Bruce Lee

Bruce Lee
The Game of Death - JKD

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

A MORTE DE RAYMOND CHOW (POSTAGEM EXTRA!!!)


Raymond Chow, produtor da Golden Harvest e sócio de Bruce Lee, morreu!
08/10/1927 - 02/11/2018
Foi anunciada a morte por causas ainda desconhecidas do produtor Raymond Chow Man-Wai, da Golden Harvest Studios de Hong Kong, no último dia 02 de novembro (sexta-feira),  aos 91 anos.
Chow foi chefe de publicidade e produção da produtora Shaw Brothers, do lendário Run Run Shaw, entre 1958 a 1970. Em seguida Chow saiu para fundar a sua própria produtora, a Golden Harvest.
Aprendendo com os erros e limitações da Shaw Brothers, o produtor Raymond Chow conseguiu atrair o interesse de Bruce Lee para trabalhar com ele e passou a encarar a concorrente. O que resultou nos clássicos: O Dragão Chinês (The Big Boss - 1971); A Fúria do Dragão (Fists of Fury - 1972); O Voo do Dragão (The Way of the Dragon - 1972); e Operação Dragão (Enter the Dragon - 1973).

Bruce Lee e Raymond Chow comemoram o sucesso do filme
Voo do Dragão e o término das filmagens de Operação Dragão, em abril de 1973.
Sendo que as duas últimas realizações, The Way of the Dragon e Enter the Dragon (este em parceria com a Warner Brothers) foram produzidos pela Concord Production, uma produtora independente da Golden Harvest, onde Bruce Lee e Raymond Chow dividiam meio a meio as ações e lucros. Bruce cuidava das decisões artísticas na Concord Production Inc., enquanto Chow tratava das questões administrativas.

Lee e Chow, amigos pero no muy...

O Jogo da Morte (The Game of Death) seria a grande realização pela Concord Production, mas a morte repentina de Lee em 20/07/1973, lhe roubou tal triunfo. O filme foi montado posteriormente com cenas de outros filmes, dublês e sósias de Bruce Lee e lançado de forma oportunista pela Golden Harvest, em 1978.
Com a morte de Bruce Lee em 1973, Linda Lee vendeu a parte das ações da Concord Production de seu marido para o próprio Raymond Chow.

Bruce Lee e Raymond Chow, promessas de bons frutos na Concord Production.
Raymond se aposentou oficialmente da produção de filmes de artes marciais que o consagraram, em  2007. A Golden Harvest passou então a ser chamada de Orange Sky Golden Harvest. 
Muito se falou da famosa discussão entre Bruce Lee e o diretor Lo Wei em 1973, que dizem ter pertencido à máfia Triads de Hong Kong e que dirigiu os dois primeiros filmes de Bruce Lee, The Big Boss e Fists of Fury. Lee e Wei se tornaram grandes desafetos.
Mas em relação à Chow, muitos ignoram, mas as relações entre Bruce e Raymond não eram tão amigáveis conforme muito se divulgou. Nos últimos dois anos de vida de Bruce Lee os conflitos começaram a se tornar evidentes. Quando Bruce Lee teria decidido a abandonar a Golden Harvest e fundar a Concord Production, foi o indício de que as coisas já não estavam bem. E quando Bruce Lee anunciou que deixaria Hong Kong definitivamente, após as filmagens de O Jogo da Morte levando uma equipe de dublês consigo para continuar a filmar e produzir nos EUA, as coisas afloraram. 

Divergências entre Lee e Chow aconteceram, mas foram suficientes
para acabar resultando na misteriosa morte de Bruce Lee?
Daí veio os boatos sobre a intervenção da máfia chinesa Triads em relação à morte misteriosa de Bruce Lee, sob o consentimento ou omissão de Raymond Chow, que se sentia traído. Muitos esperavam a morte de Chow com a expectativa que ele deixasse algum documento que revelasse de vez as verdadeiras circunstâncias acerca da morte do Pequeno Dragão. Vamos aguardar então as cenas dos próximos capítulos...

Por Eumário J. Teixeira.

8 comentários:

  1. A morte do produtor Raymond Chow (鄒文懷) não poderia passar despercebida aqui no "Bruce Lee in Focus", onde o amigo Eumário esteve bem atento.
    Relutei um pouco em comentar sobre este episódio posto que há uma boa quantidade de material aqui mesmo no blog que possibilita ao leitor atento formar a sua própria opinião sobre a verdadeira face de quem foi Raymond Chow.

    Apesar das condolências twitadas pela Shannon Lee, o fato é que morreu um dos homens que sabia muita coisa sobre a real causa da morte de Bruce Lee.
    Outra pessoa que também sabe muito - e que provavelmente nunca vai falar - é Betty Ting Pei.

    Há bastante controvérsia sobre o quê afinal Neil Armstrong e Buzz Aldrin viram ou encontraram na Lua, quando se tornaram os primeiros homens a pisarem lá. Armstrong já se foi, deixando no ar a aura de mistério que cercou a sua extraordinária missão, já que pouco mencionou sobre o que realmente ocorreu na sua Histórica Odisséia.
    E são de exemplos assim que os mitos se alimentam.

    Raymond Chow e Betty Ting Pei foram além daquilo que as simples aparências deixaram transparecer, pois conheceram o "lado escuro", nunca trazido à luz, sobre a morte do Pequeno Dragão.
    Chow, que lucrou bastante com o brilho do maior ator que a sua produtora já teve, levou o que sabia para o túmulo.
    Assim, toda a história oficial sobre o assunto, a versão "verdadeira", parece ser uma mera cortina de fumaça lançada pra ludibriar os incautos.

