quinta-feira, 17 de agosto de 2017

BRUCE LEE – CRONOLOGIA ILUSTRADA – Parte I


Desta vez venho apresentar uma cronologia da vida de Bruce Lee, tentando destacar os fatos mais relevantes da trajetória meteórica do Pequeno Dragão. Como pretendo ilustrar ricamente essa nova postagem, terei que dividi-la em partes para não ficar muito cansativa para os leitores e fãs de Bruce Lee que acompanham esse blog. Espero que gostem, aprovem e comentem! Obrigado.

BRUCE LEE – CRONOLOGIA ILUSTRADA – Parte I

27 de novembro de 1940 – Entre 6 às 8 horas da manhã (Hora do Dragão), Bruce nasce no Hospital Jackson Street, no bairro chinês (Chinatown) da cidade de San Francisco, Califórnia. Ele é o terceiro de cinco filhos e seus pais Li Hoi Chuen e Grace Li (cujos sobrenomes “Li” pode ser escrito na forma anglófona, “Lee”), lhe põe o nome Lee Jun Fan, que significa “Retornar”, em referência à certeza de sua mãe de que seu filho algum dia voltaria a San Francisco. A enfermeira Mary Glover entendendo que já que ele havia nascido nos Estados Unidos, necessitava de um nome mais americano, por isso sugere o nome “Bruce”. Assim que nasceu, seus pais lhe perfuram uma orelha e o chamam de Sai Fung, que em chinês significa “Pequeno Fênix”. A intenção do supersticioso Li Hoi Chuen era enganar os espíritos ciumentos que poderiam raptar seu filho que era varão e nascido na "hora do dragão".

Certidão de Nascimento de Bruce Lee emitida em 31 de março de 1941, em San Francisco.

Grace Li e Li Hoi Chuen seguram o recém nascido Li Jun Fan ou Bruce Lee.
Fevereiro de 1941 – Antes de completar três meses de idade, o bebê Lee faz uma pequena participação num filme titulado “Golden Gate Girl” que foi dirigido por Kwan Man Ching, mas não chegou a ser lançado, pois durante a guerra não exibiram filmes em Hong Kong e, depois do fim do conflito mundial, não se achou nenhum vestígio do filme. Ainda em fevereiro, Bruce parte com seus pais de volta para Hong Kong numa longa e cansativa viagem por mar.

O bebê Li Jun Fan (Bruce Lee) maquiado pelo seu pai, pronto para representar.
1946 – Bruce, segundo suas próprias palavras foi posto à prova num teste para as telas titulado “Number One Son” e se empenha para adentrar na indústria cinematográfica de Hong Kong. 

Supostamente seu primeiro filme oficial seria “Wealth Is Like a Dream” (A Riqueza é como um Sonho), no qual também trabalhou seu pai, apesar não contracenarem juntos; lançado em 1948.

1950 - Para sua primeira aparição como protagonista no cinema, o escritor e ilustrador Yuen Bo Wan, amigo do pai de Bruce, lhe dá o nome artístico de Li Siu Loong (Lee Pequeno Dragão), depois de ver esse nome na placa de um artista de rua. Finalmente estréia o primeiro filme de Bruce Lee como protagonista, o qual pode se ver fragmentos do mesmo em vários documentários sobre Lee. No filme “The Kid”, Bruce interpreta um menino que tem um amigo criminoso que o explora em seus atos ilícitos.

Li Siu Loong (Bruce Lee) em The Kid (1950), incia-se a trajetória do Pequeno Dragão.
Abril de 1951 – É lançado o filme “Infancy” (Infância), em que Bruce interpreta um menino que destituído da atenção de seus pais, decide fugir para uma montanha que disseram ser sagrada. Nesse filme atua junto com seu amigo, Unicorn Chan, que o acompanharia até conseguir o estrelato mundial.

1952 – Bruce entra no Colégio La Salle, em Hong Kong, uma escola de ensino católica para meninos na qual passa a usar o seu nome americano (Bruce Lee) e onde estudou sob a supervisão do “Irmão Henry”. Ao sair da escola, Bruce e seus colegas normalmente iam provocar os meninos da escola britânica King George V.

Colégio La Salle, em Hong Kong, de ensino e educação católica.
1953 – Aos treze anos de idade, Bruce Lee começa a treinar Wing chun Kung Fu sob a supervisão de Ip Man, que a princípio o recusa como aluno, mas acaba aceitando-o considerando a insistência do pai de Bruce, Li Hoi Chuen, um ator muito querido e respeitado em Hong Kong. Apesar de ser um estilo considerado “feio” e de movimentos não graciosos como a maioria dos estilos de Kung Fu, o Wing Chun tinha a fama em Hong Kong de ser um estilo prático e efetivo para brigas de rua.

O adolescente rebelde e briguento Bruce Lee, sob a tutela do mestre Ip Man

A princípio, Ip Man teria recusado Bruce Lee como aluno na sua escola de Wing Chun Kung Fu.

Com o passar do tempo, o jovem aprendiz conquistou a confiança do mestre.
Abril de 1953 – O jovem Bruce Lee atua no filme “The Guiding Light”.
Junho de 1953 – Bruce atua no filme “A Mother’s Tears”.
Setembro de 1953 - Bruce atua no filme "Blame It On Father".
Outubro de 1953 – Bruce atua no filme “A Myriad Homes”.
Novembro de 1953 – Bruce atua no filme “In  the Face of Demolition”.
Janeiro de 1955 – Bruce atua no filme “Love”.

Fevereiro de 1955 – Bruce atua no filme “An Orphan’s Tragedy”.

Bruce Lee em "An Orphan's Tragedy", de 1955.
Junho de 1955 – Bruce atua no filme “The Faithful Wife”.
Setembro de 1955 – Bruce atua no filme “Orphan’s Song”.
Outubro de 1955 – Bruce atua no filme “We Owe It To Our Children”.
Fevereiro de 1956 – Bruce atua no filme “The Wise Guys Who Fool Around”.

Setembro de 1956 – Aos 16 anos incompletos, é matriculado na Escola Superior Saint Francisco Xavier por ter sido expulso do Colégio La Salle.


Cartão de matrícula do jovem Bruce Lee na Escola Saint Francisco Xavier de Hong Kong.

Colégio Saint Francisco Xavier, de Hong Kong, atualmente.

Bruce Lee (de óculos) sentado, é o quarto da esquerda para a direita na primeira fila; agora 
matriculado na Escola Saint Francisco Xavier, também de ensino e educação católica.
Dezembro de 1956 – Bruce atua no filme “Too Late For Divorce”.

Março de 1957 – Bruce atua no filme “Thunderstorm”.


Bruce Lee em "Thunderstrom", de 1957.
Dezembro de 1957 – Bruce atua no filme “Darling Girl”.

1958 – Bruce Lee, ainda com dezessete anos, ganha o Campeonato de Cha-Cha-Cha, Coroa da Colônia de Hong Kong.

Bruce Lee fez parceria com seu irmão mais novo, Robert Lee,
para ganhar o campeonato de Cha-Cha-Cha de Hong Kong em 1958.
Setembro de 1958 – Na Escola Superior Saint Francisco Xavier conhece o Irmão Edward que o anima a participar do campeonato de boxe ocidental que se realizaria entre duas escolas de Hong Kong. Bruce encara o desafio se valendo do seu conhecimento de Wing Chun durante as lutas e chega à final derrotando o atual campeão de origem britânica, Gary Elm, que tinha sustentado o título por três anos consecutivos pela Escola King George V, de Kowloon, em Hong Kong.

Bruce aceita participar do torneio de boxe entre os colégios Saint Francisco Xaxier e King George V ,
tornando-se o vencedor do evento.

Bruce Lee mescla seus conhecimentos de Wing Chun ao boxe 
para sagrar-se campeão do torneio.

A vitória do jovem Bruce Lee veio sobre o tricampeão da Escola King George V,  Gary Elm.
29 de Abril de 1959 – Bruce era líder de uma "gang" de rua chamada "Tigers of Junction Street", que se envolvia em muitas disputas contra gangs rivais ou membros de outras escolas de Kung Fu. Numa destas brigas que se deu num terraço de um prédio, Bruce Lee representando a escola de Wing Chun, enfrentaria um representante do estilo Choy Lay Fut (que algumas fontes apontam como filho de um membro influente da máfia Triads). O que ocorreu seria a gota d'água para Bruce ser despachado pelo seu pai para os EUA. Quando Bruce removia sua jaqueta para lutar, o seu oponente atacou e atingiu seu olho com um soco. Bruce reagiu de forma furiosa e atropelou seu adversário com uma sequência de socos e, quando este caiu, ainda teria recebido potentes chutes no rosto. Seu pai considerando as consequências desta briga, resolve enviá-lo para os EUA  de imediato, entendendo que era o único meio de preservar sua vida, já que ele não parava de se meter em confusões e brigas de gangs. As ameaças por parte de mafiosos influentes de Hong Kong e as advertências da polícia eram incessantes. Assim, Li Hoi Chuen decidiu que seu filho deveria exercer sua cidadania norte-americana e correr atrás do tão falado “sonho americano”. O navio teria feito uma breve escala em Osaka, dando também a oportunidade à Lee para conhecer, ainda que brevemente, a cidade de Tóquio. O navio chegaria em San Francisco, Califórnia, dezoito dias após sua saída de Hong Kong. Bruce ainda ganharia algum dinheiro durante a longa viagem dando aulas de cha-cha-cha.

Durante a longa viagem de Hong Kong para San Francisco, Bruce ganharia
uns trocados ensinando Cha-Cha-Cha aos passageiros.
17 de maio de 1959 – O navio chega a San Francisco e Bruce é recepcionado por um velho amigo de seu pai com quem passa a morar por alguns meses.

03 de setembro de 1959 – Bruce se muda para Seattle, Washington, onde passa a trabalhar e morar no restaurante da senhora Ruby Chow, uma amiga da família que o acolhe e lhe dá alojamento em troca de seu trabalho como garçom no restaurante. O Ruby Chow Restaurant se localizava na 1122 Jefferson Street, Seattle WA 98104 (na esquina da Broadway e Jefferson). Atualmente o prédio não está mais lá, agora é o estacionamento do prédio do First Hill Medical.

Ruby Chow Restaurant, primeiro lar do jovem imigrante Bruce Lee em Seattle.

O jovem e elegante Bruce Lee em frente ao tradicional restaurante Ruby Chow, em Seattle,
onde morava e trabalhava como garçom.

Bruce Lee ao lado da senhora Ruby Chow, que lhe deu abrigo e emprego.
1959 - Pouco depois de chegar a Seattle, no início do outono, Bruce entra na Edison Technical School, localizada na 1701 Broadway (Broadway e Pine), Seattle WA 98122. Atualmente, no local da antiga Escola Edison, funciona o Seattle Central Community College.  
A Thomas A. Edison Technical School, em Seattle, antes (na foto em preto e branco) 
e depois. Agora, a escola técnica se tornou o Seattle Central Community College.
Bruce e seu primeiro aluno, Jesse Glover, costumavam treinar nas áreas livres ao redor da escola.
Aos poucos ganha seguidores dentre os vários estudantes após estes assistirem uma exibição de Bruce no espetáculo Feria del Mar (Feira do Mar) de Seattle em comemoração do “Dia da Cultura Asiática”. Foi nessa exposição que Bruce conheceu um dos seus principais colaboradores, James DeMile e, logo depois vieram, Jesse Glover e Doug Palmer se juntar ao grupo. 


James DeMile à esquerda e Jesse Glover à direita de Bruce Lee (sentado), na primeira fila.

