Bruce Lee

Bruce Lee
The Game of Death - JKD

sábado, 1 de novembro de 2014

BOB BAKER – O PARCEIRO DESCONHECIDO DE BRUCE LEE


Muitos podem não saber quem é Robert “Bob” Baker, mas se eu me referir ao lutador russo de karate que enfrenta Chen Zhen (Bruce Lee) nas cenas finais de Fists of Fury (A Fúria do Dragão), certamente se lembrarão daquele sujeito de poucas palavras, mal encarado, de bigode e cabelos crespos ruivos, dotado de uma força descomunal, chamado Petrov. 

Petrov (Bob Baker) exibe sua força descomunal em Fists of Fury (1972).
O duelo de Petrov com Chen Zhen foi muito interessante, pois Bruce pôde demonstrar um pouco de sua versatilidade para luta, usando técnicas de boxe ocidental e Jeet Kune Do, chegando até apelar para uma mordida salvadora na perna do adversário. Chen acaba com a luta quando acerta um chute lateral direto no rosto de Petrov que se ajoelha quase sem sentidos. Mas sem deixá-lo se recobrar, Chen avança e agarra o russo pelos cabelos desferindo em seguida uma cutilada mortal no seu pescoço.

Imobilizado por uma chave de braço aplicada por Petrov (Baker), só resta a Chen (Bruce Lee) usar os dentes.
O desfecho do combate: Chute lateral no rosto e uma cutilada mortal.
Depois dessa participação de Bob Baker na Fúria do Dragão, nunca mais se ouviu falar dele em filmes (pelo menos relevantes) ou em algum tipo de evento representativo de artes marciais. 
Ao contrário dos lutadores profissionais, campeões de Karate e mestres de artes marciais convidados por Bruce lee para participarem de seus filmes como Bob Wall, Chuck Norris, Jim Kelly, Whang In-Shik, Ji Han Jae, Shih Kien e Bolo Yeung, aparentemente o misterioso Bob Baker não tinha “carta de apresentação” que justificasse sua presença naquele filme. Será que ele teria sido aleatoriamente escolhido por Bruce Lee simplesmente pelo seu visual caucasiano carrancudo?


Todo o elenco de A Fúria do Dragão reunido para a foto comemorativa
pelo término das filmagens. No destaque, Bruce Lee e Bob Baker.

Bob Baker em frente ao teatro chinês na Chinatown de San Francisco,
na estréia de A Fúria do Dragão, em 1972.

Bob Baker vs. Bruce Lee, discípulo e mestre num combate imaginário.
O que se sabe de Bob Baker e que no geral todos concordam é que ele era norte-americano, nascido no estado da Califórnia em 18 de maio de 1940. Portanto, era apenas 7 meses mais jovem que Bruce Lee. Antes de conhecer  Bruce, ele teria treinado com o famoso professor havaiano de Kempo, Al Dacascos (praticante do sistema de luta Kajukenbo). Logo em seguida começou a treinar Jeet Kune Do sob a supervisão do próprio Bruce Lee e seu amigo James Yimm Lee, em Oakland, na Califórnia, ainda na segunda metade da década de 1960.

Bob Baker foi uma das cobaias de Bruce Lee na demonstração do "soco de uma polegada"
 na edição de 1967 do Torneio de Long Beach, na California. Na foto Bruce executa o
famoso soco em uma de suas vítimas voluntárias.
No torneio de Karate em 1967 na cidade de Long Beach, na Califórnia (campeonato tradicional em que Bruce Lee já havia participado em 1964, demonstrando suas extraordinárias condições físicas e técnicas), Bob Baker foi uma das "cobaias" para a exibição do lendário “soco de uma polegada”. Antes de Bruce desferir o soco em seu peito, Bob teria recusado o colchim como protetor para amortecer a pancada. Lee estava em pé de frente a Baker, com os joelhos ligeiramente dobrados, pé direito à frente e punho direito cerca de uma polegada de distância de seu peito. Sem recuar seu braço, Lee socou Bob com tamanho impacto que o fez cair sentado sobre uma cadeira que tinha sido colocado atrás dele. O resultado foi como Bob descreveu: "Eu disse a Bruce não fazer esse tipo de demonstração novamente, porque depois que levei aquele soco, eu tive que ficar em casa sem ter condições de trabalhar por algum tempo... a dor em meu peito era insuportável! "

