terça-feira, 15 de dezembro de 2015

OS CHUTES VOADORES DE BRUCE LEE – Parte 4


Dando continuidade à matéria sobre Os Chutes Voadores de Bruce Lee, posto desta vez algumas fotos de Bruce Lee saltando e chutando nos ensaios para o filme O Jogo da Morte que foi filmado parcialmente no final de 1972 e só lançado em 23 de março de 1978, com adições de cenas de outros filmes de Lee, sósias do Pequeno Dragão e algumas colagens grosseiras. 


Na história original, o artista marcial coreano Hai Tien (Bruce Lee) tem sua irmã raptada pela máfia coreana, que em troca de sua soltura, o obrigou a invadir um pagode budista que guardava um grande tesouro numa ilha cercada por detectores de metal (o que impedia o uso de armas de fogo). Hai Tien e sua equipe de lutadores teriam que adentrar no templo de cinco andares e enfrentar em cada pavimento um guardião especialista em alguma arte marcial específica. 
O último andar era guardado por um implacável e misteriosos lutador gigante conhecido como “Mantis”, interpretado por Kareen Abdul Jabbar, o campeão norte-americano de Basquete. 


Em alguma dessas tentativas, Bruce Lee chegou a atingir o rosto de Kareen Abdul Jabbar por acidente
Na montagem de 1978, o script original foi alterado e o personagem de Lee se chamava Billy Lo. As fotos registram ensaios entre Bruce Lee e Kareen Abdul Jabbar durante os intervalos das filmagens. 
Bruce com seus 1,68 m tenta atingir com chutes laterais em salto o rosto do gigante Kareen de 2,18 metros de altura. 



Testemunhas disseram que Bruce chegou a raspar com seu pé direito o rosto de Jabbar algumas vezes nas diversas tentativas, o que irritava o gigante campeão do Lakers. 


Mas no final tudo se resolvia em paz. A foto em que Jabbar recebe o chute voador definitivo que foi exibido no filme é a que ele aparece de túnica (logo abaixo). Kareen Abdul Jabbar era na verdade um dos discípulos de Bruce Lee desde a década de 1960, na Chinatown de Los Angeles.
O chute voador definitivo contra o gigante do templo usado no filme
Na próxima postagem, encerrarei com mais alguns registros de Bruce Lee aplicando seus chutes voadores, desta vez também fora do ambiente de filmagens.

Por Eumário J. Teixeira

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

OS CHUTES VOADORES DE BRUCE LEE – Parte 3


Dando continuidade à matéria sobre Os Chutes Voadores de Bruce Lee, posto desta vez algumas fotos de Bruce Lee saltando e chutando nos filmes O Vôo do Dragão (The Way of the Dragon – 1972) e Operação Dragão (Enter the Dragon – 1973). 

Cartazes do filme O Vôo do Dragão - The Way of the Dragon - de 1972
No Vôo do Dragão, Bruce Lee executa apenas um chute em salto, na verdade, um chute frontal atingindo um lustre para espantar o capangas do chefão da máfia italiana. 


Em Operação Dragão, Lee utiliza um pouco mais de seus chutes em salto, 
Cartazes do filme Operação Dragão - Enter the Dragon - de 1973
ele aplica um chute duplo em salto contra os guardas do subterrâneo na Ilha de Han; 

um chute com salto acrobático no rosto do assassino O’Hara (Bob Wall), mas foi revelado posteriormente que o autor desse 'back flip kick' foi o famoso dublê Yuen Wah; 


e aplica chutes laterais em salto contra o vilão Han (Shih Kien). 



Nos intervalos da filmagem de Operação foi feito um registro de um chute lateral voador contra o ator Yang Sze (Bolo).

Na próxima postagem as fotos de alguns chutes laterais em salto no filme O Jogo da Morte (The Game of Death).

Por Eumário J. Teixeira.