    O que de fato aconteceu nos "bastidores" envolvendo a morte de Bruce Lee é algo que parece nos reportar a um provérbio chinês utilizado algumas vezes por Bruce para ilustrar certas percepções.
    Parafraseando o tal provérbio, poderíamos então dizer que:
    "Tudo aquilo que envolve a morte de Bruce Lee (e do seu próprio filho) é como um dedo apontado para a Lua. O ignorante olha para o dedo; o sábio, para a Lua".

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma precisa intervenção do amigo, Antonio Jorge. Sou da mesma opinião e penso que a breve nota de Shannon Lee agradecendo ao produtor chinês pela oportunidade dada ao seu pai para que o mesmo se conquistasse o estrelato por toda a Ásia e posteriormente a fama mundial, não acalma os rumores de um possível envolvimento ou conhecimento do velho e agora falecido produtor sobre as verdadeiras circunstâncias que envolveram a morte de Bruce Lee naquela noite de sexta-feira em 20 de julho de 1973. Muitos esperavam e até torciam pela "passagem" de Raymond Chow com a esperança de que tudo viesse à tona através de uma carta póstuma ou de um derradeiro vídeo com revelações bombásticas. Talvez a própria Linda Lee não queira que a verdade venha à tona por ainda temer que certos fatos possam "manchar", de certa forma, a imagem de super-herói imaculada que ela e sua filha tentaram alimentar sobre Bruce Lee nas últimas décadas. Mas o verdadeiro fã do rei do Kung Fu, quer apenas a verdade, e seja o que for que tenha cooperado para a morte do Pequeno Dragão, não fará com que o respeito e admiração de seus "seguidores" possa ser abalada, ao contrário. Mas estaremos atentos para o surgimento de alguma novidade. E como você lembrou, a percepção da verdade é "...como um dedo apontando para a Lua, não se concentre apenas no dedo, pois senão perderá a visão de toda a glória celeste." Abraços e muito obrigado pelo comentário, amigo.

      Excluir
  2. Muito boa postagem raymond chow e bruce eram muito próximos, onde bruce ia la estava chow. Até é uma curiosidade para mim saber q eles não eram la esses tão amigos...Uma própia opinão minha e o que percebi observando entrevistas do chow era uma certar falsidade e incredibilidade no que falava a respeito do bruce. E Uma entrevista logo após a morte de bruce demonstrava um certo falsismo e sorriso como em uma entrevista do doc. A lenda de 1984. Que mostra uma entrevista q foi gravada logo após a morte do bruce uns 2 anos p ai. Ou ate mesmo a primeira entrevista do chow anunciando a morte do bruce naquela sexta.feira prox.das 23hs Pareceia muito ironica até mesmo debochada. Acredito que chow usava uma mascara digamos assim. Amigo da onça. Tudo em nome do poder e ganância. Acredito eu. Não sei se voçês tem essa mesma impressão. Mas lógico betty ting pei sabe de muita coisa assim como linda para ficar calada ate hoje pois a máfia está aí ainda Charles Heung é só mais uns dos nomes que sabe muita coisa provavél.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rodrigo. obrigado pelo elogio e comentário. Você teve a mesma impressão que eu à respeito de Chow com aquela "frieza" em seus depoimentos e entrevistas ao lidar com a repentina morte de Bruce Lee; uma tragédia que naturalmente deixou à todos que eram queridos e próximos do Pequeno Dragão, bem como seus fãs, tão chocados e surpresos. Charles Heung, ator, produtor e um dos chefes da máfia Triad de Hong Kong, casou-se com Betty Ting-Pei algum tempo após a morte de Lee. A matéria "O Mistério nas Mortes de Brandon e Bruce Lee", neste blog, cita Chow, Heung e Ting-Pei, confira neste link: https://bruceleeinfocus.blogspot.com/2014/10/o-misterio-nas-mortes-de-brandon-bruce.html Abraços!

      Excluir
  3. Bom dia Eumario, curti sua materia,realmente concordo com tudo q vc se expressou,como faço pra seguir Cara ? Qro fica informado sou muito fã do Pequeno Dragão tb.. abraço..retorno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amigo. Para seguir Bruce Lee In Focus é só procurar na coluna à direita, bem abaixo tem um link para "Seguidores". É só clicar. Obrigado.

      Excluir
  4. A causa real da morte de Bruce Lee já é conhecida passou na autopsia de famosos vcs acham que raimond Chow acabaria com a galinha dos ovos de ouro ele não tinha nenhuma questão como seguro de vida nada tudo no nome de linda, Elizabeth pode também estar mentindo para se promover que tinha um caso com ele mais também pode ser verdade é provado naquela época não se fazia exames para se ver contra indicação de substâncias foi mais fácil falar do edema cerebral mais um especialista na necropsia viu que não havia lesões de um AVC ele tomava injeção de cortisona para dor de suas lesões e também todos sabem estiv makim também lhe apresentou maconha rachiche foi encontrado no seu estomago não sei porque linda não fala sobre isso na verdade fez a retirada das grandulas sudoríparas tudo provado em papéis médicos ele sofria os efeitos da corrido a esquecimento vermelhidão na pele ele sofreu um ataque adrenal tudo bem explicado na autopsia de famosos não seria tudo invenção aquele programa obrigado a todos minha opinião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, amigo anônimo. Sobre esse assunto, te convido a conferir neste blog a postagem A MORTE DE BRUCE LEE – ESTUDO SOBRE A AUTÓPSIA E OUTRAS POSSIBILIDADES. Até mais.

      Excluir