domingo, 29 de outubro de 2017

BRUCE LEE – CRONOLOGIA ILUSTRADA – Parte III


Dando continuidade à Cronologia Ilustrada de Bruce Lee, abordo aqui parte de um período de conquistas e desilusões profissionais de Bruce Lee em solo norte-americano e alguns fatos relevantes em relação a sua vida familiar que marcaram para sempre a sua vida.

Bruce Lee - Cronologia Ilustrada – Parte III

Brandon Bruce Lee com o seu pai orgulhoso.

O pequeno Brandon no colo de sua mãe, Linda Lee e ao lado de seu pai.
01 de Fevereiro de 1965 – Nasce Brandon Bruce Lee (com o nome chinês Lee Kwok Ho, que significa “Herói Nacional”, no hospital East Oakland. Bruce Lee, orgulhoso, o define como “o único chinês loiro de olhos azuis”.

O Cabeleireiro Jay Sebring, teria indicado Bruce Lee ao produtor William Dozier.
Na foto à direita, Jay dá um retoque no visual do jovem ator Paul Newman.
04 de Fevereiro de 1965 – Jay Sebring, um cabeleireiro das estrelas de Hollywood, que assistiu à demonstração de Bruce Lee no Internacional de Karate de Long Beach no ano anterior, o recomenda ao produtor William Dozier, que estava à procura de alguém para desempenhar o papel do filho do famoso detetive chinês, Charlie Chan, numa série que se chamaria “O Filho Número Um”. Bruce Lee é chamado para um teste nos estúdios da 20th Century Fox.

Bruce e seu pai, Lee Hoi Chuen, no final dos anos de 1950.
08 de Fevereiro de 1965 – O pai de Bruce, Lee Hoi Chuen, falece em Hong Kong. Bruce Lee pega um voo às pressas para o funeral. Segundo os costumes chineses, durante a cerimônia do velório, Bruce é obrigado a atravessar o salão de joelhos até o caixão do pai, por estar ausente na sua morte. Testemunhas disseram que Bruce estava muito abalado e chorava descontroladamente. Depois de enterrar o pai, Bruce passa quase um mês com a família em Hong Kong organizando papéis de herança, visitando amigos dos bons tempos de Wing Chun e revê o mestre Yip Man.

O grande mestre de Wing Chun Kung Fu, Ip Man, com Brandon Bruce Lee nos braços. O registro se deu
quando da ida de Bruce Lee e família à Hong Kong para o funeral de seu pai, Lee Hoi Chuen, em fevereiro de 1965.
06 de Março de 1965 – Bruce Lee retorna para os EUA, direto para San Francisco e em seguida pega um voo para Seattle.

07 de Maio de 1965 – Bruce Lee recebe a notícia de que em vez de estrelar a série de TV “Filho Número Um (Number One Son), a 20th Century Fox vai utilizá-lo em “O Besouro Verde” (The Green Hornet), uma readaptação de uma novela de rádio dos anos de 1930 e que se tornou um seriado de relativo sucesso nos cinemas na década de 1940. Ele recebe com antecedência 1.600 dólares que utiliza para passar mais uma temporada em Hong Kong com a família.

A série O Besouro Verde (The Green Hornet) era uma readaptação de uma novela de rádio da década de 1930
que também teve uma versão em seriado para os cinemas na década de 1940.
Setembro de 1965 – A Família Lee retorna a Seattle e passa a viver provisoriamente na casa da mãe de Linda Lee, que ainda não tinha aprovado o casamento de sua filha com Bruce, considerando ainda o fato que ele ainda não estava trabalhando já que estava na expectativa de ser chamado para as gravações de O Besouro Verde. A sogra de Bruce também não via futuro algum em ensinar Kung Fu.

Dezembro de 1965 – A Família Lee, Bruce, Linda e Brandon se mudam para Oakland, morando novamente na casa de James Yimm Lee por um mês até alugarem um apartamento.

Março de 1966 – Bruce Lee faz um segundo teste para “O Besouro Verde”, a fim de vender a série para a ABC. Bruce faz uma pequena cena de ação como o personagem “Kato” ao lado Besouro Verde, mas com trajes e máscaras diferentes dos que usariam na série de forma definitiva.

Março de 1966 – Bruce, Linda e Brandon se mudam para Los Angeles, Califórnia, onde alugaram um pequeno apartamento no Wilshire Boulevard and Gayley, Westwood.

Bruce Lee ensinando na sede do terceiro Instituto Lee Jun Fan, em Los Angeles.
Dan Inosanto, ao lado de Bruce, era o  braço direito de Bruce Lee no Lee Jun Fan Gung Fu, de Los Angeles.


Março de 1966 – Em Los Angeles, Bruce abre o terceiro instituto Lee Jun Fan Gung Fu, na Chinatown, 628 College Street.


20 de abril de 1966 – Mudam-se para um apartamento no Barrington Plaza, um edifício de 27 andares. Bruce paga parte do aluguel dando aulas de Kung Fu ao proprietário.

Os atores, da direita para esquerda, James Garner, Steve McQueen, James Coburn e Lee Marvin,
recebiam aulas particulares de defesa pessoal do jovem mestre Bruce Lee.

Da direita para a esquerda, Stirling Silliphant e Bruce Lee; Joe Hyams; Roman Polanski
 e Bruce ao lado de Sy Weintraub. O mestre e os discípulos de Hollywood.
Abril de 1966 – Bruce começa a dar aulas particulares para algumas celebridades selecionadas, graças à sua fama cada vez mais crescente em Hollywood. Quanto mais famoso o ator, maior seria a mensalidade. Dentre os mais famosos estavam os atores Steve McQueen, James Corburn, Lee Marvin e James Garner; o jogador de basquete dos Lakers, Kareem Abdul Jabbar; os roteiristas Stirling Silliphant e Joe Hyams; o diretor Roman Polanski; o produtor Sy Weintraub, etc.

Adam West ou Batman (ao centro), recepciona e apresenta os estreantes Van Williams (Besouro Verde)
 e Bruce Lee (Kato) à imprensa em 1966.
Maio de 1966 – Em uma conferência realizada em Nova York, o ator Adam West (estrela da série de TV Batman & Robin), apresenta Van Williams e Bruce Lee, protagonistas da nova série de TV (O Besouro Verde), à imprensa.


06 de junho de 1966 – Começam as filmagens da Série O Besouro Verde (The Green Hornet) no Desilu-Culver Studio.

Batman, Besouro Verde e Kato juntos no Milton Berle Show, em 1966.
Setembro de 1966 – Van Williams e Bruce Lee aparecem com Besouro Verde e Kato no Milton Berle Show para promover a série de TV.


09 de Setembro de 1966 – O primeiro episódio de O Besouro Verde intitulado “The Silent Gun” é lançado.

O Besouro Verde aparecendo num episódio de Batman & Robin, em 1966.
28 de Setembro de 1966 – O Besouro Verde e Kato aparecem rapidamente como artistas convidados num episódio de Batman, também produzido por William Dozier, para promover a série The Green Hornet.


Novembro de 1966 – Bruce Lee e Van Williams participam de uma sessão de fotos para a revista TV Guide no Dodger Stadium, para promover a série.

08 de Janeiro de 1967 – É registrada a primeira anotação (em chinês) de Bruce Lee na qual ele identifica seu “método” como “Caminho do Punho Interceptador”, visando o desenvolvimento pessoal como artista marcial. Ele levaria quase sete meses para definir a tradução fonética adequada para o inglês e chegar ao termo “Jeet Kune Do”.

Em meados de 1967, Bruce Lee já estava definindo seu conceito ou caminho próprio
para se expressar honestamente como um verdadeiro artista marcial.
Final de Janeiro de 1967 – Bruce Lee e Van Williams são convidados a participar de dois episódios sequenciais de Batman & Robin, nos papéis de Besouro Verde e Kato.

Em 1967, o Besouro Verde e Kato participam como convidados especiais em dois episódios
da série Batman & Robin, na tentativa de promover a série The Green Hornet.
O célebre encontro entre os paladinos da justiça e seus carrões: o Batmobile (Batmóvel) e
o Black Beauty (Beleza Negra)

Fevereiro de 1967 – No local onde agora ministra seus conceitos sobre  Jeet Kune Do, na chinatown de Los Angeles, Bruce já não utiliza mais a placa de identificação que caracterizava seu instituto como uma academia convencional de artes marciais. É o início da era Jeet Kune Do com um grupo regular de alunos selecionados e que se tornariam posteriormente famosos após sua morte, como com Dan Inosanto, Daniel Lee, Kareen Abdul Jabbar, Jerry Poteet, etc.

O instituto Jun Fan Gung Fu deixa de ser uma academia convencional para se tornar
o embrião do Jeet Kune Do, com frequentadores selecionados e comprometidos.
Na foto, da direita para a esquerda, Jerry Poteet, Daniel Lee, Bruce Lee,
 Steve Golden, Pete Jacobs e Bob Bremer.

Mais figurinhas carimbadas da turma de Los Angeles, como Dan Inosanto,
 Daniel Lee, Jerry Poteet e Richard Bustillo.

Outro registro da academia de Los Angeles, com Bruce Lee, Kareen Abdul Jabbar e Dan Inosanto.
24 de Março de 1967 – O último episódio de O Besouro Verde, intitulado “A Hornet & The Firefly”, foi transmitido pela TV.

01 de Maio de 1967 – Bruce pega um voo para Nova York e de lá para Washington para dar uma demonstração de sua arte.

Bruce Lee aparece em torneio nacional de "karate" em Washington a convite
do amigo e mestre de Taekwondo, Jhoon Rhee, em 1967.

Bruce faz demonstrações  e  entrega prêmios aos campeões no evento nacional de
karate em Washington, organizado pelo mestre coreano de "karate coreano", Jhoon Rhee.
06 de Maio de 1967 – Bruce Lee faz uma demonstração no Campeonato Nacional de Karate em Washington, DC. Os campeonatos são organizados pelo introdutor de Taekwondo nos EUA, o mestre coreano, Jhoon Rhee. No evento Bruce demonstra diversos modos de golpear com os punhos, inclusive o Soco de uma Polegada.

10 de Maio de 1967 – Bruce vai a Oakland, após a demonstração em Washington, DC., para ver o seu amigo James Yimm Lee.

26 de Maio de 1967 – Bruce retorna a Oakland para supervisionar o Instituto Jun Fan Gung Fu e repassar novas técnicas aos alunos que estão sob o comando de James Lee.

A garagem da casa de James Yimm Lee, era a sede do Instituto Lee Jun Fan  de Oakland.
Na foto, Bruce ao centro em pé;  e James Yimm Lee,  agachado, o terceiro da direita para a esquerda.
Outro registro da turma de Oakland.


22 de Junho de 1967 – Bruce Lee pega um voo para Nova York após ficar quatro dias em Oakland ministrando aulas no instituto sob a direção de James Lee.

24 de Junho de 1967 – Bruce Lee aparece no All-American Open Championship Karate em Nova York. O torneio realizado no Madison Square Garden foi organizado por Henry Cho.

Bruce Lee entregando o prêmio de campeão ao seu "aluno" Chuck Norris no torneio
de "karate coreano" promovido pelo mestre de Taekwondo, Henry Cho, em Nova York.
 Jhoon Rhee também se fez presente.

27 de junho de 1967 – Bruce Voa de Nova York para Seattle e depois retorna para Oakland.
Julho de 1967 – No diário de Bruce Lee aparecem registrado pela primeira vez o termo “Jeet Kune Do”.

03 de Julho de 1967 – Em Agawam, na área metropolitana de Springfield, Massachusetts, Bruce realiza três demonstrações em um dia.

Bruce Lee em participação especial na série de TV, Ironside, enfrentando os
lutadores experientes, Gene Lebell (judô) e Ed Parker (Shorinji Kempô).
Bruce Lee em "Tagged for Murder",  episódio de Ironside.




