Happy Birthday, Little Dragon!

sábado, 11 de julho de 2015

OS CARROS PREFERIDOS DE BRUCE LEE

 
Nessa postagem quero falar um pouco sobre uma paixão de Bruce Lee, os carros! Mais precisamente pelas marcas Mercedes Benz e Rolls Royce. Sim, Bruce adorava carros e motos também, talvez influenciado desde criança pelos filmes norte-americanos que assistia na infância em Hong Kong, como também pela influência cultural britânica na ilha no pós guerra. É certo um dos seus modelos prediletos era o Rolls Royce, o mesmo usado tradicionalmente pela família real inglesa para os grandes desfiles públicos.

Bruce Lee (à direita) e seu irmão Peter ainda crianças, em Hong Kong, sentados num Rolls Royce modelo parecido com o Phantom IV, de 1950. Na foto, à direita, um legítimo Rolls Royce Phantom IV da década de 1950.

Para comprovar, foi divulgado nas redes uma foto em que Bruce Lee e seu irmão Peter, ainda meninos, estão sentados em cima do modelo clássico de Rolls Royce, provavelmente um Rolls Royce Phantom IV, de 1950.

O Jovem adolescente Lee Jun Fan (Bruce Lee) encostado num
Chevrolet 1948, em Hong Kong. Ele sempre gostou dos carrões americanos.

O jovem Bruce Lee em meados da década de 1960,
na América, em frente a um modelo Desoto de 1958.

Bruce Lee aprecia uma grande foto de um Rolls Royce conversível.  Na foto à direita vemos 
um modelo Silver Cloud III, 1965, semelhante ao da foto nas mãos de Lee.

Há outra fotografia, que muitos dizem se tratar de uma das últimas imagens de Bruce Lee ainda vivo, em que alguém lhe mostra um poster de um Rolls Royce, modelo parecido ao conversível Silver Shadow, de 1965. Bruce estaria próximo de encomendar um, pois era um grande sonho de consumo para ele e o sucesso de seu último filme, Enter the Dragon (Operação Dragão – 1973), provavelmente lhe daria condições para isso.

Bruce Lee em frente ao seu Mercedes-Benz no final 
de 1972 ou início de 1973.



Bruce Lee posa com o seu Mercedes Benz vermelho conversível.

Estilo era com ele mesmo.

Bruce Lee orgulhoso de seu Mercedes Benz, nos estúdios da
Golden Harvest, por volta de 1972.

Bruce Lee posando encostado na traseira de seu Mercedes Benz, em abril de 1972. Ao fundo,
o Hotel Marco Polo no Ocean Terminal, em Hong Kong

Outras fotos mais conhecidas, mostram Bruce Lee em 1972, exibindo com orgulho seu modelo de Mercedes Benz de cor vermelha, placa AX 6521, fruto de seu árduo trabalho. Em algumas fotos ele aparece com sua Mercedes ao lado de uma de suas atrizes preferidas, Nora Miao, no Ocean Terminal em Hong Kong; em outras ao lado de sua esposa Linda Lee; mas na maioria delas, apenas ele sozinho e sorridente.

Bruce Lee e Linda próximos à garagem onde ficava o Mercedes Benz, na área externa
de sua residência na 41 Cumberland Road, em Kowloon Tong, Hong Kong.


Bruce Lee e seu orgulho, o belíssimo Mercedes Benz modelo 1972, placa de Hong Kong, AX 6521


Bruce Lee e Nora Miao encostados no lendário Mercedes Benz vermelho, no Ocean Terminal,
Hong Kong, por volta de 1972.


Nora Miao tirando uma "casquinha" do Mercedes Benz de Bruce Lee.

Os carros foram de certa forma marcantes na vida de Bruce Lee, não há como esquecer do Black Beauty (Beleza Negra), na verdade um Chrysler Imperial 1966 (modificado pelo especialista Dean Jeffries), o carrão preto de motor V-8 que ele dirigia ao interpretar o personagem Kato na série de TV, O Besouro Verde, na década de 1960. Foram fabricados apenas dois Black Beauty para suprir as filmagens da série O Besouro Verde. O Black Beauty juntamente com o Mercedes Benz vermelho, foram adquiridos e expostos no Imperial Palace  em Las Vegas, California, para o deleite dos fãs mais privilegiados do Pequeno Dragão.

Bruce Lee, como Kato, posando na frente do Black Beauty


O impressionante Beleza Negra (Black Beauty), dirigido por Bruce Lee na série
O Besouro Verde (The Green Hornet)


O modelo (à esquerda) que originou o Black Beauty (à direita): um Chrysler Imperial, 1966.

O engraçado de tudo isso é que, segundo consta, Bruce Lee era um motorista ruim. Isso mesmo, o grande atleta e mestre das artes marciais, não tinha habilidade satisfatória com o volante. Isso veio à tona graças ao seu “amigo linguarudo” Bob Wall, campeão norte-americano de Tang Soo Do (Karate coreano) que interpretou o vilão, O’Hara, em Operação Dragão. 

Segundo Bob Wall, Bruce Lee,  o rei do kung fu, era um péssimo motorista, seria mesmo?

Numa entrevista concedida há alguns anos, Bob Wall teria dito que soube da morte de Bruce Lee, em 20 de julho de 1973, por um telefonema de Linda Lee  no momento em que ele e o produtor Fred Weintraub estavam cuidando da produção de um novo filme de artes marciais. Bob teria ficado chocado e se perguntado como poderia ter ocorrido isso, pois Bruce era tão cheio de energia e vitalidade, parecendo que iria passar dos cem anos com facilidade, pois se cuidava com dietas especiais e estava em grande forma física. Assim, perplexo, a primeira coisa que veio à sua mente era perguntar a Linda se ele teria morrido num acidente de trânsito, pois ele considerava Bruce como o pior motorista do planeta. Segundo ele, Bruce era totalmente disperso enquanto dirigia, sua mente vagava a vários quilômetros por hora, sempre pensando em novas idéias para seus filmes ou em inovações práticas para as artes marciais e, é claro, ele tentava acompanhar tais pensamentos dirigindo distraidamente sua Mercedes.

Modelo de Mercedes Benz conversível 1972, semelhante ao de Bruce Lee

Pois é, quem diria...verdade ou mentira sobre sua inabilidade para guiar, é certo que Bruce Lee, o “pequeno dragão”, tinha um gosto sofisticado para carros e não os pode desfrutar satisfatoriamente em virtude de sua precoce e misteriosa morte.

Por Eumário J. Teixeira

2 comentários:

  1. Muito legal esse blog, gostei muito das postagens que li até agora

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber sobre esta história, como eu já dizia, homens em geral amam carros, http://kintamarcha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir