vergonhoso, o Bruce Lee pôs Hong kong no mapa do mundo, é uma figura lendária, histórica e é esse o tratamento que recebe do lugar que ele foi criado e teve seus filmes de sucesso, lamentável, vergonhoso, não dá para entender o lugar que o Bruce Lee viveu ele sendo um ídolo mundial, e o governo deixar destruir sua casa, realmente Hong kong é uma vergonha muito pior que o Brasil em preservar a memória dos seus ídolos, o Bruce Lee não merecia isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo anônimo. Em 1º de julho de 1997, Hong Kong voltava para o controle da China Comunista. Mais de 20 anos depois a política governamental chinesa está tomando de forma sutil o controle cultural, político, econômico e social da ilha que um dia gozou da liberdade e democracia. Os jovens de Hong Kong já estão esperando o pior. Esse descaso com a memória de um ídolo de origem chinesa e mundial como Bruce Lee, já é um presságio do que ainda virá sobre outrora livre, exótica e excitante Hong Kong.

      Excluir
  4. Além disso, o que você acha das dezenas de entrevistas que o Bruce Lee deu nas tvs de Hong Kong, você não acha estranho a única entrevista que se tem acesso do Bruce Lee ter sido realizada por um ocidental, o Pierre Berton, como eu disse antes Hong Kong é uma vergonha eles querem que o mundo esqueça o Bruce Lee na minha opinião eles devem ter muitas entrevistas guardadas do Bruce Lee em seus cofres e simplesmente não deixam vir a público, um completo absurdo, o Bruce Lee deu inúmeras entrevistas lá e não existe nada disso para vermos, eles tiveram o deboche de mostrar cerca de 10 minutos de filmagem a cores em ótima qualidade do show enjoy yourself tonigh de 1972 que o Bruce Lee participou com o Brandon Lee e esses 10 minutos de video estão editados e cortaram a participação do Bruce Lee isso é uma máfia Hong Kong quer esconder tudo do Bruce Lee, você deve saber que o filme o Orfão que foi o ultimo filme do Bruce Lee a deixar hong kong feito em 1959 e eleito na posição 52 dos 100 melhores filmes de hong kong nunca foi lançado em dvd só quem pode ver é quem mora em hong kong ou viaja para lá eles prendem o que de melhor o Bruce Lee fez nesse filme ele prova ser um bom ator dramática tem até cena dele jogando futebol, é incrivel mas eles não deixam as pessoas verem isso, é uma vergonha, o que voc~e pensa sobre tudo isso, gostaria de saber da sua visão, ótimo site, valeu.

    ResponderExcluir
  5. Olá, novamente, amigo anônimo. Pena que não se identificou. Antes de mais nada, agradeço pela boa aceitação do blog. A máfia chinesa, como todas as outras existentes, são um câncer, que se adaptam ao sistema vigente, sendo capitalista ou comunista. Seus braços tem longo alcance e seus membros estão entranhados em todos os setores possíveis. Desde meados de 1970, quando Bruce começou a se destacar por toda Ásia, a máfia de Hong Kong denominada Triad, tentou controlar a carreira de Bruce Lee. É no que acredito. O diretor famigerado de The Big Boss e Fist of Fury, Lo Wei, era um membro da Triad e não demorou a se desentender com Bruce Lee, quase chegando às vias de fato. Quando em 1973, Bruce deixou transparecer que queria voltar a morar nos EUA com a família, a indústria cinematográfica de Hong Kong e a máfia local entraram em parafuso. Não é de se admirar porque tantas dúvidas sobre as circunstâncias de sua morte e a omissão de tantas entrevistas e divulgação de seus filmes feito ainda quando adolescente em Hong Kong. O descaso com sua mansão em Kowloon, é mais uma prova das minhas suspeitas. Só que o mito é imbatível e o alcance mundial de seu legado é ilimitado. Obrigado mais uma vez por sua participação.

    ResponderExcluir
  6. Realmente E um absudo o descaso sendo que virou até um motel(vergonhoso). E bem isso querem esquecer ou tentar deixar Bruce como exemplo do que a máfia e capaz. Descaso també de raymond chow que ganhou muita grana pelo mérito do bruce que era seu braço direito.ele poderia ter preservado a residência que bruce comprou. Um lugar maravilhoso que ele fez o jardim japonês etc. Ate mesmo seu carro tambem o mercedes. Mas é bem isso a máfia chinesa tem seus tentáculos. Mas até que ponto? é demais, não sei como tem tanto poder até fora da china,pois se bruce fosse morar nos eua,certamente não duraria muito também porém duraria mais um pouco. É inacreditavél que até o brandon anos depois e em outro pais sofrer as consequências e nada acontecer. Devem Existe sim flagras e entrevistas no aeroporto com bruce que deve existir assim como perticipacões dele na hong kong tv. Ao qual temos muitas fotos até mesmo do teleton chinês ele foi a atração dentro de um bolo pois ele já era a principal celebridade da china ja em 1970 devem ter muitas e falando em cantonês na sua lingua... aliás a ultima entrevista dele no talk show ivan ho bee também existe porém só o audio divulgaram. Outra coisa e se for em hong kong e pedir para ver laudo da morte de bruce não existe simplesmente não foi divulgado laudo da autopsia do corpo unica foto e do pescoço para cima. Sonhava com o fato da exumação quando brandon iria fazer para pelo menos esclarecer e mostrar esses bandidos (mas seria vergonho para raymond chow creio eu). Sempre penso que um dia a betty falará ou alguém.
    sempre penso no que bruce sofreu naquele dia. Um homem que as 13hs da um beijo de tchau ma esposa e as 19hs esta morto não da pra conceder. Fora absurdo um clima de como se fosse uma missão cumprida elimina.lo. deboche de raymon show sem demosntrar uma tristeza na morte de bruce. Que tanto raymon e lo wei devem estar apanhando até agora de bruce em algum lugar. Só nos resta esperar que aparecam com o tempo. A última inédita e a dele no green hornet divulgada a pouco tempo com van hillians em cores e ótima qualidade poré ela e da tv americana. As da china não divulgam.