Bob Baker (primeiro agachado da esquerda para a direita) em frente a garagem da casa de James Yim Lee, local pioneiro do desenvolvimento do Jeet Kune Do em Oakland,  na California, no final dos anos de 1960.
Não sei ao certo se Bob Baker já estudava Jeet Kune Do em 1967 ou se começou a a praticar a partir desta demonstração em Long Beach. De qualquer maneira ele teria sido considerado (não se sabe por quem) o aluno mais veterano dos tempos de Oakland, só perdendo para James Yim Lee (co-fundador da academia de Oakland com Bruce). Porém, já foi dito que a maioria dos alunos de Lee parecia desconhecer Bob Baker até sua aparição em A Fúria do Dragão de 1972. O que era uma inverdade, pois há registros fotográficos no final dos anos de 1960, de Bob Baker junto a outros alunos de Bruce Lee, como Howard Williams e o próprio James Yimm Lee. Sem dúvida, Bob Baker era um dos mais antigos.

Bob Baker e Bruce Lee em exibições para uma TV de Hong Kong, em meados da década de 1970
Além de participar de  Fists of Fury, Baker apareceu também em diversas convenções servindo de sparring para Bruce Lee em demonstrações para a TV em Hong Kong.
Foi justamente nessa fase da carreira de Bruce Lee, eles desenvolveram uma forte amizade, com Baker se hospedando por alguns meses na casa da família Lee em Kowloon. Bruce na época costumava apresentá-lo como seu “guarda-costas” para a imprensa de Hong Kong. E já que Bruce costumava sofrer muitas provocações de lutadores clássicos ou de de rua que queriam testar suas habilidades quando aparecia em público, Baker até que “quebraria um galho” como guarda-costas, se precisasse.

James Yimm Lee (à esquerda) foi importante para Bruce Lee se desenvolver como um artista marcial. James o acolheu em sua própria casa em Oakland, na California, durante o período em que Lee amadurecia seus conceitos revolucionários de Jeet Kune Do. James Lee desenvolveu alguns aparelhos específicos para as necessidades técnicas e físicas de Bruce Lee.
James Yimm Lee, grande amigo e sócio de Lee, que também foi um grande amigo de Baker, tinha falecido de Câncer em 1972 aos 52 anos e, se não bastasse, Bruce viria a falecer em 1973 de forma ainda não totalmente esclarecida aos 32 anos, o que deixou Baker ainda mais arrasado. Após a morte de Lee, Baker teria deixado Hong Kong rapidamente (a imprensa “marrom” dizia que o motivo seria por temer represálias da máfia Triads que estaria supostamente envolvida na morte de Bruce Lee). Boatos afirmavam que Baker seria um “atravessador”, dos EUA para Hong Kong, de substâncias ilegais (como esteróides e haxixe) regularmente consumidos por Bruce Lee. Armas de fogo para auto-proteção de Bruce estariam também incluídas e seriam as principais razões porque Baker tinha sido convocado para participar de Fists of Fury. Mas nada disso foi comprovado ou confirmado pelo próprio Baker, se é que alguém teve coragem para perguntá-lo.

Bob Baker, além de amigo, era também o "guarda-costas" do Pequeno Dragão?!?
Bruce Lee e seu inseparável guarda-costas, Bob Baker, em Hong Kong, numa cerimônia
para entrega de prêmios esportivos no Colégio São Francisco Xaxier, em
fevereiro de 1973, cinco meses antes da morte do Pequeno Dragão.


Ao contrário de discípulos mais famosos de Bruce Lee como Dan Inosanto, James Yimm Lee, Ted Wong, Richard Bustillo, Taky Kimura, Jesse Glover, Jerry Poteet, Bob Bremer e Tim Tackett, não se ouvia quase nada sobre as atividades de Bob Baker após a morte de Bruce Lee em 1973.

Bob Baker (falando ao microfone) na Dragon Convention em 1990, acompanhado do parceiro de Jeet Kune Do, Howard Williams e George Tam (historiador sobre a vida de Bruce Lee), sentados à direita
De volta aos EUA, Baker não ousou abrir uma escola comercial de Jeet Kune Do aproveitando a “onda” causada pela morte prematura de seu mestre e amigo. Durante as décadas de 1980 e 1990 ele ensinou apenas para um grupo restrito de pessoas, já que entendia que seus ensinamentos, frutos do aprendizado adquirido ao trabalhar com Bruce e James Lee não se adequariam a uma academia de artes marciais convencional. Para ele a fidelidade aos princípios do Jeet Kune Do era primordial e ele não enxergava com bons olhos as duvidosas variações  que estavam ocorrendo nos anos de 1980. Baker posteriormente participou de alguns documentários sobre Bruce Lee.