Os jovens Taky  Kimura e Bruce Lee demonstrando uma técnica de Wing Chun.

Bruce Lee e seu parceiro preferido para demonstrações, Jesse Glover,
em evento de cultura chinesa em Seattle.
Posteriormente viriam ainda Taky Kimura, Ed Hart e Pat Hooks. Jesse Glover se tornaria o parceiro ideal para as demonstrações que seguiriam, tanto em ginásios como em locais ao ar livre. Em algumas dessas demonstrações houve até uma cobertura televisiva do canal local da Seattle KCTS - Channel 9.

1960 - Os pontos de vista de Bruce sobre as artes marciais tradicionais chinesas em comparação às de origem japonesa são contestados por um karateca que esteve presente na exibição da "Feria del Mar". Depois de ignorar inicialmente o desafio, Bruce perde a paciência e aceita lutar "sem regras" com o homem numa quadra do YMCA. A luta dura apenas 11 segundos e acaba quando Bruce bloqueia um chute frontal do karateca e parte para cima com uma série de socos diretos característicos do Wing Chun no rosto e peito empurrando-o para trás até que o desafiante desaba ao chão e, para finalizar, lhe aplica um chute no nariz quando ainda estava de joelhos. Bruce e acompanhantes prometem não comentar o ocorrido para não humilhar o lutador japonês.


Ed Hart (ao centro) e Jesse Glover (à direita) presenciaram a luta
do jovem Bruce Lee (à esquerda) contra o karateca, em Seattle.
Março de 1960 - Bruce Lee já está morando nos Estados Unidos, mas é o protagonista do filme "The Orphan", lançado tardiamente em Hong Kong.

Bruce Lee, protagonista de "The Orphan", lançado em 1960.
02 de dezembro de 1960 - Bruce Lee se gradua na Escola Técnica Edison.

Fachada da Thomas A. Edison Technical School, de Seattle.

Fim da parte I de Bruce Lee – Cronologia Ilustrada.



Por Eumário J. Teixeira.

8 comentários:

  1. Otimo trabalho... Parabens!!! O MELHOR blog/site de Bruce Lee na lingua portuguesa que ja vi. É muita informação e rico em detalhes... Aguardando ansiosamente a parte II dessa cronologia.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo comentário e incentivo, Ricardo. A parte II da cronologia já está saindo do forno. Aguarde.

    ResponderExcluir
  3. Excelente, parabéns pelo belíssimo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado César. Não deixe de Conferir a sequência da cronologia de II a VI.

      Excluir
  4. Olá sou Alex Michael um grande fã de Bruce Lee e irei produzir um vídeo sobre Bruce Lee, na verdade irei produzir uma série de vídeos e quero saber se poderíamos fazer uma parceria para coleta e divulgação de conteúdo?
    Já deixando claro o conteúdo do blog bruceleeinfocus é excelente, fiz também um vídeo sobre Bruce Lee dêem uma olhada em toda a edição e contexto e tudo que é exposto desde já muito obrigado pela atenção!
    Segue o link do vídeo:
    https://www.youtube.com/watch?v=KeCbBEzn4mE

    ResponderExcluir
  5. Olá Alex. Infelizmente, no momento não poderei cooperar com você para futuras produções de seus vídeos sobre Bruce Lee. Meu tempo é muito escasso, tenho meu trabalho semanal, família e só disponho de algumas horas no fim de semana para trabalhar em algum post para o blog 'Bruce Lee In Focus'. Mas desde já agradeço pelo convite e quem sabe no futuro possamos cooperar em alguma matéria sobre Bruce, não é mesmo? Fico honrado por você ter aprovado o meu blog. Assisti ao seu vídeo e achei interessante, dá uma boa introdução sobre o mistério da morte de Bruce e Brandon. Continue trabalhando no assunto, há muito ainda para ser descoberto. Até mais e boa sorte.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado mesmo assim pelo apoio e parabéns pelo excelente conteúdo!

    ResponderExcluir