Ironside, a famosa série da TV norte-americana.
05 de Julho de 1967 – Retorna de Springfield para a Califórnia, onde passa por uma entrevista nos estúdios da Universal para atuar como artista convidado num episódio da série “Ironside”, intitulado “Marcados para o Assassinato”.

William Dozier, ao lado de Adam West e Burt Ward (Batman & Robin), teria
mandado um bilhete sarcástico à Bruce Lee comunicando o cancelamento
da série O Besouro Verde, ainda em 1967.
 14 de julho de 1967 – Bruce grava o episódio da série Ironside em Los Angeles. No mesmo dia em se encerra a temporada de O Besouro Verde. O produtor William Dozier teria comunicado o cancelamento da série com uma nota a Bruce Lee com as palavras: “Confucius, diz: O Besouro não retornará”.

Bruce Lee retorna ao torneio de Long Beach, na Califórnia,  em 1967 para mais
 uma demonstração do famoso "soco de uma polegada".



30 de Julho de 1967 – Bruce Lee faz sua segunda demonstração no torneio internacional de karate de Long Beach, Califórnia. Desta vez, além de Taky Kimura, Ted Wong participa de uma sessão de sparring usando protetores de tronco e cabeça; assim como alguns lutadores de Tang Soo Do, alunos de Chuck Norris, que serviram de “cobaia”.

O poderoso "One Inch Punch" ou soco de uma polegada de Bruce Lee.


Em Long Beach, 1967, Taky Kimura cooperou com Bruce Lee na
demonstração das "das mãos aderentes" (Chi Sao) do Wing Chun Kung Fu.

Um dos pontos altos da exibição de Bruce Lee, foi o sparring com protetores
com a participação de seu aluno e parceiro, Ted Wong; 

além de sua flexões com apenas dois dedos.
03 de novembro de 1967 – Bruce vai à Fremont, na Califórnia,  e faz uma demonstração na academia do amigo e mestre veterano de boxe e Ju-jitsu, Wally Jae.

Wally Jay, mestre de Judô, Jiu-jitsu e boxeador, foi uma grande influência para Bruce Lee.
Final de 1967/início de 1968 – Bruce Lee comparece a diversos campeonatos Nacionais de Karate no país para a entrega de prêmios aos vencedores; alguns destes campeões usufruíram de sua consultoria técnica, a saber Joe Lewis, Chuck Norris e Mike Stone.

Bruce Lee entregando o prêmio de campeão ao famoso  lutador, Joe Lewis.

Bruce Lee foi convidado para apresentação e demonstração em diversos torneios no final
da década de 1960. Nesse registro, está ao lado de Ed Parker e,
à direita, entre o ator Steve McQueen e o karateca, Fumio Demura.
Bruce Lee mais uma vez premiando seu "aluno" Joe Lewis e outros campeões.

Clássico registro no final da década de 1960,  da esquerda para a direita, Mike Stone,
campeão de Shorin Ryu Karate; o ator, James Coburn; o jovem Chuck Norris, campeão de
Tang Soo Do coreano; e Bruce Lee.

Fim da parte III de Bruce Lee – Cronologia Ilustrada.


Por Eumário J. Teixeira.

4 comentários:

  1. Congratulo-me novamente com você, Eumário, por proporcionar à todos nós, admiradores e seguidores do grande Bruce Lee, mais outra igualmente grande matéria, repleta de informações inéditas e fotos raras.
    Seu conhecimento sobre Bruce Lee é simplesmente inigualável.
    Somente para citar um exemplo, foi surpreendente saber que Bruce acabou sendo recusado pelo exército devido aos defeitos físicos que tinha.

    Fantásticas matérias! No aguardo para as próximas postagens.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Antonio Jorge. Fico feliz por sua aprovação. Aguarde que vem mais por aí.

    ResponderExcluir
  3. Realmente é fantástica essas informações e fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Esdras. Continue explorando o blog e aguarde que ainda vem mais novidades.

      Excluir