Bob Baker vs. Bruce Lee, em fotos promocionais de Fists of Fury (A Fúria do Dragão, de 1972)
Howard Williams, da pioneira turma de Oakland na década de 1960, morto em abril de 2012, foi um dos poucos companheiros de Jeet Kune Do mais próximos de Bob,  enquanto ainda ensinavam de forma discreta na região de Oakland. Também foram seus discípulos, George Tan (historiador expert sobre a vida de Bruce lee) e o instrutor Roy Cullen. Bob Baker trabalhou também com Greglon Lee, o filho de James Yimm Lee.


Há uma divergência sobre a causa e o ano da morte de Robert Baker, especulou-se entre ataque cardíaco, câncer, derrame cerebral ou cirrose hepática como as causas de sua morte; e entre 1992 e 1994, o ano de seu falecimento. Mas a data e causa da morte mais provável seria em 14 de abril de 1993, na cidade de Los Angeles, estado da Califórnia, EUA, vítima de um ataque cardíaco, aos 53 anos incompletos. Assim, o mais discreto e calado, porém respeitado discípulo de Bruce Lee, partiu sem quase ser notado.

Por Eumário J. Teixeira. 

29 comentários:

  1. Muito interessante seu artigo cara. :) Parabéns!
    Paz!
    Olívio Augusto

    ResponderExcluir
  2. Excelente comentário, é uma pena um grande lutador como Bob Baker partir dessa forma quase sem ser notado, parabéns pelo artigo, na luta final entre Bruce e Baker em Fúria do Dragão percebi de imediato que Baker se tratava de um exime lutador, com uma visão muito ampla no contato corpo a corpo !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio, amigo. Bob Baker realmente era um sujeito muito discreto. Não era chegado aos holofotes. Lembra em muito a outro amigo fiel do Pequeno Dragão, Taky Kimura, o guardião dos túmulos Bruce e de Brandon, que hoje se encontra idoso e com sérios problemas de saúde. Bob com certeza era um lutador de rua perigoso e muito influenciado pelos conceitos do Jeet Kune Do de Bruce Lee. A lenda diz que durante as filmagens de A Fúria do Dragão (no início do ano de 1972) além de participar do filme fazendo o papel do “lutador russo”, Bob Baker serviu de “cobaia” em demonstrações de Bruce Lee na TV e teria prestado serviços de guarda-costas para Bruce Lee por algum tempo; pois é sabido que até mesmo nos sets de filmagens, Lee sofria provocações e constantemente era desafiado e ameaçado por membros de gangs e lutadores de escolas de Kung Fu tradicionais. Bob Baker era um dos poucos homens de confiança de Bruce Lee em Hong Kong, mas acima de tudo, um amigo leal que se abateu muito com a morte do “Rei do Kung Fu”.

      Excluir
  3. O seu trabalho e fascinante Eumario J.Teixeira eu como fã incontestável do pequeno dragão agradeço a vc de coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amigo anônimo. Continue acompanhando e comentando. Abraços.

      Excluir
  4. Great article obrigado! Do you have those pictures in HD?

    ResponderExcluir
  5. Uma das melhores performances de Bruce,sempre que assisto o filme fico aguardando a luta entre ele e Baker que no filme é quem mais dá trabalho para o pequeno Dragão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma das melhores lutas dele, sem dúvida, nesta performance Bruce usou algumas técnicas do Jeet Kune Do, combinando boxe e Wing Chun. Obrigado pelo comentário, Júnior.

      Excluir
  6. Parabéns pelo belo trabalho de pesquisa que tanto lembra sijo Bruce Lee como o grande bob baker