    ResponderExcluir
  7. Eumario vc acha que Bruce Lee foi assassinado ,e as marcas no corpo dele?

    ResponderExcluir
  8. Olá, amigo desconhecido. Vc. fez uma série de perguntas em outras postagens, além dessa. Mas vamos lá...
    Sobre quem ensinou a "luta corpo a corpo" a Bruce Lee como vc. se referiu, fica difícil citar os nomes de quem poderia ter-lhe passado alguma instrução, como por exemplo, Ip Man e Wong Shun Leung em Hong Kong, ou Wally Jay e Gene LeBell nos Estados Unidos. Mas isso foi tratado em diversas postagens desse Blog, como em "Bruce Lee - Cronologia Ilustrada - Partes I a VI"; "Wong Shun Leung e Bruce Lee - Encontro e discussões sobre Kung Fu"; e "Bruce Lee aprendeu a chutar alto com Chuck Norris - Verdade ou Mentira?". Você terá que explorar o blog.
    Quanto às imagens inéditas, fotos ou filmagens de bastidores, podem surgir à qualquer momento. Estou sempre atento.
    E sobre o assassinato e as possíveis marcas no corpo e rosto, no blog, se vc. procurar, tem duas postagens que cobrem bem o assunto. Confira em "A Morte de Bruce Lee - Estudo sobre a Autópsia e Outras Possibilidades" e também "O mistério nas Mortes de Brandon e Bruce Lee".
    Obrigado e boa pesquisa. Na próxima, se identifique, por favor.

    ResponderExcluir
  9. lamento pela casa
    mas se nem a própria família cuidou dela (virou motel), o qu eesperar de terceiros para quem seria apenas um imovel de luxo decadente, sem ligação afetiva
    "20 milhões" é dinheiro pacas para fazer doação

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Scant. Na verdade, a casa foi vendida pelo produtor Raymond Chow que ficou encarregado por Linda Lee para assim proceder, no ano seguinte à morte de Bruce Lee. Linda com certeza estava apavorada e não pretendia retornar a Hong Kong, porque no fundo ela sabia que a morte de seu marido não teria sido um simples infortúnio, apesar de sempre negar um possível assassinato. Além disso, o dinheiro da venda viria a calhar para o sustento de sua família ainda em choque nos EUA. Mas isso não isenta os compradores por tamanho descaso, não é mesmo? Por que a falta de visão em usá-la como interessante fonte de renda ao explorar a obra e vida do Pequeno Dragão através de um museu, por exemplo? O que me parece agora, é que esse descaso foi mesmo proposital mesmo naquela época em que ainda não se cogitava devolver a ilha para a China comunista, mas que era comum as interferências da máfia chinesa em todas as instituições. Obrigado pelo comentário, amigo.

      Excluir
  10. Eu acredito em duas possibilidades com a ex-mulher de Lee: linda por mais que não sabia de detalhes do que realmente aconteceu com Bruce, sabe de algumas coisas e realmente por isso, quis se afastar com medo de sofrer represálias. E outro, é que ela acabou aceitando o que viria à acontecer (pouco provável), pois já estava magoada com o assédio e talvez a mudança na rotina da família e principalmente de Bruce Lee, sem contar que poderia saber da infidelidade do marido.
    São apenas pensamentos que tenho sobre Linda Lee. Até pq logo após o velório de Bruce Lee, temos vídeos com ela mesma dizendo que Bruce Lee se foi, e queria deveriam respeitar e admirar ele apenas nos filmes e pronto. Se não me falhe a memória. Pareceu um tanto quanto arrogante, sei lá. Eu penso que ela deveria estar indignada e talvez procurando respostas, ao invés de apenas aceitar, como assim ilustra o vídeo. Eu acredito ainda que, Bruce Lee foi vítima de uma grande traição por pessoas próximas à ele, e assim não posso descartar nada sobre Linda. Infelizmente, acredito que isso nunca virá à tona. Mas espero sempre pelo melhor das pessoas. E que assim seja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcondes. Das duas possibilidades que citou, fico com a primeira. Linda certamente sabia de alguma coisa e Bruce conhecia os riscos que corria em Hong Kong e, portanto, devia ter confidenciado algo a respeito das possibilidades e ameaças à sua esposa. Linda naquela entrevista no aeroporto antes de partir de volta para os EUA, estava mesmo estranha, fria e quase robótica. Talvez temerosa com alguma coisa, já que a morte de seu marido, de uma forma tão surpreendente e polêmica, suscitou muitas dúvidas. Lembrando que quase 20 anos depois, Brandon Bruce Lee falece naquele acidente também inexplicável durante as filmagens de O Corvo, pouco depois de declarar que iria reabrir a investigação da morte de seu pai. A esperança da verdade estava com o produtor Raymond Chow, que faleceu recentemente; só nos resta agora, Betty Ting-Pei, a amante de Lee, ou algum veterano da máfia dar com a língua nos dentes. Abraço e obrigado pelo comentário, amigo.

      Excluir
    2. talvez ele tenha sido envenenado de forma tão discreta que poucas pessoas (que já morreram) sabiam do ocorrido

      um veneno tão eficaz (medicina chinesa antiquíssima) que nunca pode ser descoberto pelo exame cadavérico

      um crime perfeito

      Excluir