    ResponderExcluir
  7. Uma coisa que acho ruim é: ele se afastar como outros após a morte de Bruce Lee. E principalmente em não contar detalhes ou intimidades sobre os últimos anos em que Bruce Lee viveu. Não sei se por remorso, medo, culpa, sei lá. Só em mais um exemplo deste de amigos que se calaram após a morte de Bruce Lee, me faz acreditar cada vez mais que a causa da sua morte oficial é uma tremenda mentira. E que talvez, alguns de seus amigos não sejam tão leais assim... Não é possível, parece que tudo é pra ficar no mistério e virar uma lenda. Talvez nunca saibamos do que realmente aconteceu, mas como o admiramos pelo seu legado, sempre temos um pouco de esperança. Vamos continuar torcendo e vivendo nossas vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcondes. Bob Baker era uma incógnita. Um sujeito muito reservado e, certamente, desconfiado. Talvez seu "afastamento" se devesse aos boatos que o envolviam como um possível "atravessador" de esteroides, haxixe e armas de fogo para Lee, da América para Hong Kong; ou talvez o seu possível conhecimento da verdadeira causa do falecimento de Lee, quem saberá ao certo? Após o fatídico 20 de julho de 1973, ele desapareceu, fugindo das perguntas à cerca das possíveis causas da morte de seu amigo e mestre. Ao que parece também, Linda teria se isolado de todos os amigos de Bruce que faziam parte daquele círculo fechado de Hong Kong, como Wu Ngan, Unicorn Chan e o próprio Baker. Depois que a poeira assentou, Baker reapareceu e manteve um certo relacionamento com os antigos alunos de Bruce na academia em Oakland, como Howard Williams. Mas uma coisa é certa, Bob Baker, até provarem o contrário, era um dos poucos amigos de confiança de Bruce Lee. E para aumentar o mistério, não se tem imagens de Baker nos velórios de Hong Kong e de Seattle. Não é estranho? Abraço e obrigado pelo comentário, Marcondes.

      Excluir
  8. Parabéns pelo bela homenagem ao nosso ídolo maior. Fui conhecer Bruce Lee na série:"O Besouro Verde" com Van Williams, na extinta TV Tupi. Eu adorava a forma que ele lutava, lembra muito o boxe tailandês. O detalhe que ele fazia isso muito rápido e com elegância peculiar. Ele mostrou esta arte com mais clareza na série "Longstreet", com James Franciscos em dois episódios marcantes. Tive oportunidade ver ver todos seus filmes nos cinemas de Belo Horizonte, até mesmo o inacabado "Bruce Lee No Jogo da Morte". O tempo voa, já faz tanto tempo que passei a admirá-lo, lá no interior de Minas, onde os colegas de infância me chamavam de Besouro Verde. Apesar de Bruce Lee ter tido uma vida precoce, marcou bossa geração, e ainda vai encantar muita gente. Que Deus proteja senhora Lee, sua filha Shannon e toda sua geração. Que a alma do Dragão seja eterna!....

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pelo comentário, Marcos. Acho que tivemos a mesma trajetória na descoberta de Bruce Lee. Primeiro foram as séries "O Besouro Verde" e "Longstreet", em seguida "Operação Dragão" e demais filmes que foram exibidos no rastro deste clássico das Artes Marciais, que foi também um sucesso de bilheteria no Brasil, por volta de 1974. Também sou do interior de Minas, uai! Abraço.

    ResponderExcluir
  10. História bem interessante, valeu !

    ResponderExcluir
  11. Assisti mais uma vez ao filme "A Fúria do Dragão" e quis obter algumas informações sobre o ator Robert Baker. Agradeço por sua postagem.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  12. Eu não me lembrava bem desse filme que ele fez com lee.nem dele me lembrava .foi No YouTube que vi e procurei saber mais desse ator lutador . Eumario você sabe de alguma coisa de uma atriz que participou do filme jogo da morte . Ela até está mais para figurante . Na cena que o personagem do Bruce Lee luta com Carl Miller aparece uma loira muito bonita antes . Ele anuncia prá imprensa como sua namorada. Essa é difícil . Não consta nem no site IMDb o seu nome . Tem até um site em inglês que fala sobre isso .um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom cara. Parabéns! Eu ainda não tinha achada nada sobre Bob Baker e você forneceu uma pesquisa realmente muito interessante.

    ResponderExcluir
  14. Depois que as cartas apareceram....Ele deveria estar se culpando por colocar Bruce naquela situação (dependente químico/possivel morte). Melhor sumir...

    ResponderExcluir
  15. Possivelmente, amigo. Com certeza Bob Baker pode ter se culpado de alguma forma até falecer, quase na obscuridade, em 1993. Por mais que Linda garantisse a Baker que Bruce Lee tinha controle sobre o consumo de drogas, ninguém saberá ao certo o quanto seu vício influenciou na causa de sua morte em 20 de julho de 1973.

    ResponderExcluir